InícioDicasEstudosAprenda a usar o Trello para organizar seus estudos

Aprenda a usar o Trello para organizar seus estudos

O Trello é uma plataforma para gerir projetos, mas também pode ser usada para estudos. Aliás, antes de mais nada, vale citar que é um dos principais serviços disponíveis no segmento.

As suas vantagens são várias, e podem contribuir muito para o aumento da sua produtividade. Dessa forma, agora você confere melhor sobre o que é e como pode usar a plataforma a seu favor.

Entendendo como o Trello funciona

Criado em 2011, o Trello virou uma empresa, de fato, só no ano de 2014. Em geral, é uma plataforma para gerenciar trabalhos, projetos ou mesmo elementos de estudos.

Essas possibilidades se dão pelo programa ser muito versátil em sua estrutura. Dessa maneira, ele pode ser adaptado de maneira simples para qualquer perfil de usuário. Então, existem dois conceitos fundamentais para entender como ele funciona. Confira.

Boards

Estes são como quadros virtuais, nos quais é possível adicionar listas com as atividades para fazer. Nesse sentido, elas podem ser realizadas de modo individual ou em equipe.

Os boards no Trello também estão disponíveis para compartilhar com outros usuários cadastrados.

Cards

As listas citadas acima são compostas pelos cards, que são cartões com informações da tarefa. Por exemplo, neles estão contidas todas as informações mais importantes, como:

  • Descrições;
  • Prazos;
  • Objetivos.

Quando ocorre a marcação de uma pessoa no card, significa que ela está responsável por ele. Além disso, essa e diversas outras movimentações podem ser vistas por todos os demais participantes.

Etiquetas

Um último elemento que ajuda na organização dentro da plataforma são as etiquetas coloridas. Assim, tudo torna-se mais simples, com até 10 opções de cores para sinalizar detalhes importantes sobre os cartões.

Como usar o Trello?

Para quem está começando a usar o Trello agora, pode precisar de orientações sobre como utilizá-lo. Contudo, antes é preciso realizar o cadastro e o login na plataforma, algo bastante simples.

De modo resumido, você só precisa inserir um e-mail válido e criar uma senha. Porém, existe como pular esse processo ao vincular sua conta do Google no site. A partir disso, já poderá mexer livremente e navegar pela estrutura do portal.

Depois do cadastro

Agora que você fez login, é hora de dar início aos seus primeiros passos. Portanto, aqui vão as orientações para introduzir você ao Trello:

  1. Clique em “Criar novo quadro” na página de início;
  2. É possível fazer marcações como “Particular”, “Visível para o time”, ou “Público”;
  3. Ao ver o quadro limpo, crie três colunas: Para produzir, Produzindo, Concluído;
  4. Na primeira delas, adicione um cartão;
  5. Nele, você deve dar um nome à tarefa, completar com as informações e possíveis regras para a realização;
  6. Caso seja o líder da equipe, você poderá marcar no cartão, em “membros”, o responsável pela atividade;
  7. No campo “Data de entrega”, defina o prazo limite para a conclusão da mesma;
  8. Repita esse processo sempre que precisar designar uma nova atividade.

Lembrando que ainda é possível nomear as etiquetas de acordo com o seu gosto. Dessa forma, poderá saber como estão as tarefas sem nem mesmo abri-las.

Utilizando o Trello para organizar seus estudos

Depois de entender como funciona o básico do Trello, você conseguirá usá-lo para quase tudo. Por exemplo, o seu dia a dia de estudos pode ser organizado usando a plataforma.

Não importa se é para o vestibular, Enem ou faculdade, é possível personalizá-lo à sua maneira. Assim, aqui vão algumas maneiras de organizar sua rotina para cada tema no site.

1 – Matemática

Aliando a matemática ao Trello, você pode criar um quadro e algumas listas nele, como:

  • Conhecimentos gerais;
  • Matemática Financeira;
  • Geometria;
  • Álgebra.

