InícioGraduaçãoBiomedicinaFarmácia x Biomedicina: saiba as diferenças entre os cursos

Farmácia x Biomedicina: saiba as diferenças entre os cursos

Farmácia e Biomedicina são dois cursos da área da saúde que caminham lado a lado com outras disciplinas e trabalham para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Eles, no entanto, possuem distinções e é preciso estar ciente antes de escolher qual estudar. E aí, você já se perguntou alguma vez quais são as diferenças entre os cursos de farmácia e biomedicina?

Se a resposta para essa pergunta for não, saiba que é importante pesquisar bem antes de escolher uma graduação. Por isso, continua lendo esse post, pois nós preparamos um conteúdo completo e que vai te explicar as diferenças fundamentais entre esses dois cursos.

Você vai descobrir, ainda por cima, o que eles têm de parecido, o que é estudado na grande curricular de cada um e ainda receber algumas diquinhas de como escolher o que cursar. Não perde tempo e confere aí!

Quais as diferenças entre os cursos de Farmácia e Biomedicina?

Existem muitas diferenças entre os cursos de farmácia e biomedicina, mesmo que ambos estejam inseridos na área da saúde. Isso porque as duas graduações formam profissionais para atuar em áreas diferentes.

Existem, porém, algumas mais evidentes e que devem pesar bastante na hora da escolha do melhor curso para você. A mais importante é o que cada profissional faz depois de formado.

O curso de Farmácia forma profissionais habilitados para atuar em pesquisas, produção e testes de novos medicamentos e até mesmo cosméticos. Ele pode também acompanhar pacientes, quando trabalha em hospitais, garantindo a segurança em tratamentos que usam medicamentos a longo prazo.

Você já deve ter percebido que toda farmácia tem um farmacêutico, não é mesmo? Pois é, isso também é campo de atuação desse profissional. Em farmácias, o trabalho é prestar orientações sobre o uso correto de medicamentos – e até prescrever em alguns casos.

Já no curso de Biomedicina, os estudantes aprendem a trabalhar, principalmente, com análises clínicas. Ou seja, eles identificam doenças através da análise de exames. O curso também capacita para atuar em pesquisas sobre genética, vacinas, alimentos e até mesmo na área criminal. Bem legal, não é mesmo?

Por conta disso, a grade curricular apresenta certas diferenças. O curso de Biomedicina tem um foco maior em áreas como microbiologia, imunologia e anatomia. Já em Farmácia o foco é maior no estudo das substâncias e em como elas afetam o corpo humano.

A duração dos cursos também é diferente. A graduação em Farmácia, geralmente, dura cinco anos, com o curso sendo dividido em dez períodos. Enquanto que o curso de Biomedicina costumam durar quatro anos, com oito períodos.

E quais as semelhanças?

Como ambos são cursos da área da saúde, Biomedicina e Farmácia estão fadados a terem algumas semelhanças. A primeira delas está justamente no currículo. Pois é, os dois cursos podem divergir, porém, eles estudam algumas coisas semelhantes – mas com diferentes aplicações – ao longo do caminho.

A primeira é a química, que está bem presente nas duas áreas de estudo. A biologia, microbiologia, toxicologia e estudos em genética também são coisas que os dois têm em comum.

Outra semelhança é que tanto Farmácia, quanto Biomedicina os cursos contam com atividades práticas em sua grade. Essas aulas acontecem em laboratórios e buscam acostumar os estudantes com os equipamentos e técnicas que eles vão usar no ambiente de trabalho.

Ambos ainda existem estágios supervisionados que o aluno é obrigado a fazer. Fora isso, para conseguir se formar é necessário entregar um Trabalho de Conclusão de Curso, conhecido popularmente como TCC.

Entenda os cursos de Farmácia e Biomedicina

Você viu que existem tanto diferenças, quanto semelhanças entre os cursos de farmácia e biomedicina, não é mesmo? Mas ficou curioso para saber qual é a grade curricular de cada curso?

A seguir nós separamos as principais cadeiras – disciplinas – de cada um deles para você ter uma noção do que poderá aprender caso decida cursar alguma dessas faculdades.

É preciso, no entanto, destacar que essa grade pode mudar entre as instituições de ensino, especialmente com a adição das disciplinas eletivas, ou serem chamadas por um nome diferente. Por isso, é sempre bom conferir o currículo de onde você vai estudar, ok?

O que é estudado em Farmácia?

O curso de farmácia tem muitas disciplinas. Afinal, são cinco anos de graduação e todas elas são de extrema importância na formação do futuro profissional. Algumas dessas disciplinas são:

  • Genética
  • Ciências moleculares e celulares
  • Assistência farmacêutica
  • Bioquímica
  • Química Geral
  • Química Analítica
  • Farmacologia
  • Farmacognosia
  • Química Farmacêutica e planejamento de fármacos
  • Fitoterapia
  • Cosmetologia
  • Gestão de empresas farmacêuticas

O que é estudado em Biomedicina?

O estudante do curso de biomedicina também aprende muita, mas muita coisa mesmo. Durante os quatro anos o futuro profissional vai encontrar cadeiras obrigatórias como:

  • Genética
  • Microbiologia
  • Química geral
  • Ciências moleculares e celulares
  • Hematologia
  • Virologia
  • Toxicologia
  • Primeiros socorros
  • Ciências morfofuncionais dos sistemas do corpo
  • Imunologia clínica
  • Patologia geral
  • Biomedicina estética

Mas afinal, qual escolher?

Ficou claro qual é a diferença entre o curso de farmácia e o de biomedicina? Mas e agora, qual escolher para se graduar? Essa é a pergunta de ouro e que pode deixar muitos estudantes travados. Afinal, você vai escolher agora o que quer ser no futuro.

Mas não precisa se desesperar, basta prestar atenção a algumas dicas. A primeira é, conheça as disciplinas que você mais gosta e as que você tem mais facilidade.

Você viu que farmácia liga bastante com química e biomedicina foca mais em biologia. Em quais das duas você se sai melhor na escola? Você gosta mais de aprender sobre o corpo humano ou sobre o comportamento das substâncias?

Isso vai ser bem importante para a segunda dica, que é: conheça o currículo de cada curso e veja qual se encaixa melhor nas suas habilidades. Também pesquise sobre como é o mercado de trabalho para cada área na sua cidade e no seu estado, até porque, isso também é importante. Por fim, pense em qual profissão vai te fazer mais feliz e realizado no futuro. Isso é a parte mais importante!

Ainda está na dúvida e quer aprender mais sobre a graduação em farmácia e outras na área de saúde? Então dá uma conferida nos outros conteúdos que nós preparamos sobre elas para você no blog da Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 92

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.