InícioDicasEstudosO que é Inteligência Multifocal e como aplicá-la?

O que é Inteligência Multifocal e como aplicá-la?

Primordialmente, a teoria da Inteligência Multifocal considera como os pensamentos são construídos, observando os diferentes processos que ocorrem na mente. Sua finalidade é que aprendamos a administrar o nosso pensamentos e torná-los construtivos.

De início, a Inteligência Multifocal é uma teoria criada pelo psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury. Com essa teoria, Cury analisa como construímos pensamentos e o efeito que isso tem em nosso bem estar emocional. Portanto, é definida como uma abordagem existencial cuja finalidade principal é aprender a gerenciar a sua mente de forma construtiva.

Dessa forma, sua maneira de pensar, incluindo o jeito como você processa informações a que tem acesso, influencia na forma como você se posiciona no mundo. E é isso que decide como suas atitudes comportamentais normalmente se desenvolvem. Assim, se você utilizar a Inteligência Multifocal de maneira correta, irá conseguir gerenciar sua produção de pensamento. Como resultado, você terá atitudes e comportamentos mais construtivos, focados nos objetivos mais positivos para si mesmo.

Por consequência, o desenvolvimento humano psíquico é cheio de mistérios e, ao mesmo tempo, surpreendente. Na realidade, conhecemos muito pouco de nossas mentes e ainda menos sobre como é o seu funcionamento. Isso, porém, não nos impede de tentar explorar nossos limites e descobrir um pouco mais sobre como podemos melhorar nossos pensamentos, emoções e ideias, seja para lidarmos conosco ou com os outros a nossa volta.

Nesse sentido, Cury desenvolveu a Inteligência Multifocal com o objetivo de nutri-la como um nascedouro de ideias, sempre aberta para relações saudáveis. Ou seja, a Inteligência Multifocal investiga profundamente como funciona a psique humana e não se restringe apenas às emoções.

O que é Inteligência Multifocal?

De início, a Inteligência Multifocal é definida como o resultado da interação entre as estruturas psicodinâmicas que existem dentro de sua mente. Em outras palavras, seu cérebro realiza muitos processos e a maneira como eles se relacionam dá origem ao que conhecemos como Inteligência Multifocal. Assim, é importante conhecer alguns processos que envolvem esse tipo de inteligência:

  1. Construção do pensamento
  2. Transformação de energia psíquica
  3. Auto-treinamento
  4. Organização da memória, com base na história consciente e inconsciente

Nesse contexto, nosso próprio ser é a entidade que dirige e administra todos esses processos citados acima. Em termos mais simples, todos podem ser dirigidos de forma consciente. Assim, a teoria defende que alcançamos isso quando somos capazes de exercer uma análise crítica. Isso permitirá que você veja os fatos de diferentes ângulos e pontos de vista. Também permitirá com que você possa atribuir um significado para tudo que acontece de negativo a você.

Sobre a teoria

De antemão, a teoria da Inteligência Multifocal é baseada na filosofia e na psicologia existencial, bem como na psicanálise arquetípica, Afinal, é uma perspectiva que auxilia você a pensar com lógica. Realizando isso, você pode analisar como alguns pensamentos são derivados de outros, como se funcionassem em uma reação em cadeia.

Felizmente, o aspecto positivo desse processo é que você pode interceptar um dos “elos” da corrente e interrompê-lo, evitando, assim, que outros pensamentos negativos em potencial possam o influenciar. Portanto, essa teoria se propõe a questionar, analisar e desafiar todos os pensamentos perturbadores que vêm à nossa mente. Isso seria o resultado de sua história emocional, tanto do lado consciente quanto do lado inconsciente. Segundo essa teoria, pensamentos angustiantes e sofrimentos antecipatórios precisam de apenas cinco segundos para deixar algum tipo de marca negativa em nosso cérebro.

Depois, guardamos esses registros em nosso córtex cerebral, abrindo uma espécie de “janela” com objetivo destrutivo. Aqui está um exemplo simples: vamos imaginar que você precisa fazer uma apresentação em público e acha que tudo dará errado. Como resultado disso, em apenas cinco segundos, essa “janela” se abrirá e começaremos a antecipar toda uma série de situações negativas que, por sua vez, criarão tipos de emoções destrutivas. Se você se opõe a esse cenário com pensamento racional, então, de acordo com a teoria, você será capaz de impedir que a “janela” se abra. Além disso, essa prática também afirma que, com o tempo e a prática, você irá adquirir habilidades suficientes para evitar que o pensamento negativo apareça. Esse é precisamente o ponto principal da teoria da Inteligência Multifocal.

Saiba como treinar sua Inteligência Multifocal

Sobretudo, o autor da teoria, Augusto Cury, propôs três atividades com o objetivo de formar a Inteligência Multifocal. E isso tem a ver com a realização de uma pausa e tomar consciência dos pensamentos que motivam suas ações. Isso é conhecido como “gestão do pensamento”. Dessa forma, algumas das ações recomendadas são:

  • Relaxe por curto períodos de tempo: você precisa de alguns minutos para relaxar a mente, várias vezes ao longo do dia. Portanto, reserve alguns minutos para respirar profundamente e pensar sobre o significado e a lógica do que você está fazendo ou pretende fazer.
  • Enfatize os estímulos positivos: isso quer dizer que treinar sua atenção para que você se concentre principalmente nas coisas positivas que recebe todos os dias.
  • Faça atividades construtivas e criativas: leia, escreva, faça arte em qualquer uma de suas formas, ou mesmo realize atividades nobres, como cultivar uma planta ou cuidar do meio ambiente. Tudo isso ajudará sua mente a se tornar mais flexível e construtiva.
  • Tenha um descanso adequado: no fim das contas, você nunca deve reduzir as suas horas de sono em nenhuma hipótese. Também é muito importante saber distinguir entre tempo de trabalho e tempo de descanso.
  • Controle seu pensamento antecipatório: desconfie de ideias que antecipam coisas imaginárias que você acha que poderiam acontecer no futuro. A única coisa que o que você deve se preocupar em relação ao seu futuro é definir metas ou projetos para si mesmo e não imaginar possíveis cenários futuros. Quando sua imaginação começar a correr solta, você deve dar um tempo.

Por fim, estas são formas de treinar seus pensamentos e ao mesmo tempo conseguir transformar suas emoções destrutivas em positivas. Com o tempo, de acordo com a teoria da Inteligência Multifocal, você deverá levar a uma vida mais inteligente, calma, pacífica e construtiva.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.