InícioDicasMercado de trabalho6 áreas da Podologia para seguir após a faculdade

6 áreas da Podologia para seguir após a faculdade

Neste artigo, abordaremos 6 áreas da Podologia que você pode seguir quando for entrar no mercado de trabalho. Caso ainda não esteja matriculado no curso, também daremos informações importantes para você tomar sua decisão mais assertivamente. 

Então, confira a seguir um pouco sobre a faculdade de Podologia e a grade curricular, para depois seguirmos para o mercado de trabalho e as possíveis áreas que você pode se especializar. 

A faculdade de Podologia

O Curso Superior de Tecnologia em Podologia forma profissionais com conhecimentos e habilidades voltadas para o diagnóstico e tratamento de disfunções podológicas. 

Há uma mistura entre disciplinas teóricas e práticas, generalistas e específicas, para dar a melhor base para o aluno se desenvolver no mercado de trabalho. Tudo com foco na ética e crítica adequada para a profissão. 

O aluno pode atuar de maneira multi e interdisciplinar, podendo ser reconhecido como profissional da saúde. Sai alinhado com o desenvolvimento de inovação e estratégia, capaz de se aperfeiçoar por si só no mercado de trabalho e na área de atuação. 

A faculdade de Podologia, por ser tecnóloga, tem duração menor do que um bacharelado. Pode variar entre 2 a 3 anos de curso, dependendo da Universidade. Além disso, é possível encontrar tanto no modelo presencial, quanto no semipresencial — algumas aulas são presenciais e outras em EAD. 

Mesmo não sendo bacharelado, ainda garante o diploma de Ensino Superior, não deixando o aluno defasado nesse quesito. 

Confira a seguir um pouco sobre a grade curricular do curso, para ter uma ideia do que estudará neste período. 

Grade curricular do curso

Selecionamos as principais disciplinas que podemos encontrar na faculdade. E, a partir desta grade, também é possível visualizar algumas das possíveis áreas de Podologia para atuar. 

Dentre todas as disciplinas lecionadas, podemos destacar:

  • Anatomofisiologia do Corpo Humano;
  • Avaliação Podológica;
  • Bioética e Biossegurança;
  • Ciên. Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor;
  • Cinesiologia e Biomecânica Eletrotermofototerapia;
  • Farmacologia e Cosmetologia;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Instrumentação em Podologia;
  • Microbiologia Básica;
  • Podologia Clínica;
  • Podopatologia;
  • Podopediatria e Podogeriatria;
  • Posturologia e Ortopodologia;
  • Entre outras. 

Lembrando que é possível haver algumas mudanças de grade, dependendo da Universidade. Isto porque cada instituição pode complementar da sua forma, para que o aluno tenha um conhecimento mais geral e/ou mais específico ainda. 

Por isso, é muito importante verificar a grade curricular da Universidade que deseja se formar, para conferir se é completa e supre o que você busca. 

Como se especializar em Podologia?

Ainda não há muitas universidades com bacharelado em Podologia, então é muito mais fácil encontrar tecnólogos. Mas, como vimos anteriormente, são cursos completos, que vão formar o aluno como um ótimo profissional. 

Selecionamos algumas opções com ótimo custo-benefício, ou seja, além de oferecerem um valor acessível de mensalidade, ainda possui uma ótima estrutura do campus e do curso. Então, confira onde você pode se especializar:

Além dessas opções, há muitas outras espalhadas pelo Brasil. Mas não deixe de tentar algum vestibular para conseguir uma bolsa e poder se preocupar somente com seus estudos. Há diversos programas focados nisso. 

6 áreas de Podologia para seguir

A busca do ser humano por qualidade de vida e aumento de longevidade está cada vez mais alta, se comparado a séculos anteriores, até anos. Isso faz com que a área da saúde, e a de bem-estar também, tenham bastante demanda de procura, tornando-se bastante promissoras. 

Falando especificamente da Podologia, é uma área que engloba todas as idades, desde a criança até a pessoa idosa. Cuida de todas as fases da vida, prevenindo e tratando podopatias e quaisquer problemas com a área dos pés. 

Com o aumento de doenças crônicas, como a diabetes, o Podólogo se tornou um profissional muito requisitado e valorizado, como já deveria ser. Mas ainda há muitas pessoas que não entendem o valor dessa profissão. 

