Prestar vestibular para cursos diferentes é uma opção para qualquer aluno. Hoje em dia, há um número crescente de inscritos em exames, como aconteceu com a Fuvest.
Um detalhe importante, entretanto, é saber se é viável e legal essa possibilidade. Por isso, você vai conhecer um pouco mais sobre esse processo no texto a seguir. Bem como, as reais vantagens e desvantagens.
O que você verá neste artigo:
Como prestar vestibular para cursos diferentes?
Antes de saber sobre isso, é preciso entender um pouco mais desse conceito. Assim, este é um processo seletivo onde o candidato tenta ingressar em uma faculdade.
Existem também algumas etapas, com mais de uma prova para fazer. Hoje, é um dos caminhos mais tradicionais para realizar uma graduação no Brasil.
O aluno, em geral, pode prestar vestibular para universidades públicas ou particulares. Sobre os dias, existem provas que podem ser feitas em uma ou mais datas. Quanto ao conteúdo, é sobre matérias do ensino médio como:
- Ciências Humanas;
- Português;
- Ciências da Natureza;
- Matemática;
- Redação.
Como funciona o vestibular para cursos diferentes?
Tudo começa já na inscrição do candidato dentro de um determinado período. Logo após, acontece a prova com os outros alunos em datas específicas.
Esses dias e horários são definidos pela instituição de ensino e costuma acontecer no segundo semestre. Em relação ao formato e o número de questões, é a faculdade que decide.
Dicas para quem vai prestar vestibular
Sendo para o mesmo curso ou diferente, vale a pena se preparar. Então, veja a seguir algumas sugestões que podem ajudar nos seus estudos e no exame.
1 – Atenção ao edital
Meses antes da prova, as universidades o divulgam com informações muito relevantes. A partir daí, o candidato deve ler o documento para entender melhor sobre o processo.
2 – Programe-se para fazer o vestibular para cursos diferentes
Após ficar por dentro de tudo, é hora de se organizar para começar seus estudos. Dessa forma, o melhor a fazer é elaborar um cronograma para dividir seu tempo. Por exemplo, o estudante pode separar um dia da semana para estudar cada matéria.
3 – Não deixe acumular conteúdo
Dica tão importante quanto as duas anteriores é: estude com antecedência. Ainda mais se tratando de vestibulares diferentes, onde o nível de dificuldade aumenta bastante.
4 – Não se esforce demais no vestibular para cursos diferentes
Há um limite para o que se pode absorver de conteúdo e se manter bem. Por isso, o ideal é não focar completamente nisso, fazendo pausas de modo a se distrair.
5 – Esteja por dentro das atualidades
Além das matérias escolares, também é interessante saber o que está acontecendo no mundo. Assim, faz parte dos estudos manter-se atualizado para não ser pego de surpresa nas questões.
Dicas para o dia da prova
Após passar meses estudando de maneira organizada, chegou a hora de fazer o vestibular. Mas, caso esteja nervoso e tenha dúvidas de como seguir, acompanhe mais algumas indicações.
Chega de estudar, é hora de descansar
As pausas fazem parte de uma boa preparação, então não pegue mais no material de estudos e tente relaxar para acordar disposto.
Uma última olhada nas matérias
Ainda na véspera, dê mais uma conferida no edital e veja o que vai precisar. Logo após, dê uma última organizada para não ter imprevistos durante a prova.
Não chegue em cima da hora no vestibular para cursos diferentes
Prevenir é sempre o melhor caminho, assim procure chegar mais cedo no local do exame. Com isso, você terá tempo de entrar na sala e se concentrar antes do teste.
Leve lanches, não banquetes
Algo que ajuda nesses casos é beber água e comer algo, mas tenha bom senso. Afinal, o barulho das embalagens pode distrair outros candidatos e você também.
Faça bom uso do seu tempo
Ao receber a prova, o ideal é não se apressar e dedicar um tempo razoável para as perguntas. Contudo, há um limite para terminar o exame, então fique atento!
Posso prestar vestibular para cursos diferentes?
Atualmente, não há uma legislação que proíba isso. Inclusive, é até recomendável que o aluno tenha um plano B. As restrições, no entanto, começam quando o estudante tenta fazer duas graduações.
Atualmente, no Brasil não é permitido fazer dois cursos em universidades públicas, por exemplo.
Caso queira cursar uma faculdade de fisioterapia e enfermagem em simultâneo, não será possível. Ou seja, o ideal é cursar uma e depois a outra, tratando-se de instituições não particulares.
Vantagens do vestibular para cursos diferentes
Dentre os principais benefícios, pode-se destacar:
- Aumenta as chances de conseguir uma vaga;
- Pode aproveitar um momento de melhor desempenho técnico;
- Mais experiência e melhor controle na ansiedade que bate nas vésperas;
- Possibilidade de fazer um exame mais próximo do que você estudou;
- Acabar em uma carreira em que se identifique mais.
Possíveis desvantagens
Apresentando o outro lado da moeda, veja também os pontos negativos:
- Cansaço pelo volume de estudos e provas em datas próximas;
- Mais gastos com inscrições e talvez transporte;
- Aumento de tarefas para organizar, podendo sair do controle.
Prestar vestibular online para cursos diferentes
Com cada vez mais atividades sendo realizadas de maneira virtual, o vestibular não fugiria disso. Nesse sentido, já existe a chance de fazer as provas em plataformas digitais.
Esse é um passo importante, principalmente pela praticidade em exames mais dinâmicos e baratos. Assim, o estudante enfrenta menor pressão e consegue fazer a prova mais tranquilo.
Outro detalhe é que já é possível encontrar essa modalidade para vários cursos. Em outras palavras, quem quiser tentar para administração, por exemplo, conseguirá sem problemas.
Melhore seus estudos ao prestar vestibular para cursos diferentes
Não é todo mundo que possui facilidade para estudar. Porém, a situação complica mais quando o candidato não consegue identificar o problema. Então, abaixo você vai ver algumas dicas do que fazer para se manter mais focado:
- Evite distrações;
- Defina prioridades e os assuntos principais para se dedicar;
- Faça um esforço maior em matérias e assuntos que não gosta;
- Escolha um local tranquilo e se organize para essa atividade;
- Jamais estude cansado, tire um tempo para descansar.
Pode ser benéfico, mas sem exageros
Ao longo deste artigo você viu ser possível prestar vestibular para diferentes cursos. Todavia, não é algo que deve ser feito de qualquer maneira ou por impulso.
O resultado dessa escolha envolve uma demanda muito mais alta de estudos. Dessa maneira, é fundamental que o estudante mantenha uma organização exemplar para não se complicar.