InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Como conseguir um estágio em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

A área social está repleta de oportunidades e, dessa forma, vamos saber aqui como conseguir um estágio em Gestão das Organizações do Terceiro Setor.

As entidades beneficentes e outros tipos de organizações precisam de profissionais que atuem na gerência de seus projetos. Além disso, existe a questão administrativa e de prestação de contas. Desempenhar um papel nessas etapas é fundamental para manter as atividades de uma organização em funcionamento. Por isso, matricular-se em um curso superior nesse campo é sempre o primeiro passo. E existe, inclusive, uma maneira de entrar para esse mercado de trabalho mais cedo, por meio de um estágio.

Vamos conhecer mais sobre o curso que oferece matérias para essa atuação e também outras dicas para conseguir um estágio em Gestão das Organizações do Terceiro Setor.

Conhecendo mais sobre o terceiro setor

O terceiro dos setores da economia tem uma grande importância para o funcionamento da sociedade. É por meio desse setor que são supridas as lacunas de atendimento e serviços. Não só em relação à assistência social, como também na educação, saúde, dentre outros. O terceiro setor está presente na vida da maioria dos brasileiros. Seja por meio de voluntariado, ou por contratação, muitos colaboradores trabalham nesse ramo.

Segundo pesquisa realizada pelo Observatório do Terceiro Setor, 82% dos brasileiros disseram acreditar na atuação das organizações do terceiro setor. E isso comandou um aumento expressivo nas doações realizadas, o que deve manter o patamar dessa filiação solidária daqui para frente. Esse dado também corrobora o crescimento tanto pela demanda de projetos quanto de profissionais qualificados para levá-los adiante.

Então, muitas organizações do terceiro setor precisam de profissionais que atuem na gerência de suas atividades. Profissionalizando, assim, todos os processos que compõem as suas ações. Essa é uma tarefa para quem está no curso certo e procura conseguir um estágio em Gestão das Organizações do Terceiro Setor.

O curso superior em Gestão das Organizações do Terceiro Setor

Já existe um curso superior para as demandas das entidades sociais de todos os tipos. Trata-se da graduação em Gestão das Organizações do Terceiro Setor. Grandes universidades, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar disponibilizam essa formação. E, mais, são grandes centros universitários, com várias unidades e polos espalhados pelo país. Vale a pena dar uma olhada nos sites dessas faculdades.

Sobre a grade curricular do curso, existem disciplinas variadas objetivando formar profissionais qualificados. São áreas de estudo que capacitam na gerência, prestação de contas, administração, dentre outros. Podemos encontrar disciplinas como:

  • Captação de Recursos e Prestação de Contas;
  • Comunicação de Marketing em Meios Digitais;
  • Contabilidade do Terceiro Setor;
  • Gestão de Projetos e Eventos;
  • Legislação Aplicada ao Terceiro Setor;
  • Modelos de Gestão;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário;
  • Redes, Parcerias e Cooperativismo;
  • Serviço Social e Terceiro Setor.

E, caso você queira saber mais sobre o que faz um gestor das organizações do terceiro setor, temos uma matéria que fala tudo sobre o assunto. Clique aqui e leia agora mesmo!

A importância do networking para conseguir um estágio em Gestão das Organizações do Terceiro Setor

A troca de ideias e experiências sempre foi uma das vantagens de um curso superior. É na faculdade que conhecemos mais pessoas interessadas na área de estudo. Além disso, os professores e coordenadores são excelentes fontes de informação e indicação para as vagas. Dessa maneira, é importante estar bem focado no curso. Acompanhar todas as aulas e propor novos projetos e grupos de estudos.

Os professores são, além de tudo, profissionais qualificados que estão atuando no mercado de trabalho que você deseja entrar. Por isso, é crucial manter uma boa sintonia com eles. E também com os outros colegas de sala. Esse é o networking que pode abrir portas, como indicações para conseguir um estágio em Gestão das Organizações do Terceiro Setor.

Por fim, sabendo das competências de um estagiário, entendemos que essa troca de contatos até dentro do trabalho traz inúmeros benefícios. Então, mantenha-se aberto e receptivo para fazer novas amizades. A partir do momento que se consegue um estágio, outro desafio é manter-se dentro do trabalho para ser efetivado futuramente. E muitos conseguem isso também pelo investimento no networking.

Vale a pena solicitar visitas em organizações sociais

Grande parte das organizações sociais estão de portas abertas para visitas. Por essa razão, é possível organizar visitas individuais ou em grupo em várias entidades. Isso é essencial para que você conheça o dia a dia dessas organizações. E, com isso, poderá montar um panorama melhor da atuação de um gestor nesses lugares.

E, claro, estar em contato direto com os mantenedores e gerentes das organizações sociais pode ser valioso para conseguir um estágio em Gestão das Organizações do Terceiro Setor. É sempre bem-vindo manter a proatividade e isso é bem visto pelos profissionais de recursos humanos que gerem as contratações.

Você verá que as organizações do terceiro setor são praticamente como empresas. Possuem inúmeras demandas de ordem fiscal e administrativa. Além de terem que gerenciar processos de comunicação, captação de recursos, atendimento e doações. Cada uma, trabalhando dentro de áreas específicas, desempenha várias atividades internas ao longo do dia. Conhecer de perto essas atividades é engrandecedor para quem vai atuar nesse campo.

A vantagem do curso tecnólogo EaD nessa área

O nível tecnólogo do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor traz o benefício de encurtar o tempo de formação. Isso é possível pela otimização da grade curricular, sem perder a excelência do ensino. Assim, o aluno pode entrar mais cedo no mercado de trabalho. E quem procura um estágio em Gestão das Organizações do Terceiro Setor pode entrar ainda mais cedo.

Por fim, o EaD, ou Ensino a Distância, nessa área já é uma realidade. Esse módulo de ensino facilita a vida do aluno, que pode estudar de onde estiver. A modalidade oferece excelentes plataformas digitais para estudar, participar de fóruns de discussão e tirar dúvidas com os professores e tutores. Já se sabe que o EaD é o ensino do futuro e, por isso, as melhores faculdades estão conectadas com essa possibilidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.