Quanto ao local de trabalho, o Podólogo pode trabalhar em lugares variados, por exemplo, em hospitais, clínicas particulares, academias, institutos de beleza, SPAs, entre outros. O campo de atuação é bastante vasto quando falamos dessa parte específica. 

Lembrando que também pode trabalhar como autônomo, seja atendendo direto na casa dos pacientes ou por meio da sua própria clínica. É uma opção para quem deseja empreender e criar seu próprio negócio. 

Agora, abordaremos exatamente quais áreas em que o Podólogo pode atuar. Confira a seguir as principais e um pouco sobre cada uma. 

1- Podologia Preventiva

Como o próprio nome entrega, a área de Podologia Preventiva busca prevenir doenças relacionadas aos pés, as chamadas podopatias. O profissional atua para evitar problemas como: unhas encravadas, frieiras, rachaduras, micose, bolhas, odores. 

Muitos se confundem com o trabalho do Podólogo e da Pedicure, por exemplo. Por mais que as pedicures possam ter conhecimentos e especialização, inicialmente esse é o trabalho do Podólogo. 

2- Podopediatria 

Podendo também se chamar Podologia Infantil, a Podopediatria trabalha diretamente com as crianças. Como seus pés estão em constante formação e evolução, é preciso de um cuidado maior. O papel do Podólogo é assegurar que este crescimento seja correto e saudável, evitando problemas futuros. 

3- Podogeriatria 

Podologia Geriátrica, ou Podogeriatria, é a área que cuida especificamente de pessoas idosas. Como nossos pés nos carregam durante toda a vida e, assim como o resto do corpo, eles também envelhecem, precisa de um cuidado dobrado. 

O Podólogo é responsável por amenizar as alterações que surgem nos pés, devido a esse envelhecimento natural. É possível prevenir que maiores problemas surjam, evitando que a pessoa idosa tenha alguma podopatia grave. 

4- Pé de Risco 

Pé de Risco, ou Pé Diabético, é uma área que trata dos pés de pessoas que sofrem de insuficiência vascular, neurológica e/ou metabólica, por exemplo, diabetes. Como a saúde e o corpo dessas pessoas são bastante sensíveis, qualquer feridinha pode se agravar. 

É importante o acompanhamento do Podólogo exatamente para prevenir que haja essa evolução para um estado grave, que necessita de medidas mais extremas. Com a prevenção, isso pode ser evitado. Auxilia também na reabilitação de pacientes.

5- Podologia Desportiva 

Para um atleta, esportista, os pés são extremamente importantes, assumindo o papel de locomoção, suporte e ataque, independentemente do esporte em questão. Como o esforço é constante, repetitivo, mesmo que feito corretamente, aumenta a probabilidade de surgir podopatias. 

Qualquer podopatia que surja, mesmo que seja uma bolha, pode afetar seu desempenho e sua saúde também, obviamente. 

Como um Podólogo especializado em Podologia Desportiva, consegue atuar pensando exatamente no contexto do paciente, indicando cuidados específicos. O profissional estudará os movimentos daquela prática desportiva, para atuar da melhor forma, prevenindo lesões e outros problemas mais graves. 

6- Podologia Laboral 

Por fim, temos a Podologia Laboral, que, pelo nome, já indica que se trata dos trabalhadores. Analisará cada paciente, entender seu contexto de trabalho, para indicar tratamentos, cuidados e até equipamentos para auxílio. 

Auxilia, principalmente, aqueles trabalhadores que ficam muitas horas em pé, carregam muito peso ou caminham direto, porque seu trabalho envolve a locomoção. Mesmo acreditando que essas atividades não vão prejudicar seus pés, é importante conversar diretamente com um especialista. 

Essas foram algumas das principais áreas que um Podólogo pode atuar. Se você cursa ou pretende cursar essa faculdade, agora tem bem mais certeza de quais caminhos poderá seguir. 

Conclusão

Até as atividades mais simples colocam pressão sobre nossos pés, sendo nosso suporte do dia a dia. Por isso, o papel do Podólogo é tão importante, para tratar exatamente de uma das partes mais importantes do nosso corpo. 

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.