InícioDicasEstudosConheça os 13 eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Conheça os 13 eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Os eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos foram criados pelo MEC com o intuito de fornecer suporte às escolas técnicas, além da lista de todos os cursos aceitos. Bem como, o necessário que se deve aprender em cada área.

Confira a seguir, como funciona o CNCT, quais são esses eixos. Bem como, sua forma de aplicar nos cursos técnicos.

O conceito do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos?

Com a portaria nº 870 de 16 de julho, o MEC criou em 2008 a lista completa de todos os cursos técnicos de nível médio aceitos. Com a finalidade de servir como base para todas as escolas técnicas.

A última versão possui 215 cursos divididos em 13 eixos tecnológicos. Assim, veja a seguir os principais dados informativos descritos neste documento. São eles:

  • Nome do curso;
  • Perfil profissional;
  • Área de atuação;
  • Duração mínima;
  • Infraestrutura.

Outros dados são a Tabela de Convergência que apresenta quais os nomes que os cursos vigentes tinham no passado. Assim como, a Tabela de Submissão, que lista os cursos desconsiderados pelo MEC.

Eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos: como é feito

As entidades enviam a proposta de curso para a SETEC e ocorre uma análise detalhada. Nesse sentido, para que o curso seja aceito, essa avaliação ocorre de forma colaborativa. Veja a seguir, os envolvidos no processo:

  • As próprias escolas técnicas;
  • Órgãos e Ministérios ligados à atividade da profissão.

Em seguida, esse documento é analisado também pelo CONPEP e pelo CNE. Concluídas todas essas fases, se aprovado, o curso é homologado e publicado pelo CNE e entra para os eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Quando o CNCT é atualizado?

Geralmente, entre agosto e setembro de cada ano, o MEC libera a lista dos cursos que são aceitos. Mas, não há um período definido para atualizar. Enquanto, a primeira versão de 2008 teve apenas 4 atualizações. Visto que a última é de 2020.

Obrigatoriedade do CNCT

O CNCT se torna obrigatório para toda entidade que oferece cursos técnicos de nível médio. Tanto nos setores municipal, distrital ou estadual, quanto o federal.

Visto que são 215 cursos divididos em 13 eixos de tecnologia do CNCT. Confira a seguir, a lista completa, bem como, um pouco de cada um deles.

1- Controle e Processos Industriais

Tudo que está relacionado à produção industrial. Já que lida com a estrutura, meios de produção e máquinas. Ainda assim, trata desde a instalação até a forma de otimizar. E faz parte dos eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

2- Ambiente e Saúde

Métodos de estudo voltados para a biodiversidade, como preservar a natureza e o bem-estar. Além disso, trata de tudo que está ligado ao suporte e atenção à saúde. Os cursos visam preservar e proteger todos os seres vivos, além dos recursos da natureza.

3- Desenvolvimento Educacional e Social

Estudos ligados ao setor de educação e social. Ou seja, qualquer curso, controle, execução, além de avaliar as formas sociais e de educação. Então, trabalha também a criação de práticas saudáveis. Assim como, considerar as diferenças e inclusão social.

4- Informação e Comunicação

Estrutura e forma de processar os dados ligados à comunicação. Ou seja, gestão completa dos sistemas de tecnologia voltados para a telecomunicação, estrutura de redes, suporte técnico e automação.

5- Gestão e Negócios nos eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Temas com relação à gestão completa de um empreendimento. Isso, desde o plano, avaliação e formas de gerir os processos do mercado. Já que contempla os setores público e privado. Além disso, trata das pessoas envolvidas nos processos.

6- Infraestrutura e os eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Campo do estudo voltado para transporte e construção civil. Nesse sentido, busca soluções de tecnologia para gestão de obras, topografia, saneamento, tráfego, entre outros. Também estão nos eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

7- Produção Alimentícia nos eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Como o próprio nome diz, tem foco nos processos de gestão da tecnologia para produzir alimentos. Assim, envolve desde o físico, biológico e químico, até a produção do alimento propriamente dita de origem animal ou não.

8- Militar

Voltado para os atos de execução militar. Sobretudo, para defesa da pátria, da lei e da ordem e dos poderes envolvidos. No entanto, abrange as Forças Armadas, Exército, Aeronáutica e Marinha do Brasil.

9- Produção Cultural e Design

Abrange a criação e manutenção geral dos códigos, linguagens, bem como, produtos ligados à produção cultural e design. Nesse sentido, entretenimento, fotografia, cinema, produtos industriais, entre outros, são foco deste eixo.

10- Recursos Naturais

Novas formas de tecnologia para os processos de produção vegetal, animal, mineral, pesqueira e agrícola. Então, trata do cultivo, extração, prospecção de qualquer processo ligado aos recursos da natureza.

11- Produção Industrial

Gestão de tecnologia para produção na indústria. Isto é, desde a matéria-prima, até a sua transformação em produto final. Não apenas a condução da produção, como também, técnicas do processo físico-químico.

Segurança nos eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Tem relação tanto com a segurança pública quanto com a privada. Bem como, segurança do trabalho, defesa social e civil. Nesse sentido, envolve a como proteger e preservar o indivíduo, além do patrimônio.

12- Turismo Hospitalidade e Lazer

Processos de tecnologia com foco em gastronomia, eventos, viagens, entretenimento, recepção, além de interação. Ou seja, trata de qualquer elemento essencial ao setor em diferentes espaços e situações.

13- Organização curricular do CNCT

Veja a seguir as principais áreas do saber que estão presentes nos 13 eixos do Catálogo. São eles:

  • Raciocínio lógico;
  • Empreendedorismo;
  • Atenção à saúde e segurança do trabalho;
  • Ciência tecnologia e inovação;
  • Bem-estar, entre outros.

Essas áreas se repetem em vários eixos; então, possibilita a criação de ensinos técnicos variados em diversos campos de atuação.

O que é a CBO?

A Classificação Brasileira de Ocupações é o documento com os códigos de todos os tipos exercidos no país. Por isso, serve de base para os registros de atividades nas empresas. Bem como, oferece os dados para as estatísticas de emprego no Brasil.

Atenção a sua carreira

Agora que você já conhece os eixos da CNCT, bem como, as áreas de saber de cada uma delas. O próximo passo é checar os cursos que estão neste documento e escolher o seu. Vale ressaltar que o ensino técnico é o pontapé inicial para o mercado de trabalho.

Como também podem proporcionar o saber e bagagem para o ingresso em uma faculdade. Então, avalie suas habilidades pessoais, analise no que você é realmente bom e se dedique aos estudos, prática e aprendizado constante para uma carreira de sucesso. Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.