InícioDicasEAD11 mitos sobre EAD que você precisa esquecer

11 mitos sobre EAD que você precisa esquecer

Embora a educação a distância exista há mais de um século, apenas recentemente essa modalidade se popularizou no país. Com o avanço da tecnologia, tornou-se muito mais fácil e eficaz estudar de maneira remota. No entanto, ainda existem vários mitos sobre EAD que rondam a mente das pessoas.

Isso porque o ensino EAD ainda é visto como uma novidade. Isso gera muita desconfiança em estudantes e até professores que ainda não se familiarizaram bem com esse método. Pensando nisso, preparamos este post com 11 mitos sobre EAD que você precisa esquecer de vez. Confira!

11 mitos sobre EAD que você precisa esquecer

Antes de mais nada, é importante levar em consideração que o ensino EAD promove a inclusão de inúmeros estudantes no ensino superior. E, diferente do que muitos pensam, cursar uma graduação de modo semipresencial ou 100% não significa obter uma qualidade educacional inferior.

Confira agora os principais mitos sobre EAD:

Cursos EAD não são reconhecidos no mercado de trabalho

Embora essa crença já esteja ultrapassada, ainda há quem acredite que alunos de cursos EAD são preteridos no mercado de trabalho. 

Pelo contrário: como o ensino a distância requer competências como comprometimento, organização, disciplina, foco e autonomia, estudantes do EAD desenvolvem um perfil profissional valorizado pelas empresas.

O ensino EAD não é regulamentado pelo MEC

Este é um dos mitos do EAD que devem ser esquecidos imediatamente. Afinal, o Ministério da Educação mantém uma rigorosa lista de exigências que os cursos de ensino a distância devem cumprir para serem aprovados.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a graduação escolhida, basta conferir no site do MEC para confirmar se ela é regulamentada.

A qualidade de ensino é inferior

Assim como no ensino presencial, existem formações boas e ruins em todo lugar. Dessa forma, o que vai definir a qualidade do curso é o comprometimento da instituição. Isso passa pela adoção de um método eficaz, boa infraestrutura e contratação de profissionais capacitados.

O EAD é para quem quer alcançar um diploma sem esforço

De antemão, mostramos a você que alunos da modalidade EAD precisam contar com uma série de competências. Do mesmo modo, instituições de ensino qualificadas podem ser muito mais exigentes em seus cursos à distância do que nos presenciais.

Dessa maneira, quem ingressa em uma graduação EAD sabe que deverá se esforçar bastante para alcançar seu diploma.

O diploma EAD vale menos que o presencial

Um dos maiores mitos sobre EAD que devem ser derrubados. Isso porque toda instituição credenciada pelo Ministério da Educação tem seus cursos avaliados rigorosamente pelo MEC. 

Assim, todo diploma de um curso reconhecido e bem avaliado pelo MEC terá o mesmo valor, independente da modalidade de ensino. Aliás, o documento não especifica se o aluno fez um curso presencial ou EAD.

É necessário ter um computador potente

É verdade que o aluno do ensino EAD precisa ter algum dispositivo eletrônico conectado à internet para estudar. Atualmente, as faculdades contam com aplicativos das suas plataformas de ensino, que podem ser acessados por tablets e celulares.

Além disso, a plataforma virtual não exige que o estudante baixe nenhum software que dificultará seu acesso. Dessa maneira, pessoas com qualquer tipo de computador conseguem estudar de forma eficiente. Nem mesmo é necessário entender muito de tecnologia, já que as plataformas são bem intuitivas.

É fácil burlar a avaliação no ensino EAD

Este é mais um dos mitos sobre EAD que não correspondem à realidade. Primeiramente, é importante saber que os métodos de avaliação devem seguir as regras estabelecidas pelo MEC.

Além disso, hoje em dia existem ferramentas capazes de fazer uma varredura em trabalhos e pesquisas e apontar plágios com facilidade. Do mesmo modo, nas plataformas virtuais há a presença de tutores online, que avaliam pessoalmente algumas atividades obrigatórias do aluno.

Vale lembrar que muitos cursos EAD são semipresenciais. Isso significa que várias atividades deverão ser realizadas de forma presencial, como o TCC ou tarefas que exijam uso de laboratórios, estúdios, quadras e equipamentos.

Cursos práticos não funcionam no modo EAD

Embora seja um mito, essa é uma questão que deixa muitas pessoas na dúvida. Afinal, como fazer um curso prático a distância?

Contudo, no caso de cursos que exigem atividades presenciais, o ensino EAD é flexível. Ou seja, o aluno deverá assistir às aulas práticas e realizar suas tarefas presencialmente na faculdade. Já as aulas teóricas podem ser cursadas normalmente pelo computador.

É fácil ficar desmotivado sem a presença física do professor

Apesar de haver quem acredite que não estar na sala de aula com um professor seja desmotivador, essa crença é mais um dos mitos sobre EAD. Isso porque a motivação do aluno vem de dois fatores: a integração com a turma e sua vontade de aprender.

Inclusive, há casos em que ter um professor pressionando o estudante é que é desmotivador. Nesse sentido, o ensino EAD não perde em nada: é possível a interação entre alunos e tutores por meio de fóruns e grupos virtuais..

Além disso, toda graduação à distância conta com um polo presencial onde o estudante pode tirar dúvidas com os tutores, que são professores formados na área do conhecimento do curso em questão.

Não há como tirar dúvidas sobre as aulas

Como você viu, esta não é uma afirmação verdadeira. Assim como explicamos no tópico anterior, a plataforma virtual do ensino EAD conta com fóruns de atividades, além de permitir que o aluno entre em contato com o tutor da sua disciplina.

Da mesma forma, há inúmeros recursos nas plataformas de aprendizagem que estimulam a autonomia do aluno. Lá, os estudantes encontram ferramentas como vídeos, apostilas, orientações para trabalhos, biblioteca virtual e outros recursos que permitem um aprendizado completo.

A carga horária é menor

Finalmente, um dos mitos sobre EAD é que os cursos de graduação teriam a carga horária reduzida. Isto não é verdadeiro, já que o MEC define uma carga horária mínima que todas as instituições devem cumprir com rigor.

Depois de conferir todos esses mitos sobre EAD, aproveita e vem conferir as vantagens de fazer uma graduação a distância e descubra se essa modalidade é ideal para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.