InícioGraduaçãoEngenhariaQuais as melhores faculdades de Engenharia Civil?

Quais as melhores faculdades de Engenharia Civil?

À primeira vista, pode parecer difícil encontrar as melhores faculdades de Engenharia Civil para se cursar. Isso acontece por causa da quantidade de opções disponíveis.

Felizmente, existem várias escolhas que podem ser feitas de acordo com o local, disponibilidade do aluno e valores da faculdade de Engenharia Civil. Não existe mais aquela história que apenas pessoas dispostas a gastar grandes quantias podem cursar Engenharia Civil. Hoje em dia essa faculdade está bem mais acessível e com mais opções para diversos públicos.

Mostraremos neste post as melhores faculdades de Engenharia Civil para se cursar bacharelado. Levando em consideração a qualidades de cada instituição, seja ela privada ou pública. Assim, você saberá qual seria a melhor universidade para você cursar e se tornar um engenheiro civil. Acompanhe abaixo:

Melhores faculdades públicas de Engenharia Civil

ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O curso de Engenharia Civil do ITA está entre os melhores do Brasil, de acordo com o Enade (exame do Ministério da Educação que avalia a qualidade dos cursos superiores brasileiros).

A graduação é voltada para a formação de engenheiros, mestres e doutores com aplicações em Engenharia Aeronáutica, Transporte Aéreo e Aeroportos. De acordo com o Guia do Estudante, o ITA recebe nota máxima há alguns anos e sempre é bem concorrido.

Engenharia Civil Fundamental e Profissional

O método de ensino do ITA é feito para que nos dois primeiros anos do curso sejam ensinadas todas as modalidades de engenharia de maneira geral, chamado curso fundamental. O modelo diferenciado de ensino dessa faculdade exige um perfil dedicado e com um elevado desempenho acadêmico para que o estudante possa acompanhar o andamento das disciplinas durante o curso.

Já nos três últimos anos do curso acontece o ingresso na modalidade de Engenharia Civil escolhida na hora do vestibular, conhecido como curso profissional. Nele, será possível se especializar na área de interesse determinada anteriormente ao se realizar o vestibular.

O vestibular do curso de Engenharia Civil do ITA é feito unicamente pela própria instituição.

Unicamp – Universidade de Campinas

A faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo de Campinas possui em sua grade um dos melhores cursos do Brasil nessa modalidade. Uma prova disso é o fato da Unicamp se destacar como instituição com um dos melhores cursos de Engenharia Civil em âmbito nacional.

Dos 24 cursos oferecidos pela faculdade, 14 obtiveram conceito 5, 8 na avaliação do Enade realizada em 2018. A avaliação é feita pelo Inep (Instituto Nacional  de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e busca avaliar os conhecimentos, competência e habilidades aprendidas ao longo do curso.

A Unicamp existe desde 1969 e seus cursos estão entre os melhores nas suas áreas, isso ocorre por causa da ótima estrutura e do ambiente acadêmico bem integrador. Um fato interessante, disponibilizado no site da instituição é de que 95% dos professores possuem doutorado, o que aumenta bastante o nível de qualidade dessa instituição.

Existem várias formas de entrar na Unicamp, tudo depende de seu perfil. Se você optar por usar o Enem como forma de ingresso, saiba que 20% das vagas da instituição são voltadas para esse método. Também há vagas para aqueles que tiveram bom desempenho em olimpíadas científicas e competições de conhecimento. Além de vagas voltadas para as cotas étnico-raciais disponibilizadas todos os anos.

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

A UFRJ está entre as 10 melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha. A instituição, com mais de 200 anos, é uma das mais conceituadas do país na área.

O curso da instituição capacita o aluno da necessidade permanente do aperfeiçoamento e cumprimento da legislação. Além de oferecer cinco opções de formações em ênfases profissionais que serão listadas abaixo:

  1.  Construção Civil
  2.  Engenharia de Transportes
  3.  Estruturas
  4.  Geotecnia
  5.  Recursos Hídricos e Meio Ambiente

Para ter acesso ao curso de graduação de Engenharia Civil da UFRJ é necessário ser aprovado no ENEM e, depois, optar pelo curso escolhido pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada).

USP – Universidade de São Paulo

O curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo é oferecido nas sedes da capital e de São Carlos. Ambas são referência em pesquisa, ensino e aplicação dos conhecimentos de Engenharia Civil na sociedade. De acordo com o Guia do Estudante, a instituição possui nota máxima no Ranking das Melhores Faculdades, o que também quer dizer que a faculdade é bem concorrida e desejada por muitos estudantes.

