InícioGraduaçãoDesign de InterioresAs melhores graduações para quem gosta de fotografia

As melhores graduações para quem gosta de fotografia

A fotografia está presente em várias profissões, o que faz dela uma área ampla quando o assunto é o mercado de trabalho. Saiba que, no entanto, ser um bom fotógrafo exige muito mais do que saber dar cliques na câmera.

Então, a melhor maneira de se tornar profissional é cursando uma faculdade. Aliás, saiba que diversas graduações podem ser muito úteis para essa carreira. Portanto, conheça as melhores opções neste artigo.

Graduações para seguir carreira na fotografia

Os amantes de fotografia têm opções amplas no mercado de trabalho, já que esta área mescla muitas formas de atuação. Então, para se formar, não é preciso fazer apenas esta faculdade, mas cursar graduações que o especializem nela.

Há muitos cursos que permitem ao aluno conseguir emprego na área mesmo sem ter o curso superior. No entanto, sempre é bom procurar uma universidade. Portanto, confira a seguir sete faculdades para quem gosta do tema.

1 – Curso superior de fotografia: a opção mais tradicional

A forma mais tradicional de se graduar em fotografia continua sendo a faculdade. Nela o aluno aprende a utilizar diversas técnicas de produção, captação, finalização e tratamento de imagens.

Seu objetivo é formar pessoas capazes de atuar na produção fotográfica em diferentes setores do mercado, como por exemplo:

  • Moda;
  • Propaganda;
  • Marketing;
  • Decoração.

Aliás, vale ressaltar que a formação pode acontecer de dois modos: o bacharelado e o tecnológico. Então, veja a seguir as diferenças.

Bacharel em fotografia

Quem opta por se formar com titulação de bacharel, durante quatro anos estuda técnicas e linguagens fotográficas. Além disso, aborda questões artísticas e culturais, e aprofunda também seus conhecimentos sobre estética e seu uso.

Curso Superior de Tecnologia em fotografia

Para quem tem mais pressa em se formar e logo começar a trabalhar, esta modalidade se mostra mais eficiente. Afinal, sua duração é de apenas dois anos. O curso tecnológico oferece ainda uma formação mais voltada para os termos práticos e técnicos da profissão.

2 – Jornalismo

A formação em jornalismo envolve diversas disciplinas durante os anos de estudo. Sendo assim, a arte de fotografar os fatos se encontra como uma aliada e se faz necessária para a profissão. Não é à toa que esta matéria compõe a grade curricular.

O profissional, ao se formar, tem a opção de desbravar outros caminhos e não ficar preso somente ao jornalismo. Logo, uma dessas vias é a fotografia, com ênfase no fotojornalismo. Afinal, uma prova em imagem diz mais que muitas palavras.

Como é a graduação em jornalismo

A faculdade de jornalismo dá aos seus egressos o título de bacharel, e tem duração de quatro anos. Sua grade curricular conta com disciplinas teóricas, com exigência de muita leitura, e aulas práticas voltadas para o dia a dia da profissão.

3 – Publicidade e propaganda

Outra faculdade ótima para quem gosta de eternizar momentos com a fotografia é a de Publicidade e propaganda. Nela, o profissional estuda as técnicas de mercado e a produção de campanhas e peças.

Neste segmento do mercado, o fotógrafo se faz muito necessário, e tem um campo de atuação vasto, desde as campanhas até a criação de marcas para as empresas. Portanto, conheça mais um pouco desse curso:

  • Duração: 4 anos;
  • Tipos de graduação: bacharelado, pós graduação e técnico;
  • Área de conhecimento: ciências sociais aplicadas.

4 – Design

A faculdade de Design forma profissionais para atuar de forma criativa na criação e estética, seja de áreas, produtos ou serviços. Neste caso, se faz também presente no ramo o profissional de fotografia, especializado em captar o melhor da forma estética.

Então, para quem gosta de estar por trás das lentes e não abre mão da criatividade e da beleza, este tipo de graduação pode ser uma opção perfeita. Aliás, o mercado oferecer campo para trabalhar em revistas e jornais, com produção de estampas, logotipos e mídias digitais.

Graduação em Design

A graduação em Design se dá em bacharelado, com duração de quatro anos, e em Curso Superior de Tecnologia em Design, com o tempo de dois anos. Nele, o aluno aprende a desenvolver conceitos visuais para peças gráficas e materiais.

5 – Design de interiores

Outra faculdade que vale a pena para quem ama fotografia é a de Design de interiores. Ela funciona semelhante a anterior, mas é especializada em projetar casas e outros espaços, sempre buscando a estética e a harmonia perfeita com foco (pegou o trocadilho?) para o ambiente.

Nesse caso, o trabalho do fotógrafo entra para capturar a beleza dos locais e divulgá-los para futuros clientes. Sendo assim, essa também é uma ótima opção de graduação.

6 – Design gráfico

Mais um curso de Design que tem espaço para a arte da fotografia. Contudo, este forma profissionais capazes de criar projetos e sistemas de comunicação visual. Além disso, traz em seu currículo disciplinas com foco em artes.

Os locais de atuação deste profissional, seja como fotógrafo ou design, são variados, e exigem do mesmo uma postura criativa. Assim como as outras graduações citadas neste artigo, esta também possui as opções bacharelado e tecnólogo.

7 – Comunicação social

O curso de Comunicação Social forma o profissional habilitado para trabalhar em diversos segmentos do mercado. Então, dentre eles, destacam-se:

  • Editoração;
  • Publicidade e propaganda;
  • Radialismo;
  • Audiovisual (com destaque para a fotografia);
  • Midialogia;
  • Educomunicação.

Perceba que os cursos de jornalismo e relações públicas não entraram na lista acima, porque apesar de serem da área da comunicação, eles se constituem em formações específicas, e não habilitações.

Esta graduação se mostra uma boa alternativa para quem gosta de se aventurar em vários segmentos da área e tirar fotos. Visto isso, outra vantagem é a gama de opções de carreira que ela traz ao profissional.

Curse fotografia: muitas opções de graduação

Observe que a fotografia possui um leque enorme de graduação em que ela pode ser cursada. Por conta disso, a variedade de carreiras que se pode seguir na mesma também é gigante.

Por fim, faça da arte de eternizar um momento uma profissão segura e rentável. Invista em uma boa faculdade e se gradue em um desses cursos (ou vários deles), e verá que o mercado está cheio de opções de emprego para este profissional.

Analise todas as opções e veja aquela que atende mais ao seu perfil. Assim, a experiência durante a graduação será ainda mais prazerosa, e poderá ajudar a alcançar uma carreira de sucesso.

Se você curtiu fotografia, mas se interessou mais por Design de Interiores, sem problemas. Saiba tudo sobre esse curso clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.