InícioGraduaçãoEmpreendedorismo3 áreas para quem quer trabalhar com Empreendedorismo

3 áreas para quem quer trabalhar com Empreendedorismo

Se quer saber qual área para trabalhar com Empreendedorismo, deve saber que existem diversos planos de carreira para transformar seu objetivo em realidade. Assim, a direção que você irá seguir dependerá de sua experiência, habilidades, finanças, flexibilidade e com seus objetivos para o futuro.

Geralmente, não faltam oportunidades na área para quem quer trabalhar com Empreendedorismo atualmente. Isso porque, não existem limites para quem pretende empreender. Assim, todo o mercado de trabalho poderá ser uma oportunidade de atuação. Onde os conhecimentos obtidos no curso de Empreendedorismo poderão ser aplicados corretamente. Dessa maneira, será possível realizar sonhos de carreira profissional e quem sabe mudar de vida. Nesse sentido, o profissional da área poderá investir, por exemplo, na gestão de negócios de empresas e instituições privadas e públicas. Sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, atuantes nas mais diversas áreas e ramos tais como Medicina, Direito, Comunicação, Engenharia, entre outras.

Embora alguns empreendedores tenham obtido sucesso sem gastar tempo em um local de trabalho tradicional. Muitas pessoas têm uma sólida experiência de trabalho antes de começar o seu próprio negócio. Essa experiência é uma forma de equipamento que funciona com as habilidades de que necessitam para lançar um negócio e colocá-lo em andamento. Além disso, a franquia também é um método de adquirir habilidades empreendedoras valiosas. Empresas bem estabelecidas oferecem pacotes de franquia com treinamento inicial, uma ótima forma para você começar, por exemplo.

Aliás, também existem empregos em que você poderá trabalhar em um horário flexível para dar tempo para você seguir sua paixão empreendedora. Para os brasileiros, também faz bastante sentido começar um novo empreendimento para renda paralela. Principalmente porque nem todos os negócios se tornam bem-sucedidos.

Trabalhar com Empreendedorismo de Franquia

Atualmente, um empreendedor franqueado é uma pessoa física que opta por investir em uma franquia. Em outras palavras, através da quitação de alguns valores, ele poderá usar a marca e o modelo de negócio da empresa matriz (franqueadora). Resumidamente, aqueles que pretendem trabalhar com Empreendedorismo de Franquia são os responsáveis por ajudar no processo de expansão de um certo empreendimento. Porém, sempre respeitando e seguindo as orientações da franqueadora.

De maneira geral, as marcas costumam oferecer treinamento in loco para todos os funcionários e gestores da unidade. Além de prestar suporte operacional e administrativo, auxílio jurídico e publicidade. Nesse sentido, a franquia é uma estratégia de negócio que visa ampliar a área de atuação da empresa e aumentar o seu número de consumidores. Pensando nisso, a marca permite com que empresários abram unidades com base em seu modelo e tecnologia. Como consequência disso, o franqueado acaba recebendo todo o suporte necessário para desenvolver seu empreendimento E, isso acaba tornando o negócio bem mais vantajoso e seguro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 56% das franquias fecham antes dos dois anos de operação. Por outro lado, 23 em cada 100 empresas abertas do zero vão à falência no período de dois anos. Além disso, investir em franquia acaba trazendo diversos benefícios como a isenção de alguns encargos e acesso a um modelo de negócio que já foi testado e fez sucesso com os consumidores. Confira alguns dos tipos de franquias que você pode trabalhar com o Empreendedorismo:

Tipos de franquias para investir

  • Microfranquias: uma das formas mais populares, principalmente pelo seu baixo nível de investimento. Que no que lhe concerne fica na casa dos R$90 mil. A vantagem do modelo é o baixo custo operacional e alta rentabilidade.
  • Franquia unitária: esse tipo de franquia é o modelo mais comum do mercado. Por permitir que o empreendedor possa atuar com uma unidade de loja física, quiosque, contêiner e muitos outros.
  • Franquia master: esse já é um modelo de franquia voltado para a expansão internacional das marcas. E também é muito usado por marcas que querem aumentar sua participação em outras regiões do Brasil.

Empreendedorismo de Startup

No Empreendedorismo de Startup, um grupo de pessoas busca se reunir para determinar um modelo de negócios que seja repetível e, ao mesmo tempo escalável. Sempre trabalhando em um ambiente repleto de incertezas. Em outras palavras, o empresário cria uma startup que não consegue afirmar se a empresa dará certo sem antes testar o modelo de negócios. Para isso, será necessário contar com a ajuda de profissionais de outros segmentos, para que o profissional que fez o curso de Empreendedorismo possa focar especificamente em uma área da startup.

Em território nacional, existem diversas startups de sucesso que geralmente atraem profissionais em busca de novas oportunidades em um ambiente descontraído e inovador. Outro fator importante desse tipo de empresa é a sustentabilidade que eles acabam trazendo para o mercado.

Você também pode trabalhar com Empreendedorismo Social

Atualmente, atuar nesse ramo significa desenvolver negócios sociais. Isto é, criar ou desenvolver empresas lucrativas que atendam a uma ou mais questões sociais. De maneira a melhorar a qualidade de vida dos clientes e desenvolvendo a sociedade como um todo. Um ótimo exemplo disso é o Programa Vivenda, que faz reformas de baixa complexidade em cômodos de residências de pessoas de baixa renda. Essas obras também contam com assessoria técnica, mão de obra especializada e um plano de pagamento que não prejudica em nada o orçamento da família. Quando o serviço é finalizado, o cliente poderá usufruir do cômodo completamente reformado melhorando sua qualidade de vida, segurança e saúde.

Essa área é totalmente indicada para quem fez o curso de Empreendedorismo e pretende gerar algum impacto social na região ou comunidade onde mora. Em suma, ao trabalhar com Empreendedorismo Social você poderá desenvolver um negócio que gere melhorias na sociedade. Ou seja, promovendo soluções que criem mudanças na realidade de pessoas e comunidades vulneráveis ou não. A melhor parte desse tipo de Empreendedorismo é a possibilidade de crescimento exponencial, assim como de investimento de gigantes do setor que poderiam estar interessados em ideias de impacto social.

Por fim, você conferiu algumas formas de se trabalhar com Empreendedorismo no mercado de trabalho. Porém, sempre existirá a forma clássica empreendedor por conta própria através de métodos e habilidade adquiridos no curso de Empreendedorismo ou não. Então, abrir um negócio próprio pode parecer muito difícil inicialmente, mas depois pode ser muito recompensador. Basta acreditar no sucesso do negócio e trabalhar duro para alcançar seus objetivos.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.