A faculdade de Engenharia Civil da USP possui 130 vagas e cinco anos de duração, normalmente as aulas ocorrem em período integral, no entanto, devido a pandemia, atualmente, grande parte das aulas acontece de maneira 100% online ou semipresencial.

Nos dois primeiros anos do curso são ensinadas as matérias primordiais de todas as engenharias, depois deste período as disciplinas começas a ficar mais específicas e o aluno aprenderá mais sobre a Engenharia Civil de maneira completa. Além de passar pelas disciplinas, também é obrigatório realizar um estágio para que se consiga o diploma na universidade.

Segundo o Ranking Universitário Folha essa também á a melhor faculdade do Brasil em avaliação de mercado e qualidade de ensino. Isso quer dizer que, quem é formado por lá consegue facilmente atuar na área. Para entrar na USP é necessário realizar o vestibular da Fuvest ou pelo Sisu.

Melhores faculdades particulares de Engenharia Civil

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Desde já, é importante lembrar que esta é uma das mais tradicionais e pioneiras universidades do Brasil. Ao passo que, sua Escola de Engenharia foi a primeira do país, sendo uma referência de ensino superior para diversos cursos, principalmente em Engenharia Civil.

Por outro lado, a sólida formação científica da instituição também amplia horizontes dos alunos. O que por sua vez, facilita o uso das inovações tecnológicas. O curso da instituição é composto por 10 semestres, onde serão estudadas fundamentações básicas e práticas do profissional engenheiro.

No Mackenzie, as disciplinas que se destacam com aulas práticas são:

  • Laboratório
  • Hidráulica
  • Geoprocessamento
  • Materiais de construção
  • Mecânica dos solos
  • Projeto e construção de pavimentos

Naturalmente, ao final do curso serão estudadas as disciplinas mais voltadas para a rotina do profissional formado. De modo que, serão vistas as aplicações dos sistemas aprendidos durante a faculdade, dessa forma o aluno terá a oportunidade de aplicar os conhecimentos e se preparar para a sua futura realidade do profissional.

Como resultado, a inserção no mercado de trabalho é facilitada, o que proporciona inúmeras oportunidades aos graduados. O método de entrada no curso é pelo seu próprio vestibular, além disso, a nota do Enem também pode ser utilizada.

Centro Universitário FEI

Antes de tudo, é importante dizer que esta é uma das instituições de maior prestígio da área da engenharia. Principalmente pelo fato de ser a especialidade da universidade. Além disso, está em 3° lugar no Ranking Universitário Folha.

A instituição possui dois campus, um em São Bernardo do Campo e outra na capital paulista, que possui seis andares e é uma perfeita obra da Engenharia Civil, que pode ser visto principalmente em seu hall entrada. Sua estrutura permite que sejam realizados encontros, workshops e palestras, onde poderão ser discutidos assuntos relacionados à Engenharia Civil.

A sigla FEI é atualmente denominada como Fundação Educacional Inaciana “Pe. Sabóia de Medeiros”. A faculdade de Engenharia Industrial da FEI permite que os alunos aprendam engenharia nos laboratórios tecnológicos com estrutura de ponta, a fim de proporcionar o desenvolvimento de diversas atividades científicas e atividades experimentais.

Em outras palavras, você terá aulas práticas em diversas áreas. O que por sua vez, auxilia nas pesquisas e experiências científicas inovadoras.  A FEI possui acordos bilaterais com organizações internacionais, o que permite intercâmbios e estágios no exterior. Seu processo seletivo é realizado através do vestibular da própria instituição.

Você pode conseguir bolsas de estudo com 50% a 100%, através da Bolsa por Mérito de Desempenho. Mas primeiro, os candidatos devem participar do processo seletivo institucional e ter um ótimo desempenho.

PUC – Pontífice Universidade Católica

A Engenharia Civil da PUC -SP e PUC-RJ é muito bem qualificada pelo Ministério da Educação, como um dos melhores cursos da atualidade. Todos os anos são admitidos 160 alunos na graduação da instituição..

É um curso diferenciado pelo fato da quantidade de alunos em sala de aula ser controlada, o que melhora o rendimento nas aulas. Nos primeiros anos de curso também existe o ciclo comum, onde todos os alunos das engenharias estudam as matérias essenciais.

No curso de Engenharia da PUC, a maioria dos professores são mestres e doutores. Recentemente, a instituição começou a realizar competições especiais para engajar os alunos. Algo diferente do que é esperado da maioria dos cursos de Engenharia Civil em território nacional.

A matriz curricular da faculdade possui diversas atividades interdisciplinares relacionadas a diversas matérias, em laboratórios, por exemplo, assim o aluno poderá se desenvolver profissionalmente de forma prática enquanto aprende as matérias.