O que você deve fazer depois é colocar os cartões com os assuntos em cada lista. Por fim, basta sinalizar como concluídos e arrastar para a coluna correspondente às atividades terminadas.

2 – Estudar Ciências Humanas no Trello

Com uma ideia semelhante a do tópico anterior, basta criar um quadro com as matérias, como por exemplo história, geografia, filosofia, bem como sociologia.

Dito isso, você consegue elaborar cartões com assuntos como movimentos sociais ou regime militar em História. Não apenas isso, mas também globalização em Geografia ou etnocentrismo e cidadania em Filosofia e Sociologia.

3 – Linguagens e Códigos

Mais uma das várias alternativas de estudo na plataforma diz respeito à Língua Portuguesa, bem como gramática, interpretação e literatura.

Caso queira, ainda pode separar uma coluna para redação ou até mesmo língua estrangeira. Contudo, esse último pode ganhar um quadro só para ele, caso queira estudar a fundo.

Vantagens de usar o Trello

Seja para organizar os estudos ou o ambiente de trabalho, a plataforma é totalmente indicada. Por isso, para quem não usou ainda, vale conferir pelas seguintes vantagens:

  • Possibilidade de dividir os projetos em atividades e ações;
  • Visual com um design bastante atraente;
  • É possível enriquecer os cards com links e imagens;
  • Não há dificuldade em usar;
  • Dá para compartilhar o conteúdo de modo fácil com outros membros;
  • Há facilidade também em colaborar dentro do site e em tempo real;
  • O site mantém sincronização com o aplicativo de maneira automática;
  • O Trello se integra com outros programas, bem como o Planilhas Google.

Vantagens da versão paga do Trello

A plataforma ainda disponibiliza uma versão paga, pelo valor de U$ 12,50 por mês. Portanto, para quem deseja saber, ela possui algumas vantagens, tais como:

  • Número ilimitado de quadros;
  • Checklists avançadas;
  • Armazenamento ilimitado com 250 MB por arquivo;
  • Modelo de visualização Mapa;
  • Recursos do administrador e segurança;
  • Templates de nível de área de trabalho;
  • Adesivos e planos de fundo personalizados;
  • Pesquisas salvas;
  • Suporte prioritário;
  • Exportação dos dados simples;
  • 1000 execuções de comandos de automação por área de trabalho.

Dicas para melhorar o uso do Trello para estudos

Até aqui você já deve ter entendido bastante sobre o uso do Trello para estudos. Ainda assim, algumas dicas nunca são demais para otimizar a experiência na plataforma. Então, a seguir, veja mais duas dicas para dominar o site.

1 – Não misturar outras atividades com os estudos

Para começar, uma forma de manter a organização é separar os estudos de outras tarefas. Além disso, a própria ferramenta recomenda que você mantenha tudo dividido de maneira clara.

A ideia por trás disso é evitar problemas e confusões durante a sua rotina. Como resultado, você consegue manter o foco sem se perder no processo.

2 – Ordene as suas listas

Caso não saiba, é possível organizar os cartões de uma lista em várias ordens diferentes. Dessa maneira, você consegue manter sob controle aquelas colunas que estão com muitos elementos.

Essa função está acessível ao clicar nos três pontos na parte superior ao lado dos nomes. Em seguida, basta clicar em “Sort by” e escolher, por exemplo, “Due date” (por data).

Liberdade para organizar-se do seu jeito

No artigo acima, você aprendeu como pode usar o Trello para organizar seus estudos diários. Aliás, também aprendeu diversos outros pontos importantes para o uso da plataforma de modo correto.

O mais importante é dominar os conceitos principais para usar o site sem dificuldades. Dessa maneira, mesmo no formato de aplicativo, você conseguirá gerenciar bem a sua rotina.

Veja aqui também dicas para usar o Google Drive para estudar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.