InícioDicasFormação acadêmicaQual a duração do Curso Superior em Design de Experiência?

Qual a duração do Curso Superior em Design de Experiência?

Ao começar a pesquisar sobre opções de curso superior, é bem comum que os vestibulandos fiquem confusos com a quantidade de coisa para analisar. No caso de quem deseja seguir carreira na área de Design, uma das dúvidas comuns pode ser qual é a duração do Curso Superior Tecnológico em Design de Experiência.

Até porque, o tempo que será dedicado aos estudos é um fator decisivo para muita gente. Não sabe o que é isso? Fica calmo, que essa graduação é basicamente voltada para quem deseja trabalhar pensando em ajudar os usuários a terem a melhor experiência possível ao utilizar um tipo de serviço.

De maneira geral, por ser de nível tecnólogo, essa é uma opção mais curta. Portanto, é voltada para quem deseja adentrar logo no mercado de trabalho. Ficou curioso para saber mais sobre?

Então continue lendo este artigo para descobrir exatamente quanto tempo dura essa graduação. Veja ainda como ela é e o que exatamente esse profissional é capacitado para fazer. Não perde tempo e confere aí!

Qual é a duração do Curso Superior Tecnológico em Design de Experiência?

Um Curso Superior Tecnológico (CST) em Design de Experiência tem uma duração média de um ano e meio, sendo dividido em três semestres. Isso pode parecer pouco. Porém, é mais do que o suficiente para que o estudante que se dedica às aulas consiga absorver todo o conteúdo e fique preparado para ingressar no mercado de trabalho.

Isso porque, durante os três semestres da graduação, o aluno irá ver bastante coisa e ainda fazer trabalhos e testes para exercitar o conhecimento adquirido. No final, ainda será necessário apresentar um trabalho

Como é esse curso?

Deu para perceber que a duração do CST em Design de Experiência é bem menor que a de um bacharelado, não é mesmo? Isso acontece porque essa é uma graduação de nível tecnológico.

Mas não pense que isso a faz ter menos importância, viu? Esse tipo de curso garante um diploma de nível superior e possibilidade de fazer uma pós-graduação após formado. Além de preparo necessário para trabalhar em vários locais.

As disciplinas vistas nele são todas voltadas para analisar e entender o comportamento do usuário e em como melhorar a experiência do mesmo ao utilizar determinado serviço. Legal, não é mesmo?

O que um formado no CST em Design de Experiência faz?

Um designer de experiência faz bastante coisa. Entre as principais estão estudar e entender o comportamento dos usuários dos serviços que ele foi contratado. O foco dessas análises é sempre o consumidor e em como ele interage com a marca.

Ao fazer isso, o profissional será capaz de desenvolver e executar técnicas que servem para maximizar essa experiência. Garantindo assim, uma melhor melhor interação entre clientes e empresas.

O objetivo é, então, criar a melhor experiência possível para o maior número de clientes e suprir todas as necessidades destes. Sempre, é claro, levando em consideração a individualidade do público alvo.

De maneira simplificada, esse profissional monta uma jornada do usuário. Isso é identificar as necessidades, criar as soluções, colocar as melhores opções em prática e testar para ver qual delas se sai melhor no mundo real. Fácil de entender, não é?

Mas não vá achando que isso só se adequa ao meio digital, viu? Qualquer área que ofereça algum serviço pode ser beneficiada com a ajuda desse profissional, uma vez que as técnicas podem ser adequadas para todos os meios.

Esse tipo de estratégia está ganhando cada vez mais destaque. Isso porque os prestadores de serviço estão entendendo que quando um cliente tem uma boa experiência ocorre um aumento dos lucros.

Onde ele pode trabalhar?

Alguém que se formou no  CST em Design de Experiência pode trabalhar em muitos locais. O mais comum é em empresas da área de tecnologia. Essas são as que costumam estar ligadas mais diretamente em promover uma boa experiência aos usuários.

Agências de publicidade e marketing, principalmente o digital, são outros locais que costumam empregar designers de experiência com frequência. O motivo é que elas estão mais próximas dos clientes e precisam entender as necessidades dos mesmos para aplicar campanhas que gerem resultados.

Não para por aí! Esse profissional pode ainda ocupar cargos em startups ou ainda resolver trabalhar como autônomo. Nesse caso, o mais comum é oferecer consultorias ou abrir um escritório próprio.

Como é o mercado de trabalho e os salários?

O mercado de trabalho para quem se forma em Design de Experiência não poderia estar melhor. Isso acontece mesmo esse sendo um segmento relativamente novo no Brasil, mas que ganha cada vez mais espaço.

Porém, o crescimento acelerado gera uma falta de mão de obra especializada. Algo que pode ser uma boa notícia para quem pensa em se profissionalizar para atuar no segmento. Uma vez que praticamente já garante um posto de trabalho aos recém-formados.

Para você ter uma pequena noção de como a área está aquecida, em um período de pouco menos de um ano o número de contratação de profissionais do ramo em regime de CLT aumentou em mais de 70%. Essa é uma tendência que só tende a melhorar.

A falta de mão de obra gera uma outra coisa interessante, que é a melhora nos salários. No Brasil, a remuneração para um designer de experiência é de em média R$2.967,36.

Mas o valor pode ultrapassar facilmente os R$7.000,00. Tudo depende da região, tipo e tamanho da empresa e até pelo nível de experiência ou se o profissional escolhe atuar como autônomo, prestando consultorias.

Como se tornar um designer de experiência?

Decidiu que deseja se tornar um designer de experiência, e agora? O primeiro passo é escolher uma instituição de ensino que ofereça esse curso. Por ser uma área nova no Brasil, ele não é encontrado em todos os locais.
Contudo, algumas das faculdades que saíram na frente e estão com o CST em Design de Experiência na sua grade são:

  • Pitágoras
  • Unopar
  • Anhanguera

Para saber se um local é bom, é fácil. Verifique se ele é autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), as sugestões acima são, e confira qual é a avaliação dele entre os alunos e ex-alunos. Isso com certeza mostrará para você se vale a pena estudar na instituição.

Agora que você descobriu qual a duração do CST em Design de Experiência, ficou curioso para aprender mais sobre essa área? Então, veja outros conteúdos que a Voomp preparou sobre ela e saia daqui bem informado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.