InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Gestão Portuária?

Como conseguir um estágio em Gestão Portuária?

Trabalhar em portos pode ser o desejo de muitas pessoas. Contudo, às vezes essas pessoas desistem, pois, não sabem como conseguir um estágio em Gestão Portuária. Ou como conseguir um trabalho após formados. Além disso, é possível até mesmo encontrar pessoas que não conhecem a formação em Gestão Portuária.

Depois de muito tempo estagnado, o mercado portuário no Brasil voltou a crescer. Com um grande investimento de dinheiro tanto da parte pública quanto de empresas privadas, essa é uma área que tem se mostrado aquecida no mercado. 

Por isso, o curso em Gestão Portuária tem recebido cada vez mais atenção e atraído cada vez mais alunos. Para ajudar você que tem interesse nessa área, mas não a conhece muito, resolvemos juntar algumas informações referentes ao curso.

O que se estuda no CST em Gestão Portuária?

Em Gestão Portuária podemos identificar diversas áreas como: planejamento estratégico, gestão de pessoas, técnica portuárias, finanças e comércio. Portanto, o curso possui matérias que englobam todos esses aspectos e preparam o aluno para atuar em qualquer uma das áreas mencionadas.

Destacamos algumas disciplinas importantes para a formação:

  •  Agenciamento Marítimo
  •  Análise De Custos
  •  Comércio Internacional
  •  Economia Para Negócios
  •  Equipamentos Portuários
  •  Gestão Ambiental
  •  Gestão Das Operações Portuárias
  •  Legislação Aduaneira E Marítima
  •  Marketing Para A Inovação
  •  Planejamento Estratégico Portuário
  •  Processos Logísticos

Basicamente, podemos falar que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Portuária é voltado para diversas disciplinas de gestão e gerenciamento. Assim, o foco do curso está, também, em negócios e planejamento. Porém, sempre com um enfoque portuário ou marítimo.

Onde estudar Gestão Portuária?

O mercado de Gestão Portuária no Brasil tem se mostrado crescente, porém com falta de mão de obra especializada. Por isso, a previsão é que os profissionais formados no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão Portuária tenham muitas opções de trabalho após formados.

Selecionamos para vocês algumas faculdades do grupo Kroton, credenciadas no MEC, que oferecem o curso:

Importante mencionar que, nas 3 opções de instituições apresentadas, o curso é totalmente a distância. Ou seja, você estuda online, no seu tempo, conforme a sua disposição de horário. Outra vantagem que chama muita atenção de quem tem interesse no curso é a sua duração de apenas 3 semestres. Em outras palavras, em menos de 2 anos é possível se formar e ter um diploma para trabalhar na área.

Além disso, o curso oferecido nessas instituições possui mais uma vantagem, que abre muitas oportunidades. Ao longo do curso, o profissional pode tirar outras certificações além da de Gestão Portuária. Isso mesmo, você completa o curso com certificações como: gestão de empresas, comércio nacional e internacional, gestão em portos e inovações na gestão empresarial.

Segundo informações das instituições, essas certificações são conquistadas conforme o andamento do curso e o aprofundamento em cada um desses temas. Nesse sentido, as duas primeiras certificações são adquiridas logo nos primeiros semestres de curso.

Por fim, essa possibilidade de múltiplas certificações torna o aluno muito mais atrativo para o mercado. Logo, isso pode ampliar a sua busca por trabalho em diversas áreas.

O que faz um profissional de Gestão Portuária?

Antes de falar especificamente como conseguir um estágio em Gestão Portuária, precisamos entender o que esse profissional faz. Isso nos ajuda a compreender quais as áreas de trabalho disponíveis. Além de oferecer uma direção sobre opções de empresas para buscas de oportunidades de estágio.

Como o próprio nome já diz, o profissional formado no CST em Gestão Portuária trabalha em atividades portuárias, como logística, negócios, legislação, segurança, infraestrutura, cargas e muito mais.

Outros pontos de muita importância do trabalho portuário são as gestões: ambiental, de atividades marítimas, de recursos humanos, entre outras. Além disso, o profissional pode trabalhar em portos marítimos e hidroviários, agências marítimas, empresas de importação e exportação, de logística portuária, de operação portuária e de transporte multimodal.

Com o aumento nos investimentos marítimos, aumentou muito o número de portos no Brasil. Porém, não apenas surgiram novos, como também os que já existiam apresentam grande crescimento. 

Se o seu objetivo for o de trabalhar em um porto, especificamente, uma ótima dica é a de visitar os portos que estão perto de você e conversar com os profissionais. Lá você pode saber mais sobre as carreiras e entender as oportunidades de trabalho, e de estágio, que existem.

Por fim, para concluir esse tópico, uma área que tem se mostrado promissora e atraído muitos investimentos é a de pesquisa. Mais especificamente, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias portuárias. A busca por tornar os processos mais eficientes, e por buscar novas possibilidades e tecnologias, gera muitos empregos.

Como conseguir um estágio em Gestão Portuária?

O aluno do CST em Gestão Portuária possui diversas opções de trabalho. Inclusive, com as certificações adicionais oferecidas pelo curso, é possível até mesmo começar a trabalhar como registrado antes mesmo de concluir o seu tecnólogo.

Porém, se você está em busca de um estágio, não se preocupe, as opções também são muito amplas. É possível conseguir uma oportunidade em todas as áreas citadas no tópico anterior. Nesse sentido, portos marinhos e hidroviários, empresas de comércio exterior, de importação e exportação, até mesmo empresas de logística, para citar algumas das opções.

Além disso, diversos portos possuem programas próprios de estágio. Por isso, é de suma importância que você busque informações específicas dos portos que você tem interesse para verificar como funciona o processo e o que você precisa para se candidatar.

Paralelamente a isso, é importante também falar que o salário de um estágio em Gestão Portuária é de, em média, R$ 1.200,00. Porém, esse é um valor que varia muito conforme a empresa e as funções exercidas pelo estudante.

5 áreas para quem quer trabalhar com Gestão da Inovação

Cursos de tecnologia do mercado futuro

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.