InícioDicasPor que muitos alunos desistem da faculdade?

Por que muitos alunos desistem da faculdade?

Afinal, porque muitos alunos desistem da faculdade? Desistir de um sonho é uma das situações mais difíceis para um estudante de nível superior. Muitas vezes, se trata de uma experiência traumática e para outros pode ser como virar a página de um livro e ter a oportunidade de continuar lendo os próximos capítulos de uma grande história.

Pandemia de Covid 19

Primeiramente, se formos avaliar o caso recente do Brasil, a queda e interrupção da renda em milhares de lares fez com que diversos estudantes largassem as suas respectivas graduações por questões de sobrevivência e por queda do poder aquisitivo.

Consequentemente, a evasão pode ou desistência do curso se dá por fatores financeiros. E de forma inédita, por questões sanitárias. Já que muitos comércios e indústrias tiveram realizaram o lockdown em todo o país, o que acarretou na diminuição da atividade econômica. Ao mesmo tempo, em que comércios, formais e informais fechavam as suas portas e os trabalhadores dos estabelecimentos eram demitidos.

Neste exato momento, o índice de desemprego do Brasil chega a quase 15% (14,7% IBGE), o que também teve impacto direto nas instituições de ensino superior privadas. 

Mensalidades e custos

Dando sequência às questões que envolvem o surto de Sars Cov 2, tanto na parte de saúde pública e prevenção, quanto no setor econômico, podemos incluir a perda de receita dos próprios alunos de ensino superior. Especificamente, falando dos estudantes que pagavam sua faculdade com os seus próprios salários. 

A Voomp sempre trouxe informações sobre como estudar e trabalhar ao mesmo tempo, em que o estudante realiza o sua graduação. 

Porém, assim como aconteceu com os estudantes dependentes da renda dos pais, os acadêmicos que mantinham a mensalidade em dia com o esforço do seu trabalho também foram afetados pelo desemprego. 

Logo, pensando na própria sobrevivência e de suas famílias, a maioria deles optou por trancar ou interromper as aulas. Justamente por não conseguirem arcar com os custos, matrículas e mensalidades.

Queda de 40% este ano

Segundo reportagem e dados do grupo Bandeirantes de comunicação, 2021 foi o ano em que as universidades privadas perderam aproximadamente 1 milhão de alunos.

Anualmente, cerca de 2,5 milhões de alunos se matriculam em faculdades particulares em nosso país, considerando seu ingresso e aqueles que já estão estudando. 

Entretanto, este ano diversos fatores impactaram o setor, que teve uma queda de até 40% dessa procura em relação ao mesmo período de 2020, principalmente entre os os novos estudantes. As informações são do repórter Lucas Herrero, da Rádio Bandeirantes, no BandNews TV. 

Família ainda é fator de desistência

Deixando para trás a questão econômica e da pandemia, vamos focar agora em outro fator responsável pela grande desistência de alunos junto ao curso superior, a questão familiar.

Entre os pontos que se destacam podemos citar uma dezenas deles dentro desse cenário:

  • Ambiente familiar degradado (brigas, discussões, abusos, etc.)

  • Pressão da família

  • Falta de estrutura básica (casa, alimentação, saneamento básico, saúde, etc.)

  • Falta de apoio da família

  • Fatores ligados ao ambiente familiar

  • Mudança de endereço de pais ou responsáveis

  • Dependência financeira

  • Más condições de moradia

  • Necessidade de cuidar dos irmãos mais novos

  • Estudantes lactantes, gestantes ou em início de gestação

  • Outros fatores indiretos

Em função dos pontos acima, milhares de estudantes pararam seus estudos e nunca mais voltam à universidade. Entretanto, mesmo que uma pequena parcela de acadêmicos estejam passando por isso em sua faculdade, esse é uma situação que ocorre em todo o Brasil.

Escolha precipitada da faculdade

Contudo, existem os alunos que desistem da faculdade simplesmente por fazerem uma escolha precipitada da graduação. Logo, uma das razões para isso pode ser a falta de informação ou simplesmente a pressão familiar – como descrito anteriormente.

Entretanto, é muito comum estudantes de ensino médio apenas ingressarem em instituições de ensino superior sem focar ou analisar as grades dos cursos, disciplinas e perspectivas de carreira. Consequentemente, acabam por desistir dos cursos escolhidos por não se sentirem atraídos ou identificados com o cotidiano das aulas, atividades. 

Aptidão e perfil individual

Você já ouviu falar em aptidão, habilidades, capacidades ou simplesmente, perfil individual?

Pois, entenda mais sobre isso, já que são fatores bastante ligados à evasão no ensino superior.

Podemos citar como exemplo, estudantes e pessoas com aptidão e habilidades de interpretação e leitura, ou mesmo facilidade com ciências humanas (história, filosofia e geografia) ingressarem em um curso de tecnologia da informação ou da área das engenharias. 

Geralmente, alunos com perfis de humanas têm dificuldade em se adaptar a cursos com base em ciência exatas. Já que análises, lógica e cálculos fazem parte de grande parte da graduação. Consequentemente, o aluno pode até ter gosto pelo curso, mas não dedica esforço e dedicação suficientes para vencer as suas próprias deficiências ou obstáculos.

Resultado, desistência do curso.

Questões psicológicas e fatores sociais

,A universidade é um ambiente social. Seja 100% online, semipresencial ou totalmente presencial, alunos de diferentes culturas, perfis e locais geográficos vão interagir entre si para integrar um ambiente de ensino.

Ao contrário do que muitos pensam, o ensino é resultado da sinergia de todos os agentes da educação. Entre eles destacamos os alunos calouros, veteranos, formandos, professores e coordenadores, diretores e pessoal administrativo.

Muitos alunos acabam saindo de suas universidades em função de conflitos em sala de aula. Seja com outros estudantes ou professores. Afinal, toda a academia é um ambiente em que a tolerância e o respeito são palavras de ordem. Como em qualquer local do país.

Sensibilidade e interação social na faculdade

Questões como pressão psicológica ou sensibilidade a algum tipo de interação também influenciam a transferência ou interrupção da graduação. 

A Voomp sabe que nenhuma graduação é fácil de iniciar ou terminar. Durante a jornada do estudante, os desafios serão tanto técnicos quanto de relacionamento.

Além das diversas causas da desistência junto à faculdade expostas acima existem muitas outras. Porém, aqui decidimos apenas trazer algumas delas para termos uma visão mais objetiva do assunto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.