É normal chegar um momento em que você acaba sentindo um pouco de cansaço físico e mental. A rotina e cada obstáculo do dia a dia sempre cobram o seu preço sobre o corpo da pessoa, o que não é diferente junto ao seu psicológico.
Porém, se você acessa a Voomp em busca de auxílio em seus primeiros passos dentro da universidade e novas perspectivas para sua carreira saiba que neste post vamos falar sobre 6 motivações para voltar a estudar. Afinal, nossa principal motivação é lhe ajudar com informações diversas.
Neste bate-papo, suave e descontraído, vamos buscar alguns pontos visando alterar de maneira positiva o status atual do seu humor que deve estar mais para ‘baixo’. Assim como sugerir algumas ações para melhorar a sua proatividade e deixar a rotina menos pesada.
Contudo, você precisa saber que cada dia é diferente. Sobretudo, que estudar e trabalhar não são formas de lazer, mas sim atividades que são realizadas objetivando um determinado fim.
Aqui, por exemplo, a meta é ingressar na faculdade ou mercado de trabalho, mudar de vida ou simplesmente alterar várias perspectivas quanto ao seu futuro.
O que você verá neste artigo:
Momentos de dificuldade fazem parte do cotidiano
Em suma, todo dia tem sua parcela de dificuldades. Portanto, quando não for fácil para você, pode ser para outras pessoas e vice-versa. Diz-se que a motivação de cada indivíduo é subjetiva, mas sempre existem pontos de convergência no cotidiano das pessoas ou grupos específicos.
Ou seja, existem muitas coisas que se assemelham entre estudantes do ensino médio, pessoas universitárias, estagiárias e profissionais em desenvolvimento de suas habilidades e especializações.
Enfim, os cenários e as situações colocadas acima representam jornadas que fazem uso de muito estudo e é para elas que vamos compartilhar 6 motivações para voltar a estudar. Repetindo, o momento varia de pessoa para pessoa, assim como a sua motivação, humor e os desafios diários.
Vem com a gente para recomeçar ou para retomar aquela força de vontade que existe dentro de você e de tantas outras pessoas.
6 motivações para voltar a estudar
1 – Realizar seu sonhos
Este, sem dúvida, pode ser um dos motores motivacionais para os seus estudos e também entre a maior parte dos estudantes. Afinal, estamos falando de algo que vai além da imaginação e está diretamente ligado às suas realizações em todos os níveis: pessoal, material e sentimental.
Logo, podemos elencar uma diversidade deles. Entre os quais, os mais comuns podem ser: o ingresso dentro de um curso de ensino superior, conclusão da sua graduação e se tornar um profissional respeitado entre amigos e familiares. Quem sabe o seu desejo é conseguir uma titulação, simplesmente porque ela é exigida dentro da sua empresa visando uma promoção. E, também, pura e simplesmente, melhorar a sua vida por meio de bons salários.
2 – Independência
Então, você já está ciente de que estudar vai lhe tornar uma pessoa mais independente. Primeiramente, nos referimos aqui à independência material. Esta pode ser conquistada por meio de muito estudo que ao longo da sua jornada vai se materializar em um emprego. Já em segundo lugar, podemos citar a independência intelectual e o amadurecimento proporcionado por qualquer tipo de estudo.
Voltar a estudar com foco na sua emancipação junto aos pais, tutores ou pessoas mais velhas pode ajudar você a recuperar o foco.
3 – Ajudar as pessoas que você ama
Definitivamente, ajudar alguém é uma das coisas mais incríveis que um ser humano pode fazer pelo outro. É um ato de amor e algo que vai além da individualidade. Portanto, se você é o tipo de pessoa ou estudante que prioriza muito a sua família e as pessoas que ama, é sinal que aí pode residir uma grande motivação para voltar a estudar.
Se você vive mudando de sonhos, não liga para dinheiro e quer ver o que o futuro vai lhe apresentar, pode ser que o cuidado às pessoas que estão próximas a você lhe ajude na retomada.
É fato que muitos estudantes já são pais, mães, auxiliam no dia a dia de familiares em situações de insalubres, cuidam de pessoas com determinada deficiência e são responsáveis pelo sustento de toda uma família.
Lembre-se, estamos apenas ilustrando algumas situações reais vividas por estudantes de vários níveis do sistema de ensino atual. Seja médio, faculdade ou pós-graduação. A grande constatação é colocar à sua frente a manutenção e o bem-estar das pessoas que você ama em detrimento de você. Pense nisso.
4 – Emprego
Ser uma pessoa com um contrato de trabalho ou carteira assinada é uma motivação incrível para voltar a estudar. Pessoas com grande conhecimento e que estão cursando uma faculdade além de quem está matriculado em cursos de tecnólogos sempre estarão à frente no mercado.
Antes de mais nada, é muito comum você enxergar os estudos pensando que vai levar um tempo muito longo para começar a trabalhar. Mas isso não é verdade. Atualmente, carreiras voltadas para cursos de tecnologia, Academia Tech, e outras áreas de atuação já possuem cursos de nível superior com duração de 4 semestres (2 anos): Fotografia, Segurança do Trabalho, Gerontologia e uma dezena de outras opções.
Além disso, pessoas que se encontram na faculdade e seguem com seus estudos acabam naturalmente por abrir o seu leque de oportunidades e, principalmente, boas remunerações e promoções.
Se você está desempregado, mas tem a chance de estudar, o emprego é uma questão de tempo. Um novo trabalho sempre motiva e a melhora na sua realidade ainda mais.
5 – Acesso ao ensino superior
Hoje, um dos fatores que mais ajudam as pessoas no recomeço dos estudos são as novas modalidades de ensino disponíveis e oferecidas pelas universidades. Agora, a sua localização distante dos grandes centros não faz mais diferença no seu processo em busca do conhecimento.
Por meio de estruturas virtuais, cursos a distância (EAD), semipresenciais ou 100% online, você já pode concluir aquela graduação que antes parecia distante. Logo, em função da graduação estar dentro do seu lar ficou ainda mais fácil se motivar.
6 – Amadurecimento pessoal
Muitos estudantes e profissionais podem achar isso algo superficial ou algo mais com cara de segundo plano. Mas, em síntese, a jornada dentro do universo da educação está diretamente ligada ao amadurecimento dos indivíduos.
Portanto, não se trata apenas de estudar, conseguir um emprego ou ajudar todos à sua volta e que precisam muito de você. Na verdade, cada dia de estudo é um dia a mais que você desenvolveu suas capacidades e amadureceu como ser humano.
E aí, o que achou das nossas 6 motivações para voltar a estudar? A gente falou que ia ser um bate-papo bem suave, não foi? Se gostou, acesse mais publicações como essa em nossa página principal e aumente seus conhecimentos.
Sem dúvida, isso vai ser mais uma motivação para voltar a estudar!