InícioDicasFormação acadêmicaQuais as vantagens de fazer Ciência Política EAD?

Quais as vantagens de fazer Ciência Política EAD?

O curso de Ciência Política EAD tem duas vantagens principais; a de trazer o conhecimento de como funcionam as organizações políticas, e a de o aluno estudar dentro da sua disponibilidade de horário, onde ele estiver

Quando pensamos em política, imaginamos logo no processo eleitoral, que acontece regularmente no Brasil. Mas o assunto transcende as urnas eletrônicas: a Ciência Política estuda os princípios da política e suas organizações, para elaborar programas para a sociedade.

É importante conhecer o conceito de política. A palavra vem do grego, e tem um significado bem amplo. Ela tanto quer dizer a relação dos grupos sociais na cidade (pólis, em grego), e também a organização dos estados.

Assim, a política não tem somente a ver com as eleições. Isso ajuda a ver o curso de Ciência Política com mais amplitude. Além disso, o cientista político tem um embasamento muito sólido para promover ações para a sociedade.

O curso de Ciência Política

É um curso ao nível bacharelado, com duração de três anos, ou 18 semestres. Uma das coisas que chamam a atenção é que a Ciência Política abarca uma série de disciplinas da área de Humanas. Uma delas é a Sociologia, a ciência que estuda a sociedade e as interações entre os diversos grupos sociais.

O estudo de Sociologia no curso de Ciência Política vai além da definição da disciplina. Como a sociedade está em constante transformação, o aluno precisa estar atualizado com o que está acontecendo. Isso caminha com a compreensão de como e, porque as pessoas se relacionam e se comportam.

A Filosofia também faz parte da grade curricular, mas de uma forma mais direcionada. A disciplina aborda os questionamentos humanos sobre a existência, ética e moral, mas com um pé na política. Assim, o aluno terá embasamento para pensar sobre a relação das pessoas com os governos e outras interações.

Como a sociedade funciona

Outra disciplina que faz parte do curso de Ciência Política é a de Políticas Públicas, que será uma das principais áreas de atuação do especialista. Basicamente, ela trata das ações do poder público em prol da sociedade, e há dois tipos, a de estado e a de governo.

A política pública de Estado é aquela que existe independentemente do governo. Assim, assinaturas de acordos de cooperação entre países ou de meio ambiente, por exemplo, são políticas de Estado. Para se chegar a elas, é importante a participação de várias instâncias do governo, entre ministros, deputados e o Poder Executivo.

Difere da política pública de Governo, que depende de qual governo está atuando no momento. Dessa forma, a iniciativa é do governante, que decide aplicar determinada política pública, que não necessariamente pode ser continuada no governo seguinte.

Tecnologia e eleições na Ciência Política

Não tem como não falar do processo eleitoral no curso de Ciência Política. O aluno conhece como funciona o sistema eleitoral brasileiro, da definição, dos métodos adotados e a sua história.

Entender de tecnologia da informação e comunicação também é importante no curso. Especialmente atualmente, nos quais a informação é compartilhada quase que instantaneamente.

Esse conhecimento é particularmente interessante para o aluno de Ciência Política. A informação sempre fez a diferença nas relações sociais, mas atualmente, as transformações são mais intensas e profundas.

Ciência Política EAD

Falando em informação, a modalidade EAD do curso traz as disciplinas da Ciência Política para o aluno onde ele estiver. Com a facilidade do acesso à internet, ele pode assistir às aulas no local que for mais adequado. As aulas ficam disponíveis o tempo todo, e há tutores online que tiram dúvidas dos alunos.

Além disso, os materiais de consulta ficam à disposição do aluno, que pode ler quando e onde puder. As atividades são feitas de forma virtual, e os estudantes podem interagir entre eles e com os professores.

Há também os projetos interdisciplinares, que integram disciplinas diferentes. Dessa forma, os alunos usam os conhecimentos adquiridos em estudos que englobam a vida do dia a dia.

Mercado de trabalho

Trabalho é o que não falta para o profissional de Ciência Política. O campo é bastante amplo. Ele pode trabalhar como colunista ou comentarista de veículos de comunicação, ou autor de livros, por exemplo.

Ele pode atuar no poder público, em prefeituras, governos estaduais ou no federal, no estudo de políticas públicas e no entendimento das necessidades da sociedade. Outras áreas de atuação são no ensino, como professor ou consultor e assessor de prefeitos, deputados, vereadores, ministros de Estado, por exemplo.

Ciência Política e eleições

O profissional também pode atuar em partidos políticos. Eles realizam um trabalho de estudo dos grupos sociais e elaborar políticas públicas, dentro do seu espectro político. Assim, o cientista político está em estreito contato com os filiados do partido e a sua diretoria. Isso possibilita desenvolver um planejamento de ações políticas de médio e longo prazo.

Mas são nos períodos eleitorais que o trabalho do especialista em Ciência Política se torna ainda mais evidente. Com base nos princípios de um determinado partido político, o profissional elabora o plano de trabalho para aquela eleição. É ele que guia as ações de divulgação dos candidatos durante o período eleitoral.

Esse plano de trabalho é discutido com a diretoria do partido, e fornece subsídios para todos os seus departamentos. Um deles é o de Marketing, que se encarregará de divulgar aos filiados e eleitores em geral seu plano de governo.

Outros campos de atuação

Uma vez formado, o profissional de Ciência Política pode se especializar em campos mais restritos. A política financeira é um deles: ele estuda como determinadas ações governamentais ajudam grupos sociais e como afeta os cofres governamentais. Já as políticas econômicas têm uma visão mais global, e estudam como as ações interferem na economia do país, ou na relação entre países.

A Geografia Política, ou Geopolítica, já trata das relações entre os povos e seus territórios. É um campo que estuda a interação entre um grupo e a região onde vive. Assim, é possível entender o desenvolvimento dessa população e quais as políticas públicas que melhor atendem as suas necessidades.

Portanto, o curso de Ciência Política EAD traz um conhecimento amplo sobre a sociedade de hoje e como ela chegou até aqui. Se você gosta de atuar diretamente com grupos sociais, esse curso é para você!!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.