InícioDicasEstudosFinanciamento é compromisso e investimento: saiba como fazer o seu

Financiamento é compromisso e investimento: saiba como fazer o seu

Existem alguns programas estudantis para garantir a formação dos alunos. Mas, é com o FIES, que é o Fundo de Financiamento Estudantil, que muitos estudantes conseguem assegurar o pagamento das mensalidades. Isso acontece por meio de um fundo de financiamento do Governo Federal. Nesse processo, o aluno consegue financiar a sua faculdade com taxa real zero de juros. E a amortização do saldo devedor do financiamento é de acordo com a sua realidade financeira.

Atualmente, as novas regras do FIES precisam ser conhecidas de antemão. Isso para garantir que o processo de inscrição seja feito da maneira mais correta. Sem perder os prazos e outros processos para realizar o seu financiamento e a posterior conclusão do curso superior.

O que é o FIES e qual a sua finalidade?

O FIES, como já vimos, é o Fundo de Financiamento Estudantil. Foi criado por meio da Lei número 10.260, em 12 de julho de 2001. Desde então, essa ação do Ministério da Educação, o MEC, seleciona estudantes de todo o país para auxiliá-los. Esse auxílio é via financiamento para o pagamento de cursos superiores não gratuitos. Essa finalidade tem como base a democratização do acesso ao ensino superior. Com isso, pretende-se melhorar os índices de desigualdade no país. Assim, promovendo o acesso aos cursos superiores de faculdades particulares.

Nessa modalidade de financiamento, o aluno consegue ajuda e coparticipa no âmbito do pagamento da mensalidade de sua faculdade. O valor da coparticipação vai depender de critérios como a renda mensal bruta familiar, valor da mensalidade, dentre outros. Somente no final da graduação, os valores que foram financiados são pagos para o governo.

No FIES é firmado um contrato, como em qualquer outro tipo de financiamento. E, para os contratos firmados a partir do segundo semestre de 2018, o valor mínimo estabelecido é 50% do encargo educacional. Isso foi previsto na Resolução nº 23, de 5 de junho de 2018. Ou seja, ao menos metade da mensalidade do curso superior é garantida dentro desse financiamento governamental.

Quais são as condições e como fazer um financiamento estudantil pelo FIES

Para saber como fazer o FIES, o estudante precisa compreender dois critérios. Primeiramente, existem condições dentro da faculdade escolhida. Por isso, é preciso atenção antes de realizar a escolha da sua universidade. Além disso, existe uma regra que define taxa real zero de juros. Essa é para os estudantes com renda familiar per capta de até 3 salários mínimos. Outra regra de participação é que o candidato ou o grupo familiar deverá comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, igual ou superior a um salário mínimo nacional vigente.

Os candidatos ou grupos familiares que possuem valores de renda familiar bruta mensal, por pessoa, inferior a um salário mínimo ou que a renda mensal bruta exceda os 3 salários mínimos, por pessoa do grupo familiar, não estão elegíveis para realizar a inscrição do Fies. Essas regras definem uma garantia para o governo em relação ao pagamento posterior do financiamento. E também realiza um pente fino para que estudantes com renda mais baixa possam ser direcionados para outros programas, como é o caso do ProUni.

No ProUni, ou Programa Universidade para Todos, que também é uma ação do Ministério da Educação, são oferecidas bolsas de estudo. E essas bolsas de estudo não são financiamentos realizados pelo estudante. São investimentos diretos do Governo Federal para pagar integral ou parcialmente as mensalidades de faculdades particulares de estudantes de baixa renda.

Critérios para universidades dentro do FIES

Não só para os estudantes, como também para as universidades. O FIES determina algumas regras para a escolha da faculdade que pode entrar para o programa de financiamento. Por isso, fique atento a essas demandas. O Sinaes, que é o Sistema de Avaliação da Educação Superior, é um dos itens norteadores dentro do FIES. Dessa maneira, as faculdades que possuem avaliação positiva dentro do Sinaes são as que se encontram habilitadas para a escolha do estudante.

Grandes centros universitários, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar, possuem avaliações positivas dentro desse índice da educação. Além disso, essas faculdades ofertam diversos cursos superiores nos níveis tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Se você ainda está procurando a graduação ideal, basta entrar no site dessas universidades que indicamos e verificar a lista de cursos disponíveis. Escolher a faculdade e o curso certos já é um grande passo fazer um financiamento estudantil.

Mais regras específicas e como fazer um financiamento estudantil

Agora, em relação aos estudantes, a inscrição no FIES é feita conforme um processo seletivo. É habilitado o candidato que participou do Enem, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. Além de nota superior a 0 na redação.

Outro modo de fazer um financiamento estudantil é que, em um caso, tanto o FIES quanto o ProUni podem ser aproveitados. Isso ocorre quando um bolsista parcial de 50% dentro do ProUni é habilitado no processo seletivo do FIES para financiar a outra metade da sua mensalidade. Para tanto, é necessário que a instituição e o curso para qual o candidato foi contemplado com bolsa parcial do Prouni tenham oferta de vagas para financiamento.

Como se inscrever para o financiamento do FIES

Para se inscrever, você deve acessar o site fies.mec.gov.br e clicar em “minha inscrição”. Depois, é preciso seguir os passos dentro do site e aceitar os termos para criar uma senha e validar o cadastro. É importante saber que, para acessar o sistema, é necessário ter uma conta Gov.br. Essa é uma conta geral para os serviços digitais que são disponibilizados pelo Governo Federal.

Após esse procedimento, no sistema do Fies, preencha seus dados pessoais. Avance dentro dos questionários do website. Em determinado momento, será a vez de preencher os dados de grupo familiar e grupo de preferência, onde o candidato irá escolher até 3 opções cursos de sua preferência para o financiamento. Avançando no sistema, o estudante poderá escolher as universidades possíveis e cadastradas que oferecem os cursos escolhidos.

No site oficial do FIES existem tutoriais em vídeo para que você possa realizar o passo a passo caso ainda tenha dúvidas. Lembrando que, geralmente, o FIES ocorre duas vezes por ano. Uma vez no início do primeiro semestre e outra no início do segundo semestre. Portanto, programe-se o quanto antes e garanta o financiamento da sua faculdade!

Por fim, para além do FIES, podemos indicar que você cheque nas instituições financeiras as possibilidades de como fazer um financiamento estudantil. Muitas delas oferecem oportunidades nessa modalidade de crédito, com regras e prazos específicos.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.