O curso tem convênios com instituições internacionais e incentiva a participação de alunos em intercâmbios. Nesse sentido, também são incentivados estágios remunerados em empresas para que o aluno posso finalizar sua graduação. No estágio, os alunos tem a chance de conhecer e aplicar os conhecimentos aprendidos durante o curso.

As formas de ingresso da PUC são por meio da nota do Enem ou vestibular próprio, fique atento as datas e editais da universidade.

Mauá – Instituto Mauá de Tecnologia

O curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia é bem amplo e capacita os profissionais para que possam atender as mais distintas obras. Aquele que se graduar aqui estará pronto para a construção de ferrovias, edifícios, aeroportos e até a realizar planejamentos complexos de saneamento básico. O engenheiro poderá trabalhar em conjunto com arquitetos e ambientalistas em projetos.

O corpo docente do Instituo Mauá de Tecnologia possui em sua maioria professores em nível de mestrado ou doutorado. Com isso, proporcionam uma base de conhecimento sólida durante o aprendizado dos estudantes. Como a maioria dos cursos de Engenharia Civil,  nos primeiros anos da Mauá, a faculdade proporciona seu ciclo básico de ensino, Ou seja conhecimento essencial para todas as engenharias. Posteriormente, serão ensinados os conhecimentos específicos de cada curso.

O método de ensino da instituição permite que professores e alunos possam conhecer e aplicar novos métodos e conceitos. E são incentivadas a criatividade e a experimentação, proporcionando maior liberdade e autonomia durante as aulas e atividades.

Quem quiser cursar essa faculdade terá três formas de ingressar através do processo seletivo que ocorre todos os anos. Por meio de uma prova online, pela nota do Enem, ou através de alguma certificação internacional. Para verificar quais são os tipos de bolsas de estudo disponíveis, entre no site do Instituto Mauá de Tecnologia.

melhores-faculdades-de-engenharia-civil-foto-de-thisisengineering-no-pexels

Foto de ThisIsEngineering no Pexels.

Faculdades de Engenharia Civil com qualidade e custo mais baixo

Faculdade Unopar

O curso de Engenharia Civil da faculdade Unopar tem 5 anos de duração e é oferecida nos modos presencial e semipresencial. Durante a graduação, que é do tipo bacharelado, o aluno contará com grande flexibilidade e apoio pedagógico.

A faculdade Unopar conta com uma estrutura excelente, salas espaçosas, e ambiente apropriado para os estudantes. Um ponto especial e diferenciado é o aplicativo que a própria faculdade disponibiliza aos seus alunos. Ele ajuda a conseguir estágios e empregos na área de atuação de seus respectivos cursos.

As aulas online da instituição são bem elaboradas, com grande apoio dos professores na realização das atividades e trabalhos acadêmicos que são exigidos durante o curso.  Durante a graduação, serão exigidas aulas práticas em laboratório, que funcionam junto com as aulas teóricas. Isso torna a metodologia dinâmica e abrangente, se adaptando às novas tecnologias da atualidade.

Veja algumas das matérias que farão parte da graduação de Engenharia Civil da Unopar:

  • Física Geral e Experimental
  • Ciências dos Materiais
  • Física Geral e Experimental
  • Desenho Técnico
  • Instalações Elétricas
  • Materiais de Construção Civil
  • Mecânica dos Solos
  • Fundações
  • Fenômenos de Transportes
  • Resistência dos Materiais

Outras disciplinas relacionadas ao ordenamento jurídico também ajudam o graduando a ter uma boa base em seu possível futuro, onde será responsável por diversas pessoas em em sua equipe, de forma a evitar acidentes e mal entendidos.

A qualidade dessa faculdade é comprovada, pois 88% de seus alunos a recomendam, possuindo uma alta taxa de aprovação. Para ingressar na Engenharia Civil da Unopar, é possível realizar o vestibular tradicional, usar sua nota do Enem, realizar uma transferência externa de outra faculdade e fazer uma segunda graduação. Lembrando que a instituição fornece a primeira mensalidade do curso de graça e disponibiliza diversas condições para descontos. Para saber mais, entre em contato através do site da Unopar.

Faculdade Pitágoras

A faculdade Pitágoras de Engenharia Civil é conceituada como uma das maiores entidades privadas do país. Sendo uma organização de ensino superior que iniciou suas atividades no ano 2000, em Belo Horizonte.

A grade curricular do curso na instituição possui ao todo 59 disciplinas e duração de 10 semestres. Além de ter reconhecimento do MEC, com a maioria de suas notas consideradas boas ou ótimas, que ficam entre 3 e 4 nos indicadores de CI (Conceito Institucional) e IGC (Índice Geral de Cursos).

