InícioDicasFormação acadêmicaLinkedIn: como preencher suas formações acadêmicas

LinkedIn: como preencher suas formações acadêmicas

Criar um LinkedIn é fácil e rápido. Mas, na hora de preencher as informações, muitas pessoas não sabem como fazer. É importante colocar os dados de forma correta, para ter um perfil que chame a atenção.

Por isso, aprenda de uma vez por todas como preencher as informações acadêmicas. Assim, terá mais relevância em seu perfil.

Por que é importante ter um LinkedIn?

Você pode se perguntar qual o motivo de criar uma conta nessa rede social. Além disso, porque falam tanto dela hoje em dia. Cada vez mais empresas e recrutadores estão usando.

Segundo o ranking Fortune 100, 90% usam a rede para conhecer novos talentos. Além disso, 30% dos recrutadores dizem ser uma das fontes mais importantes para contratar alguém.

No Brasil, o LinkedIn possui 20 milhões de usuários. Sendo assim, o país é um dos 5 maiores mercados da empresa. Os estudantes são os que mais criam novas contas. Assim, os jovens já sabem que ter um perfil na rede social é muito importante.

Ele veio como uma grande revolução para o mercado. Desse jeito, os motivos que fazem a rede ser boa são:

  • Fazer contato com pessoas da sua área;
  • Diversas oportunidades de emprego;
  • Conseguir recomendações de pessoas que trabalharam com você;
  • Participar de grupos.

Como preencher as formações acadêmicas no LinkedIn?

Uma das maiores dúvidas é sobre como preencher as formações acadêmicas. Afinal, surgem dúvidas se pode colocar qualquer curso e se vale o ensino médio também.

O espaço da formação acadêmica no LinkedIn vale para graduação, pós-graduação e cursos profissionalizantes. Além disso, claro que você também pode e deve colocar mestrado e doutorado, se houver.

Com relação ao ensino fundamental e médio, você até pode preencher. No entanto, muitas escolas não possuem página na rede para poder colocar no perfil. O mais importante são as formações da graduação para frente.

Vale a pena colocar o ensino médio caso você tenha feito junto ao técnico. No caso de cursos como inglês, algumas pessoas escolhem colocar na parte de formação acadêmica. No entanto, o LinkedIn tem uma parte para inserir os cursos feitos.

Sendo assim, não é preciso colocá-lo em outro local. Aliás, preencha cada informação em seu espaço, para que fique mais fácil encontrá-las.

Como ter um perfil perfeito no LinkedIn?

Para conseguir um emprego, a sua conta precisa chamar atenção dos recrutadores. Sendo assim, é importante criar um bom perfil na rede. Então, veja dicas que podem ajudá-lo nesta tarefa.

LinkedIn: foto de perfil

Sua página precisa ter um rosto, ou seja, uma foto de perfil. Afinal, as pessoas precisam saber quem você é. Escolha uma imagem que mostre que é um bom profissional e responsável. Então, não use fotos de balada, bar ou praia.

Suas habilidades e experiências

Preencha isso no LinkedIn, mesmo que não tenha experiência profissional. Portanto, coloque estágios, projetos, idiomas que fala e até se ganhou prêmios.

Atividades extracurriculares e voluntárias

Os recrutadores olham cada vez mais para essa parte. Por isso, mostre o que faz fora da vida profissional, seus valores, seus interesses. Assim, eles vão ver se você se encaixa com o perfil da empresa.

Recomendações

As recomendações são ótimas para os recrutadores verem o que outras pessoas falam sobre você. Portanto, não tenha vergonha e peça para que ex-chefes ou professores escrevam no seu perfil.

Conteúdo visual

O LinkedIn deixa colocar fotos, vídeos, apresentações e projetos de design. Sendo assim, use essa ferramenta. Desse jeito, vai mostrar mais ainda quais são os seus talentos.

Como usar o LinkedIn da forma certa

Depois que o perfil é criado ele deve ser usado sempre. Então, não é algo que você faz e deixa de lado depois. Afinal, mesmo que já esteja empregado é preciso atualizar suas informações.

A seguir, entenda o que pode ser feito para que seu perfil esteja sempre ativo. Dessa forma, ganha relevância em sua área.

LinkedIn: grupos de discussão da área

Nesses grupos você encontra outras pessoas do seu campo de atuação. Assim, sempre há uma troca de experiências. Então, participe.

Siga pessoas e empresas

Não é para seguir tudo o que vê pela frente. No entanto, escolha quem poste conteúdos relevantes para você e sua profissão.

Compartilhe e comente

O LinkedIn também tem a opção de compartilhar e comentar. Então, use isso ao seu favor. Assim, você mostra que é interessado e atualizado na sua profissão.

Perfil deve ser atualizado

Acesse a rede pelo menos uma vez por semana. Além disso, sempre atualize com informações novas e experiências atuais. Desse jeito, você vai ter uma conta relevante para os recrutadores.

Você pode encontrar de forma fácil diversas oportunidades de trabalho. Aproveite e capriche no seu perfil. Afinal, a rede é diferente de um currículo. Por isso, ela dá espaço o suficiente para colocar todas as suas experiências e atividades.

Como encontrar emprego pelo LinkedIn?

Muitas vezes os novos usuários chegam já em busca de emprego. Porém, a maioria não sabe o que fazer para conseguir um. Você pode seguir outras dicas para encontrar trabalho de forma fácil no LinkedIn. Afinal, é difícil em especial quando é alguém sem experiência.

É possível fazer outras coisas que compensam a falta de prática. Por exemplo, produzir conteúdo especial para a rede. Assim, transforma seu perfil em um tipo de blog profissional.

Arrumar a busca também é uma ótima maneira de encontrar oportunidades. Depois, pode marcar para ser enviado um e-mail quando aparecerem vagas que encaixe nos filtros.

Outra dica é nunca falar da vida pessoal. Outras redes como Facebook e Instagram são para esse fim. Entretanto, o LinkedIn é apenas a vida profissional.

E-mails com oportunidades para o seu perfil são mandados sempre. Então, tenha hábito de olhar a caixa de entrada pelo menos uma vez por dia.

Não encontro trabalho pelo LinkedIn: e agora?

Alguns erros são cometidos na hora de tentar uma vaga pela rede social. Por isso, fique atento para saber se você não faz algum deles. Na hora de mandar mensagens para uma empresa, não use copiar e colar, por exemplo.

Cada instituição tem um perfil, portanto, elabore um recado que encaixe nele. Outra dica é nunca colocar informações falsas no perfil. Afinal, ninguém quer trabalhar com alguém que não faz o que prometeu.

Tome cuidado com o que posta, curte e compartilha no LinkedIn. Estar presente na rede é importante. Entretanto, o recrutador precisa saber se você segue os valores da empresa.

Não se preocupe caso demore para achar algo. Principalmente quando não se tem tanta experiência, é difícil encontrar muitas oportunidades. No entanto, depois vai ser mais fácil.

Não desista e continue olhando as vagas todos os dias. Desse jeito, uma hora você vai achar o emprego perfeito.

Aproveite e veja nesse outro conteúdo como conseguir estágio em Computação em Nuvem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.