InícioDicasEstudos5 dicas para manter o cérebro ‘em forma’ para os estudos na faculdade

5 dicas para manter o cérebro ‘em forma’ para os estudos na faculdade

Para manter os cérebros ‘em forma’ para os estudos na faculdade, é importante lembrar o papel importante que este órgão desempenha. Mantê-lo nas melhores condições pode te dar grande vantagem em direção ao sucesso nas provas e atividades universitárias.

De acordo com o neurocirurgião Sanjay Gupta, correspondente médico da CNN, o esquecimento é normal em todas as idades. O mais importante é cuidar o cérebro da melhor maneira possível para que isso não aconteça. Além disso, por mais que o cérebro seja um órgão ao invés de músculo, algumas tarefas repetitivas podem entorpecer ou até mesmo prejudicar a saúde mental. Enquanto que novas atividades e desafios podem fortalecer o seu cérebro e até mesmo torná-lo mais inteligente.

Então, se você é um dos muitos alunos sortudos que estão começando sua nova jornada universitária, provavelmente já deve ter escutado sobre como a faculdade é diferente do ensino médio. Bem, caso você precise ouvir mais uma vez – é muito diferente mesmo. Portanto, para evitar a sensação de deslocamento, o ideal é estar bem preparado para o desenvolvimento intelectual  na faculdade.

5 dicas para manter o cérebro ‘em forma’ para os estudos na faculdade

Eventualmente, com a constância em algumas práticas diárias, é possível conseguir absorver todo o conteúdo da faculdade com maior facilidade. Além disso, ainda conseguir desenvolver o seu cérebro para muitas outras partes da vida.

1. Pratique exercícios e se mova com frequência

Como você deve imaginar, o exercício melhora absolutamente tudo no corpo humano. Assim, você se sentirá melhor se praticar exercícios regularmente. Os exercícios melhoram a circulação por todo o corpo, transferindo proteínas e nutrientes para o cérebro. Ou seja, corpo forte, mente forte.

Em outras palavras, o exercício não melhora apenas nossos níveis de condicionamento, mas pode desenvolver, também, um cérebro mais saudável. Seja correndo, pedalando, nadando, frequentando a academia ou fazendo qualquer forma de exercício de que você goste. A partir disso, seu aprendizado e habilidades de memória podem melhorar. Logo, você deve ser capaz de absorver mais informações de suas palestras e livros da biblioteca presencial e virtual.

Portanto, é recomendado que você se exercite por pelo menos 30 minutos cinco vezes por semana. Porém, se você for relativamente novo nos exercícios, comece algumas vezes por semana e vá aumentando aos poucos.

2. Consuma vitaminas e micronutrientes

De maneira geral, vitaminas e nutrientes específicos podem aumentar a capacidade do cérebro de várias maneiras. Enquanto o zinco e o iodo podem contribuir para a cognição normal do cérebro, a vitamina B6, B12 e o folato podem ajudar a prevenir a fadiga, uma das principais causas da procrastinação durante os estudos. Além disso, o ômega 3 e um de seus ácidos graxos essenciais, o DHA (ácido docosahexaenóico), podem ajudar o cérebro a funcionar corretamente. Portanto, uma parte vital do aprendizado, nutrientes importantes para incluir em sua dieta diária.

Logo, você pode aumentar a capacidade do cérebro com vitaminas e micronutrientes comendo os seguintes alimentos:

  • Zinco: presente na carne, no peixe, legumes, cogumelos, espinafres, brócolis, alho, nozes e sementes, cereais e laticínios.
  • Iodo: bacalhau, alga, peru, iogurte, atum, ovos e morango.
  • Vitamina B6: carne de porco, frango, peru, peixe, pão, ovos, vegetais, amendoim, leite e cereais.
  • Vitamina B12: carne, peixe, laticínios e cereais.
  • Ômega-3: peixe, nozes, sementes e gemas de ovo.

Por mais que adicionar cada uma dessas vitaminas à sua dieta possa parecer opressor, existem diversos suplementos nutricionais que podem te ajudar a conseguir isso. Afinal de contas, os benefícios de adicionar essas vitaminas e micronutrientes podem levar várias semanas para aparecer. Então, tente começar a adicioná-los o mais rápido possível.

3. Durma tempo suficiente para manter o cérebro ‘em forma’

De certa forma, garantir com que você durma o suficiente à noite, além de tirar uma soneca revigorante de 30 minutos por dia, dá ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar e rejuvenescer para mais um dia de aprendizado e estudo.

Nesse sentido, assim como os exercícios, o sono adequado costuma melhorar diversas faces de nossas vidas. Em contrapartida, operar com um déficit de sono pode ser realmente perigoso, e vários estudos já demonstraram que a privação de sono pode resultar em sintomas que simulam intoxicação.

De antemão, uma técnica que pode aumentar especificamente sua atividade cerebral enquanto você dorme é fazer um pequeno lanche antes de dormir – algo com pouco açúcar, como um pedaço de fruta. Esse lanche irá manter seu cérebro mais ativo e consequentemente o deixará mais forte. Além disso, dormir bem é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de otimizar as funções cerebrais, bem como a capacidade de aprender e lembrar novos conhecimentos adquiridos.

4. Experimente novos hobbies

Frequentemente, novas experiências ajudam seu cérebro a continuar a crescer saudável, bem como amplia sua capacidade de armazenar informações com mais facilidade. Então, que tal começar com um novo esporte, aprender uma nova língua estrangeira, ou mesmo a tocar um instrumento musical?

Também existe a possibilidade de você conferir alguma exposição em um museu ou galeria de arte próximo, ou então realizar algum tipo de trabalho voluntário. Caso você tenha tempo suficiente, também poderá passar um dia ou final de semana em algum lugar totalmente novo.

Outro exemplo seria dominar uma nova tarefa mecânica como tricô, de modo que seja desenvolvido um novo território de seu cérebro. Assim, qualquer novo desafio que você empreenda irá criar novas associações e forçará seu cérebro a acomodar novas informações e novas rotinas.

5. Leia livros diferentes para treinar seu cérebro

A princípio, como você pode imaginar, ler é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cérebro. Talvez você comece desligando a televisão e pegando um livro de sua cabeceira – o que já é muito bom. Porém, o ideal seria começar a ler um livro de estilo que você não está acostumado.

Aqui a finalidade é que você leia algo diferente do usual. Assim, se você ampliar seus horizontes de leitura, consequentemente ficará mais inteligente. Então, troque seu romance ou ficção moderna por um clássico, por exemplo.

Por fim, se você quiser mais dicas sobre como estudar para a faculdade da melhor forma, leia este artigo relacionado“Dicas para melhorar a memória e render mais nos estudos”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.