Cursos internacionais e consistência

A faculdade Pitágoras oferece uma série de cursos online internacionalmente reconhecidos e gratuitos. Suas certificações são realizadas juntamente com grandes empresas do mercado de tecnologia.

Dessa forma, sua principal qualidade é a abrangência e consistência no método de ensino. O curso de Engenharia Civil da faculdade Pitágoras está presente em 13 estados brasileiros com o mesmo padrão de qualidade.

Você pode se inscrever para o vestibular online para Engenharia Civil ou usar sua nota do ENEM. Uma das maiores facilidades da Pitágoras para as famílias que não possuem grandes ganhos financeiros é o fato de conceder até 75% de desconto sem precisar comprovar renda. Garantindo o desconto até  final do curso, isso facilita bastante para pessoas com dificuldades financeiras e mantém um preço bastante acessível para aqueles que querem cursar essa faculdade.

Outro fator decisivo é o reembolso que a faculdade Pitágoras oferece para aqueles alunos que mudarem de ideia durante a realização do curso. O reembolso acontece de acordo com as condições disponibilizadas pela própria instituição. O curso de Engenharia Civil da faculdade Pitágoras oferece a primeira mensalidade do curso grátis e 85% dos alunos que estudaram por lá recomendam a graduação.

Faculdade Anhanguera

Certamente, umas das melhores faculdades para se fazer Engenharia Civil é a Anhanguera. Fundada em 1994, a instituição já possui destaque em 19 estados brasileiros com 1.051 unidades e mais de 88 mil alunos matriculados.

Apesar de ser uma instituição de ensino concorrida, o mais importante é que a Anhanguera está entre as melhores faculdades para fazer Engenharia Civil. Principalmente pelo seu preço acessível e qualidade aprovada pelo MEC.

Na faculdade Anhanguera as aulas de Engenharia Civil acontecem em meio período e podem ser realizadas através de duas modalidades: presencial e semipresencial. Na primeira modalidade é recomendado que o aluno tenha tempo para comparecer na instituição todos os dias, já na segunda, parte das aulas ocorre de maneira online.

Durante o curso serão vistas matérias como Geometria Analítica e Álgebra Vetorial, Engenharia e Profissão e Administração e Economia para Engenheiros. Além de outras matérias, totalizando 59 disciplinas na grade curricular do curso.

Outro fator importante é que a faculdade Anhanguera está presente em todo território nacional. Ou seja, sua chance de encontrar uma perto de você é grande.

O valor das mensalidades de engenharia Civil na Faculdade Anhanguera podem variar de acordo com a região onde o curso é ofertado. De maneira geral, o investimento inicial fica entre R$ 800 e R$ 1.400, mas recomendamos entrar em contato com a instituição para informações mais detalhadas.

Estágios e parcerias

Uma das melhores ferramentas dessa instituição é o Canal Conecta. Ele oferece vagas de emprego e estágio exclusivamente para os alunos da faculdade Anhanguera, de forma gratuita.

Seu sistema de ensino é mais dinâmico e interativo, de modo que o aluno aprenda na prática e com casos reais da profissão escolhida. Outro grande diferencial é o fato da instituição manter convênios e parcerias com empresas e organizações; que proporcionam descontos em serviços e produtos. Para ingressar, basta realizar o vestibular para Engenharia Civil da faculdade Anhanguera ou usar sua nota do ENEM.

melhores-faculdades-de-engenharia-civil-foto-de-thisisengineering-no-pexels

Foto de ThisIsEngineering no Pexels.

Como escolher a melhor faculdade de engenharia civil?

Antes de tudo, é preciso verificar qual modalidade de ensino se encaixa mais às suas necessidades. Por exemplo, se você possui mais tempo disponível, é recomendado o ensino presencial, já se houver pouco tempo livre, pode optar pelo semipresencial.

Depois, será preciso localizar a faculdade de Engenharia Civil mais próxima de sua residência e se ela atende à sua modalidade de ensino pretendida.

Eventualmente, após encontrá-la você saberá o quanto pagará em sua matrícula e mensalidade. Além disso, também existe a chance de conseguir uma bolsa de estudos.

Vestibular e ENEM

Por último, você precisa escolher qual o método de ensino que mais se encaixa no seu perfil. Em suma, suas opções são escolher entre: realizar um vestibular da própria faculdade, ou usar sua última nota do ENEM.

O resultado pode determinar se haverá desconto na mensalidade ou bolsa de estudos para o curso de Engenharia Civil.

Agora que já se informou sobres as melhores faculdades de Engenharia Civil, veja a que cabe dentro do seu orçamento e não perca tempo para se inscrever.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.