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A metodologia híbrida e a inovação educacional

Atualmente, a metodologia híbrida é defendida por especialistas da área educacional. Sobretudo com o advento da internet, bem como as medidas de inclusão digital adotadas por vários países.

Esta modalidade de ensino prevê que a internet e suas tecnologias sejam aliadas no ensino – seja básico ou superior – permitindo uma experiência entre a educação presencial e as aulas remotas. Ou seja, combinando ambos os modelos de ensino. 

O potencial de inovação da metodologia híbrida

A metodologia híbrida atua como uma possibilidade de inovação no meio educacional, mobilizando alunos e docentes a conhecerem e, posteriormente, dominarem funcionalidades e vantagens oferecidas pela interação presencial e digital, concomitantemente. 

Contudo, a ideia do ensino híbrido não se refere à substituição da interação presencial, mas, sim, em encurtar as distâncias e utilizar as ferramentas proporcionadas pelos dispositivos móveis e acesso à internet. 

Confira no artigo abaixo a história, vantagens e modelos de educação híbrida. 

 

O conceito de metodologia híbrida 

Em relação à conceituação sobre a metodologia híbrida, esta surgiu no século XXI, conhecida pelo termo em inglês blended learning. Sua ideia central é unir o ensino presencial ao online, permitindo a coexistência entre ambos nas instituições de ensino.

Nesse sentido, a modalidade une tecnologia e educação de maneira eficiente, possibilitando a junção entre ambas para o processo de ensino e aprendizagem. Inicialmente, houve certa resistência por parte da visão mais tradicional de educação acerca da metodologia, sobretudo pelo fato da mesma não ser compreendida por muitos como auxiliar dos processos educacionais.

Hoje, a educação híbrida está presente na maioria das instituições de ensino e faz parte do cotidiano de milhares de alunos e professores, nas instituições de ensino públicas e privadas.

 

Ensino híbrido: uma metodologia 

Uma grande confusão causada quando se fala em metodologia híbrida, refere-se às pessoas acreditarem que se trata apenas do uso desenfreado de internet e dispositivos móveis em sala de aula.

Primeiramente, trata-se de uma metodologia de ensino. Ou seja, para que aconteça de fato, é necessário que haja regras, objetivos e clareza nos caminhos a serem percorridos para que se alcance determinada finalidade.  

Para que aconteça a modalidade híbrida, o ensino deve ir além de momentos em que os alunos frequentam salas de informática ou da autorização para o uso de celulares em sala de aula. Sem método, a prática se torna um momento isolado e sem ganho pedagógico, não se tratando do que prevê a metodologia híbrida. 

Assim, para que o ensino híbrido funcione, recomenda-se que seja feito um plano de trabalho, um cronograma a ser seguido com os alunos. O plano de trabalho deve ser realizado seja qual for o nível de escolaridade, pois os objetivos só serão alcançados via este caminho previamente delineado. 

 

A ascensão da metodologia híbrida na pandemia 

Para algumas instituições de ensino, a metodologia híbrida sempre foi uma realidade e parte do cotidiano. Porém, várias escolas, universidades, alunos, professores e famílias só tiveram contato com a modalidade por conta da pandemia desencadeada pelo Covid-19. 

Com as medidas restritivas que visavam a prevenção, prezando sobretudo pelo isolamento social inicial e, posteriormente, a presença das pessoas em números reduzidos nos ambientes, este tipo de ensino passou a ser adotado em alguns países ao redor do mundo. 

No Brasil, algumas escolas e universidades adotaram o formato para auxiliar pedagogicamente os estudantes, oferecendo ferramentas e plataformas que pudessem unir o modelo presencial e o remoto. Na cidade de São Paulo, por exemplo, houve períodos em que o modelo híbrido foi autorizado às instituições de ensino.

Atualmente, embora as medidas restritivas estejam diminuindo, muitas escolas e faculdades optaram por investir na metodologia mesmo após o cessar da pandemia. 

 

Alguns tipos de metodologias híbridas de aprendizagem  

Sala de aula invertida 

Neste tipo de aula, os estudantes devem fazer a leitura ou assistir previamente o conteúdo de aula – preferencialmente em casa. Assim, no encontro presencial, estarão com conhecimento prévio acerca do conteúdo estudado. Além disso, pede-se que os estudantes realizem anotações sobre os principais pontos do conteúdo e as dúvidas. 

Este modelo de metodologia híbrida permite uma maior atuação do aluno durante a aula, tornando-o agente do processo de aprendizagem, aumentando também a assimilação de conteúdo e, muitas vezes, até mesmo a participação em aula. 

Laboratório rotacional

No modelo denominado de laboratório rotacional, os estudantes são divididos em grupos pelos professores. Dessa maneira, parte dos estudantes utilizam a tecnologia digital (laboratório de informática ou notebooks em sala), enquanto a outra parte verifica as atividades junto ao professor. Posteriormente, há uma troca dos grupos: quem estava utilizando os computadores passa a ser o grupo que verifica a atividade sem o auxílio da ferramenta.

Por intermédio dessa divisão, o professor consegue direcionar melhor a sua atenção aos grupos de alunos, além de aliar a tecnologia ao ensino online e offline, verificando junto aos discentes como ambos se complementam. 

Modelo híbrido flex

Para que ocorra o modelo, o professor precisa disponibilizar o conteúdo via plataformas digitais (como por exemplo o Google Classroom ou Moodle). Assim, o aluno lê o conteúdo, realiza as atividades e o professor atua como mediador do conhecimento. Logo, por meio de fóruns e tópicos de discussão, será possível que os estudantes tirem dúvidas ou realizem intervenções sobre o conteúdo. 

Neste modelo, o protagonismo do estudante também é evidenciado. Ademais, a participação dos estudantes e uma curadoria sobre as principais dúvidas, dificuldades e contribuições podem ser verificadas pelo professor. 

Rotação por estações

As chamadas “estações” funcionam como mesas de aprendizagem, nas quais os estudantes terão contato com o conteúdo de diversas formas e em diferentes níveis. O papel do professor também é de mediador, o qual deve oferecer suporte às dúvidas e direcionar atenção, sobretudo, aos grupos com maior dificuldade no conteúdo em questão. 

No modelo, é comum que os estudantes sejam divididos em grupos para a realização das atividades. Depois, há a rotação na qual estabelecem contato com todas as atividades presentes nas estações. 

Metodologia híbrida e inovação: ferramentas parceiras

Entende-se que a metodologia híbrida é uma ferramenta essencial quando se pensa em uma educação inovadora. A mesma permite que os estudantes sejam agentes dos modelos de aprendizagem, além de ressignificar o fazer docente. 

Vale a pena conhecer sobre as diferentes estratégias e métodos híbridos reconhecidos por especialistas da área educacional, haja vista que os anos de estudos teóricos e práticos trouxeram inovações à metodologia híbrida e comprovam a sua eficácia.

A educação está em constante transformação, acompanhando o curso da história e sociedade. Portanto, as inovações devem ser encaradas como processos fundamentais para o fazer educacional de excelência.  

 

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