InícioDicasEstudosComo se preparar para as provas do final do semestre?

Como se preparar para as provas do final do semestre?

Um dos momentos mais frequentes (e não menos temidos) para os estudantes são as provas do final do semestre. Do futuro médico ao futuro engenheiro civil, todos passam por isso, e existem muitas semelhanças em relação aos desafios de cada estudante.

Logo, este é um momento tão importante para a consolidação das notas quanto para colocar à prova os conhecimentos do semestre ou até do ano. Principalmente quandoo a prova ou os exames é cumulativa – quando todos os conteúdos são colocados em uma mesma avaliação.

A Voomp entende que os desafios do mundo acadêmico se dividem em três etapas: o vestibular, o período dentro da universidade e as teses de conclusão de curso.

Em função disso, hoje nosso post vai tratar exatamente da etapa em que o aluno está em pleno período de provas semestrais ou provas do período. Ou seja, em meio ao curso de graduação.

Como se preparar para as provas do final do semestre?

Antes de mais nada, essas linhas são dedicadas tanto para estudantes que já estão na faculdade quanto para quem está cursando o ensino médio.

Afinal, a preparação para as provas do final dos semestres pode ser útil para alunos que estão prestes a ingressar no ensino superior. E até para as provas que em breve estarão ocorrendo na sua escola, seja ela técnica ou não.

Portanto, fiquem todos atentos. Afinal, o desempenho neste período de provas, uma atrás da outra, com uma quantidade diversa de conteúdos, pode gerar cansaço físico, mental e também psicológico.

Antes de mais nada, descanse

Certamente, você estava pensando que o HF diria para você parar de dormir e focar somente nos estudos. Entretanto, o que recomendamos, antes de qualquer coisa, é que você aproveite para descansar um pouco.

Faça algo bacana, saia de casa um pouco, pratique um esporte, leia um livro ou assista a uma série que estava há muito tempo querendo ver.

Mas, sobretudo, você precisa dormir. Já é comprovado cientificamente que pessoas que dormem e descansam entre 6 a 8 horas por noite acabam tendo um desempenho melhor em qualquer atividade. Isso quando comparados às pessoas que ficam acordadas até tarde.

Definitivamente, dormir é como finalizar o seu aprendizado da forma certa. Enquanto você dorme, tudo o que leu, estudou e aprendeu fica melhor consolidado em sua mente. Sem falar que ajuda na memorização, aumenta sua estabilidade emocional e ajuda na criatividade. Todos pontos bastante úteis para enfrentar uma semana seguida de provas.

Organize uma rotina

Rotina é chato? A resposta para a maioria das pessoas vai ser afirmativa. Contudo, a maioria das pessoas não está em períodos de prova semestral, como você.

Logo, lembre-se daquela célebre frase que seus pais ou pessoa mais experiente já lhe falaram uma vez na vida: “Você não é fulano”.

Portanto, uma das formas de se preparar para as provas do final do semestre é organizando uma rotina. Ou seja, criar alguns hábitos com foco no bom resultados das suas provas, avaliações e testes. Independentemente da disciplina e do curso.

Utilizando um cronograma ou o costume de respeitar horários, o seu corpo e a sua mente vão começar a ter um hábito de comportamento. Porém, até que isso se consolide, você vai dar aqueles “escapadas” e sair do rotina.

Como organizar uma rotina em relação às provas semestrais?

Se você realmente deseja ter êxito em mais este desafio, está na hora de criar um hábito, tanto de estudos quanto de atividades de lazer. E não se esqueça: sempre incluindo os intervalos de sono neste hábito.

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e prestar atenção na sequência de dicas para se ter uma rotina mais adequada à semana ou semanas de provas:

    1. Organize um calendário com as datas das provas, exames, avaliações, etc;
    2. Marque os horários de início e fim aos seus estudos;
    3. Insira atividades de descanso ou intervalo no seu cronograma;
    4. Tenha conhecimento e acesso a todos os conteúdos e programas de cada avaliação;
    5. Novamente, descanse e respeite seu corpo e mente;
    6. Priorize os conteúdos em relação às datas das provas mais próximas;
    7. Caso os conteúdos lhe causem tédio ou o estudo não está rendendo, vá para o conteúdo da outra disciplina;
    8. Antecipe suas dúvidas: o estudo prévio e constante evita que vá para a prova com dúvidas e questionamentos. Procure solucionar essas demandas junto aos professores da faculdade ou colegas de graduação;
    9. Alimente-se da forma mais saudável possível e procure se hidratar de forma correta. Boas notas e aprovações passam pelo tripé: cama, comida e água.
    10. Leia todos os nove itens anteriores e volte a estudar!

Estudando para as provas do semestre

Definitivamente, a semana ou as semanas de provas vão se repetir de período em período. Ano após ano, durante toda a graduação. É algo mais certo que o sol surgir no dia seguinte.

Enfim, o seu estudo vai ser medido em eficiência e não em horas. Quantidade e qualidade são coisas diversas e, no campo dos estudos, se tornam ainda mais opostas.

Todavia, cada pessoa tem um hábito e uma forma de estudos: leitura em voz alta, exercícios, resumos, estudo em grupo, etc.

O mais importante é encontrar e entender como você absorve cada conteúdo. O que pode vir a te surpreender. O fato é que a preparação para passar de ano, semestre ou obter o diploma tem raiz  e foco 100% no estudo. E isso pode ser dividido de uma forma simples: 90% esforço e 10% genialidade.

A Voomp apenas gostaria de lhe deixar uma mensagem muito importante:

“Para os alunos que estudaram, desejamos uma boa prova.
Já para aqueles que nada fizeram, desejamos boa sorte.”

Se você gostou desse post, veja também um outro conteúdo bastante interessante: Como usar os games de forma favorável nos estudos? Apostou que você não sabia que isso era possível, né? Confira aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.