InícioDicasEstudosComo fazer boas pesquisas para os seus trabalhos da Facul?

Como fazer boas pesquisas para os seus trabalhos da Facul?

Realizar boas pesquisas é o primeiro passo para conseguir fazer os trabalhos acadêmicos com qualidade. Então, saber onde buscar sobre o assunto e a melhor forma para isso é essencial para garantir que a aprendizagem se efetive e, dessa forma, ter boas notas.

Por que é importante fazer boas pesquisas para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos sempre farão parte da sua vida como estudante, desde a educação básica até o ensino superior. Contudo, neste último, é exigido um rigor técnico a mais, porque entende-se que o aluno está mais bem preparado para tal.

Então, fazer boas pesquisas para desempenhar com qualidade as atividades é fundamental, pois aprofundar sobre os temas em voga e saber dar a sua opinião crítica e fundamentada em teorias é parte muito importante e cobrada nas faculdades.

Daí vem a necessidade de um estudo aprofundado e em sites confiáveis, para que você tenha um embasamento sobre o que se pede no trabalho e, assim, consiga defender e mostrar seu ponto de vista de forma segura e responsável.

10 dicas para fazer boas pesquisas

Seja qual for o trabalho acadêmico que esteja ou vá fazer, artigo científico, monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a base para todos eles são boas pesquisas, que vão garantir autonomia e confiança em relação ao tema.

Para não cair no erro da superficialidade em relação ao assunto, é preciso estudar a fundo. Portanto, as dicas abaixo irão garantir que você faça uma pesquisa de qualidade e consiga de verdade se apoderar do conhecimento pretendido com o trabalho. Acompanhe a seguir.

1 – Escolha um tema do seu interesse para boas pesquisas

Caso você tenha a opção de escolher o assunto sobre o qual deseja fazer o trabalho, o que é comum acontecer nos casos de TCC, artigo científico e base teórica para seminários, escolha um tema que tenha interesse em explorar.

Afinal, para garantir boas pesquisas, você terá que dedicar horas na elaboração da mesma. Dessa forma, quanto maior a afinidade com o tema, mais o seu trabalho vai render, e será mais fácil escrever sobre ele.

2 – Defina um cronograma para sua pesquisa acadêmica

Pesquisas acadêmicas mais longas, como o próprio TCC, requerem um cronograma detalhado para acompanhar a evolução do projeto. Isso, inclusive, facilita a vida do estudante, já que divide a preparação do trabalho em várias pequenas etapas.

Então, elabore um quadro em que você possa organizar a sua pesquisa da seguinte forma:

  • Escolher o tema;
  • Coletar as referências;
  • Fazer a leitura;
  • Marcas os trechos mais importantes;
  • Construir um esboço do trabalho.

3 – Monte um bom roteiro de pesquisa

Você pode requintar ainda mais o cronograma do seu trabalho acadêmico e estipular um roteiro dos subtemas que serão abordados. Dessa forma, é possível explorar todos os aspectos quando são feitas boas pesquisas.

Tenha em mente os assuntos que serão explorados em conjunto para atingir os objetivos gerais e específicos do trabalho. Assim, fica mais fácil definir um roteiro para sua pesquisa acadêmica e se dedicar a um tema por vez.

4 – Diversifique os conteúdos bibliográficos

As pesquisas acadêmicas, que antes eram feitas por meio de livros, artigos impressos e revistas específicas, hoje possuem uma infinidade de boas referências na internet. Entretanto, é preciso tomar cuidado e saber encontrar as fontes corretas.

Uma dica de ouro é aproveitar o melhor que os sites proporcionam, tendo o devido cuidado na hora de buscar as fontes, mas não abandonar os tradicionais livros para garantir boas pesquisas. Afinal, neles, é certo que as teorias foram feitas por estudiosos experientes.

5 – Busque referências confiáveis para fazer boas pesquisas acadêmicas

Para incrementar o que foi dito acima sobre as referências, é essencial ressaltar que, mesmo com tantas informações disponíveis na internet, é preciso pesquisar em fontes confiáveis para colocar qualidade e veracidade em seu trabalho.

Saber onde buscar o assunto que deseja escrever é primordial, pois os trabalhos acadêmicos requerem maior rigor quanto às suas informações. Então, bons exemplos de locais onde se encontram conteúdo de qualidade são:

6 – Plágio é crime e tira pontos

Outro fato muito importante que qualquer estudante deve saber na hora de realizar boas pesquisas é sobre o plágio. Afinal, um trabalho plagiado tira pontos e você não deve, em hipótese alguma, copiar algo que vê na internet sem fazer a devida referência bibliográfica.

É fundamental estudar sobre as normas das pesquisas acadêmicas e aprender como fazer as citações da forma certa. Portanto, perceba que não é errado transcrever alguns trechos curtos das obras consultadas, desde que faça a devida citação do autor original.

7 – Cuidado com as normas técnicas do trabalho

A maioria dos trabalhos acadêmicos exigem que se sigam normas específicas (Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT) para estruturá-lo. Então, é importante que você se informe sobre elas para deixar sua atividade de acordo com as mesmas.

Em geral, há um padrão específico que deve ser seguido para a estrutura, sendo os pontos principais a serem observados:

  • Tamanho e fontes da letra;
  • Recuo das margens;
  • Espaçamento entre as linhas;
  • Formatação dos títulos e subtítulos;
  • Estilos de parágrafos.

8 – Capriche na introdução e na conclusão

Essa dica vale para o trabalho acadêmico como um todo, mas, se for observar bem, a base para que a introdução e a conclusão sejam bem escritos, com certeza são as boas pesquisas feitas no início do mesmo.

A introdução é o espaço em que você deve fazer um apanhado geral dos assuntos que serão elencados, contextualizando o tema principal da pesquisa. Também é nessa parte do trabalho que o estudante apresenta a justificativa e a relevância de seu estudo.

Na conclusão, o autor ressalta os resultados obtidos e reflete sobre a necessidade de novas pesquisas para explorar o tema com mais profundidade.

9 – Leitura é fundamental nas boas pesquisas acadêmicas

Não é exagero dizer que para realizar boas pesquisas a leitura é essencial, porque é por meio dela que o aluno vai ter contato com diferentes autores e ter em mãos pontos de vista diversos. Portanto, ela deve ser realizada com atenção e dedicação.

10 – Dedique-se muito

A palavra-chave para ter um bom desempenho nas pesquisas acadêmicas e na vida estudantil como um todo é a dedicação. Por isso, aproveite o tempo que tem para realizar seus estudos da melhor maneira possível. Logo, se empenhe ao máximo nas atividades.

Faça o seu melhor sempre para boas pesquisas acadêmicas

Com todas as técnicas de estudo que você já conhece e com essas dicas listadas acima para fazer boas pesquisas não tem erro, você, com certeza vai mandar muito bem nos seus trabalhos de faculdade.

Não se esqueça de que a vida de universitário às vezes pode se mostrar bem cansativa, mas os frutos que você vai colher lá na frente vão recompensar todo o seu esforço e dedicação.

Veja também 4 atualidades que podem cair no Enem 2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.