InícioDicasEstudosO que é vestibular de inverno?

O que é vestibular de inverno?

Vestibular de inverno é mais uma oportunidade de centenas de estudantes ingressarem na sua faculdade dos sonhos.

Por acontecer no meio do ano, diferente das outras provas tradicionais, é possível se preparar muito mais e ainda, diminuir o nervosismo e ansiedade que essa fase gera.

Sendo assim, hoje falaremos sobre o que é o vestibular de inverno e todas as suas vantagens. Confira!

O que é vestibular de inverno?

Inicialmente, algumas universidades tendem a realizar processos seletivos entre junho e agosto e esta fase é chamada vestibular de inverno.

Em geral, as provas não apresentam diferenças consideráveis em relação aos vestibulares tradicionais, exceto pelo prazo de aplicação.

Então, quem costuma fazer este vestibular de inverno são aqueles alunos que já concluíram o Ensino Médio, mas não foram aprovados no vestibular do final do ano anterior. 

Assim, é como se eles tivessem uma segunda chance no meio do ano de concorrer a algumas vagas.

Um fato curioso, é que este processo seletivo recebe o nome de vestibular de inverno em função da estação do ano em que ele acontece. 

Geralmente, as provas ocorrem no mês de junho, justamente quando o inverno está começando. 

Entretanto, no que se refere à sua dinâmica, ela é igual à da prova tradicional.

Além disso, em algumas universidades, o número de vagas disponíveis nessa época é menor, então, a concorrência aumenta. 

Em todo caso, existe um número menor de vestibulares no meio do ano, em comparação com o final do ano, e isso pode fazer com que as listas rodem menos. 

Sendo assim, você precisa continuar se preparando como se fosse fazer um processo seletivo tradicional, isso te deixará em vantagem e muito mais tranquilo.

Vantagens e desvantagens do vestibular de inverno

Agora que já sabe o que é o famoso vestibular de inverno, realizaremos uma breve comparação entre suas vantagens e desvantagens para conseguir ter mais clareza sobre as coisas.

Vantagens

Em primeiro lugar, os vestibulares de inverno são uma oportunidade a mais de ingressar em uma universidade.

Assim, ter mais de um vestibular já alivia a pressão caso as coisas não deem muito certo entre as provas de dezembro/janeiro.

Encurtar o alcance de vagas

Outra vantagem, é para aqueles estudantes que estão há mais tempo no cursinho, pois é um meio de encurtar a jornada e alcançar a tão sonhada vaga. 

Aqui, é interessante pesquisar processos seletivos de inverno que permitam usar a nota do Enem do ano anterior.

Você tem uma pausa a mais para respirar, logo isso acarretará na diminuição de ansiedade e stress que geralmente aumentam em fases dos vestibulares de verão que acontecem no início do ano.

Notas de corte menores

Outra diferencial é que a concorrência e a nota de corte são menores.

Então, ao fazer o vestibular do final do ano você concorrerá com os estudantes que estão deixando o ensino médio agora e isso não acontece no vestibular de inverno, pois eles ainda estão no meio do ano letivo.

Em outras palavras, a concorrência para as vagas ficam reduzidas, o que aumenta as suas chances de aprovação, tanto nas primeiras chamadas quanto na lista de espera, que tende a ser menor. 

Além disso, como há menos candidatos, as notas de corte costumam ser mais baixas. Então, essa é uma ótima vantagem de prestar o vestibular de inverno.

Usar a nota do Enem

Outra questão é o uso da nota do Enem, pois em muitas instituições de ensino é possível utilizar a nota do exame para ingressar na metade do ano. 

Ou seja, nem sempre é necessário realizar o vestibular de fato.

Deste modo, programas como o Prouni, FIES e Sisu também funcionam no segundo semestre, dando a você a oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos, estudar de graça ou realizar um financiamento estudantil na metade do ano.

Desvantagens

Aqui, uma das principais desvantagens do vestibular de inverno é que alguns estudantes podem acabar obtendo uma pontuação menor do que a esperada.

Consequentemente, isso pode representar uma queda da expectativa e impactar negativamente no emocional, gerando ansiedade e nervosismo.

Menor tempo para estudar

Outra desvantagem é que, como o conteúdo cobrado é referente a todo o ano letivo, o tempo de estudos tende a ser menor também. 

Além disso, por dar acesso às vagas apenas do segundo semestre, muitas universidades têm nesses processos seletivos uma forma de preencher algumas vagas que ainda não foram preenchidas. 

Número menor de vagas para preencher

Ou seja, é possível que se você comparar um vestibular convencional com as vagas ofertadas no vestibular de inverno não tenha todos os cursos ou a mesma quantidade de vagas que deseja.

Entretanto, como pôde perceber, o vestibular de inverno possui mais vantagens do que desvantagens de modo geral.

Diferenças entre vestibular de inverno e verão

Em primeiro lugar, a principal diferença entre ambos os vestibulares, é sua data de aplicação.

Sendo o vestibular de inverno ocorrendo no meio do ano e o de verão no fim do ano letivo.

Deste modo, abordaremos agora algumas questões relevantes do vestibular de verão para poder distinguir a diferença entre ambos.

Quando ocorrem os vestibulares de verão

Antes de tudo, os vestibulares de verão acontecem nos meses de novembro e dezembro. 

Entretanto, algumas provas tendem a ser feitas também mais para frente, em janeiro e fevereiro.

Muito embora, tudo isso depende do calendário de cada instituição e da existência ou não de segundas fases, algo que ainda é comum em alguns vestibulares.

Assim, as provas de verão funcionam de muitas formas diferentes.

Aqui, o Enem, por exemplo, acaba fazendo com que estudantes façam duas provas em domingos seguidos, que abordam as principais matérias vistas ao longo do ensino médio, além de uma redação.

Faculdade que possui vestibulares de inverno e verão

Uma universidade que possui ambos os vestibulares, como é o caso da Pitágoras, as provas contam com todas as disciplinas e com uma redação. 

A diferença dessa instituição, é que o modelo de exame do vestibular é online, possibilitando assim, muito mais conforto e praticidade.

Por último, é importante que saiba que essa modalidade é bastante concorrida por dois motivos:

  1. a possibilidade de começar o ano estudando em meados de fevereiro;
  2. maior oferta de vagas e cursos em processos seletivos como o Sisu, o Prouni e o FIES.

Assim sendo, quando estiver se preparando para prestar os exames, fique atento aos calendários editoriais da instituição de ensino superior que deseja cursar, isso irá te ajudar a manter a organização e diminuir a ansiedade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.