InícioDicasFormação acadêmica10 mitos sobre o ensino presencial que você precisa saber hoje!

10 mitos sobre o ensino presencial que você precisa saber hoje!

Confira os 10 mitos sobre o ensino presencial que você precisa saber. Isso porque, apesar da pandemia ainda ser uma realidade, o ensino presencial está de volta na rotina de muitos estudantes.

Ou seja, as instituições de ensino – em sua maioria – já retomaram suas atividades normais. Assim, obedecendo os protocolos de segurança propostos pelos órgãos competentes.

Ensino presencial é perigoso na pandemia

É um mito, uma vez que, para o retorno às atividades presenciais é obrigatório cumprir vários protocolos que visam manter a saúde e bem-estar de todos. Isso vale tanto para os funcionários e professores da instituição, quanto para os próprios alunos.

Veja a seguir as principais regras para manter a segurança da escola com o retorno do ensino presencial. São elas:

  • Desinfetar a escola;
  • Medir a temperatura;
  • Uso obrigatório de máscara;
  • Revezamento em aulas presenciais;
  • Lavar com frequência as mãos ou usar álcool em gel;
  • Salas de aula sempre arejadas.

Já para o grupo de risco, como os asmáticos, diabéticos, hipertensos, por exemplo, o retorno é opcional.

Mitos sobre o ensino presencial: é mais fácil estudar em casa

Com a pandemia, as casas se tornaram um espaço multifuncional, ou seja, local de trabalho, estudos, lazer, descanso, entre outros. Com isso, a falta de “foco” para algumas atividades, antes exclusivas a esse ambiente, se tornou comum na pandemia.

Outro ponto é o número de pessoas dentro da residência no mesmo horário, e com atividades semelhantes. Isso pode causar certo tumulto e estresse na rotina de todos os envolvidos. Esse é um dos mitos sobre o ensino presencial.

Nesse sentido, o fato de você ter um local, dia e horário para estudar – que o presencial oferece – é a melhor opção. Principalmente para quem quer absorver melhor o conteúdo e se organizar na rotina dos estudos.

É mais difícil acompanhar um curso presencial

Há quem prefira as aulas gravadas para ver depois. É comprovado que, quando não há uma organização ou um plano de estudos, essa tarefa acaba caindo no esquecimento. Isso porque, o aluno acaba criando a sua própria rotina no estudo remoto.

Na aula presencial, por sua vez, o aluno tem dias e horas indicados para realizar as suas atividades. Assim, tira dúvidas com os colegas de classe, bem como com o professor e não adia o conteúdo da grade.

As provas presenciais são mais difíceis

Para o aluno que não é idôneo, há formas de “burlar” o sistema de provas online com o uso de consultas na internet. Isso, quando é possível realizar as provas também de forma remota. Por isso, muitas faculdades obrigam o aluno a realizar a prova presencial.

Contudo, se o objetivo é medir o saber do aluno com relação a um conteúdo, independente da forma de aplicação, o grau de dificuldade é o mesmo. Então, não adianta “colar” e não aprender. Isso porque, no mercado de trabalho você será testado.

Mitos sobre o ensino presencial: o curso presencial é mais caro

De fato, os cursos presenciais têm uma mensalidade maior se comparado aos cursos EAD. Desse modo, acabam sendo a opção de muitos que desejam começar a sua graduação. Mas, essa realidade acaba sendo revertida quando se analisa a fundo.

As faculdades investem em tecnologia de ponta e infraestrutura para oferecer os melhores cursos do mercado. Nesse sentido, acabam incluindo na mensalidade os custos com equipamentos e pessoal capacitado no melhor ensino possível.

Já no estudo EAD, apesar de todas as ferramentas disponíveis de forma digital, o conteúdo nunca vai substituir uma boa prática. Logo, para ter uma experiência similar, algum gasto extra será necessário para suprir esse quesito, o que o torna tão caro quanto.

Faltam professores

Esse é um dos maiores mitos sobre o ensino presencial. Assim como, houve o aumento do número de alunos nas faculdades independente da pandemia, as instituições de ensino investiram na contratação de novos professores para suprir essa necessidade do mercado.

Além disso, por se tratar de um ensino particular, no caso da ausência de algum docente há outro para substituir de forma imediata a fim de não prejudicar o cronograma das aulas. Bem como, o rendimento da turma.

Faculdades investem mais em tecnologia para o ensino presencial

O ensino EAD cresceu muito com a pandemia, e com ele o investimento em novas tecnologias. Mas, no ensino presencial é mais visível esse quesito quanto às novas práticas na faculdade em laboratórios e ambientes especializados de criação, por exemplo.

Como dito anteriormente, essas tecnologias são aplicadas principalmente nas atividades práticas. Por isso, o ensino presencial ainda é uma excelente opção para preparar o aluno para o mercado de trabalho.

Não poder trabalhar enquanto estuda de forma presencial

Com o novo cenário as pessoas se acostumaram a fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Isso porque, usam o mesmo ambiente para todas elas. Nesse sentido, isso pode afetar o desenvolvimento nos estudos.

Muitas pessoas passaram a usar o mesmo tempo usado no trabalho para se dedicar aos estudos a fim de dinamizar o processo. Porém, isso é visto de forma negativa uma vez que o foco não está no aprendizado e sim dividido com outra tarefa.

No curso presencial há tempo e hora para todas as atividades. Nesse sentido, o saber é melhor absorvido e o conteúdo fixado da melhor forma. Esse é mais um dos mitos sobre o ensino presencial.

O ensino presencial oferece menos qualidade de vida

Esse é um assunto muito discutido. Isso porque algumas pessoas consideram o estudo EAD uma forma de melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar em função da liberdade geográfica e do tempo.

Contudo, sabemos que o ser humano, em sua essência, é um ser sociável e a pandemia causou o isolamento. Assim, esse é um fator que afetou a saúde mental de todos nesse período.

Em síntese, o estudo presencial proporciona essa socialização e traz benefícios aos alunos no sentido dessa interação que é importante. Não somente no saber, como também na saúde dos envolvidos.

Mitos sobre o ensino presencial: qualidade e certificação superior

A certificação dos cursos presenciais e EAD são equivalentes no mercado. Assim, o que muda é o modelo de ensino de cada um. Enquanto um tem presença física obrigatória em todo o curso, o outro oferece ensino remoto com algumas visitas à faculdade no curso.

De modo geral, as avaliações e trabalho são iguais. Então, a principal diferença são as atividades práticas essenciais para o saber. Assim, fechamos os 10 mitos sobre o ensino presencial.

De volta ao estudo presencial

Caso você já tenha a sua rotina de estudos normalizada, aproveite todas as oportunidades do curso. Assim como, as atividades com os colegas de sala, eventos da faculdade, entre outros, com toda a segurança que os protocolos exigem.

Aproveite as vantagens do estudo presencial e desfrute de todas as ferramentas disponíveis para aprimorar seu conhecimento. Além disso, melhore seu currículo para se tornar diferenciado no mercado de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.