InícioDicasEstudosMapas mentais: tudo sobre o método de estudo transformador

Mapas mentais: tudo sobre o método de estudo transformador

Existem ferramentas como os mapas mentais que transformam o modo de estudar. Além disso, a organização e a sistematização da informação presentes neste método tornou-se um marco na educação na era da informação.

Montar o mapa pode não ser tão simples, porque exige o conhecimento prévio do conteúdo a ser colocado. No entanto, há um modo fácil de fazer isto, e você poderá conferir tudo sobre o assunto neste artigo.

O que são mapas mentais?

Mapas mentais são ferramentas de estudos que consistem em dispor o conteúdo de forma visual e compacta. Ou seja, esquemas para o aluno “bater o olho” e lembrar dos principais conceitos que ele estudou.

Há diversos elementos que podem estar em sua composição. Alguns deles são:

  • Setas;
  • Balões e “caixinhas” para separar e organizar informações;
  • Variedade de cores;
  • Fontes de letras diversas;
  • Desenhos.

Esses recursos servem para dispor as informações de forma organizada, rápida e precisa. Ou seja, é um jeito de resumir o conteúdo e colocá-los de forma que a pessoa aprenda visualmente.

Onde usamos os mapas mentais?

Existem diversos lugares em que os mapas mentais podem ser usados, entre eles, estão:

  • Escola;
  • Trabalho;
  • Apresentação de projeto;
  • Faculdade.

A sua versatilidade permite o seu uso em várias situações, porque, na vida, há diversas informações que precisamos assimilar de forma rápida e simples. Por exemplo, é possível utilizar o método tanto em estudos para o vestibular, como para guardar datas importantes.

Outra utilidade importante é criar planejamentos. Ao listar todas as tarefas do dia, um esquema pode ser criado para ser visualizado sempre e despertar a memória de forma mais fácil. Assim, a chance de esquecer alguma tarefa do dia é muito menor.

Vale ressaltar, no entanto, que os mapas mentais sozinhos não resolvem todos os problemas da vida. Aliás, é apenas um complemento, visto que a própria pessoa cria o planejamento e analisa o conteúdo que é colocado ali.

Para que servem os mapas mentais nos estudos

Por exemplo, a pessoa leu um livro e precisa guardar as informações para fazer uma prova depois. Para isso, é possível fazer o mapa, de modo que os pontos principais e as palavras-chave estejam fáceis de encontrar.

Torna-se muito mais fácil aprender visualmente do que ser bombardeado de informações com vários textos. Além disso, economizar tempo faz total diferença, para que o estudante possa usá-lo para outras coisas de seu interesse.

Com isso em vista, é notável que os mapas mentais podem ser montados de diversas formas e ter várias utilidades, por exemplo:

  • Informações como data de inscrição para o vestibular, matrícula e provas, dispersas em um esquema de fácil visualização;
  • Fórmulas de matemática, física, química e seus conceitos resumidos em palavras-chave;
  • Matérias que o aluno precisa estudar, com as prioridades escritas em tamanho maior e cores mais chamativas.

Esse recurso se torna, portanto, crucial na vida de um estudante. Em um sistema onde o vestibular é bem conteudista e conta com um pequeno intervalo de tempo para estudar, é necessário ter um método para gravar as coisas mais rápido.

Como os mapas mentais ajudam na organização

A organização é um ponto-chave na vida do estudante. Para planejar a semana, é possível construir um mapa que possui as prioridades sinalizadas em diferentes cores e tamanhos, por exemplo. Isso traria menos desperdício de tempo e maior produtividade.

5 vantagens em usar mapas mentais nos estudos

O uso de mapas mentais na hora de estudar possui um impacto gigante no aprendizado. Por isso, veja cinco vantagens de usá-los a seguir.

1 – Ajuda na fixação, memorização e aprendizado de conteúdos

Ao substituir densos textos por esquemas visuais, o aprendizado se torna muito mais fácil e simples, além de exigir menos energia do estudante. Isso implica na possibilidade de seu uso em diversas situações, que podem ir além dos estudos.

2 – Sistematização de dados e informações

Estamos na era da informação, e isso tem tudo a ver com a sistematização do conhecimento. Isto é, organizar os numerosos dados que circulam nas redes e na sociedade na totalidade, além de interpretá-los de uma maneira simples e fácil.

3 – Associação de informações desconexas

Muitas vezes o aluno estuda lendo um monte de textos e não consegue associá-los a nenhuma outra informação. Ao criar mapas mentais, é possível resumir os conteúdos e criar pontes entre si, fortalecendo o conhecimento.

4 – Compreensão e solução de problemas

Ao organizar os dados dessa forma, as soluções ficam muito mais fáceis de serem criadas. Até porque, como o problema estará bem resumido em poucas palavras, será possível criar um raciocínio crítico e lógico diante da situação.

5 – Organiza o pensamento

É possível criar esquemas de diversos formatos, em que a criação de uma linha de raciocínio será mais fácil. Então, na era digital, isso é crucial para entender o mundo em que vivemos atualmente.

Como montar mapas mentais?

Para montar mapas mentais, é possível criar o design tanto à mão como em softwares de computador. Alguns programas que fazem esta função são:

  • Coggle;
  • Mindnode;
  • Mindmeister;
  • Canva.

Apesar disso, há aqueles que preferem escrever à mão para ajudar a fixar melhor o conteúdo. Por isso, veja as etapas de como elaborar o esquema:

  • Pegue uma folha em branco e deixe-a deitada;
  • Coloque o tema no centro, destacando e dando uma cor chamativa na escrita;
  • Faça conexões a partir desse tema central através de setas e balões;
  • Use palavras-chave;
  • Coloque as informações restantes que julgar relevantes;
  • Vá adequando o seu esquema de acordo com suas necessidades, não há um modo certo de fazê-lo.

Essa é apenas uma referência de como você pode criar seus mapas mentais. Cada pessoa é livre para fazer o que lhe favorece mais nos estudos.

Afinal, vale a pena montar mapas mentais?

Algumas pessoas alegam que montar mapas mentais não ajuda tanto. No entanto, faz a diferença para muitos que sofrem ao ler muitos textos, porque economiza tempo, energia e traz mais simplicidade para os estudos.

Portanto, depende de como cada pessoa estuda, e cabe apenas ao aluno definir e escolher o seu método de estudo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.