InícioDicasMercado de trabalhoÁrea da Saúde: conheça as profissões do futuro

Área da Saúde: conheça as profissões do futuro

As novas mudanças e o aceleramento tecnológico provocam grandes desafios para as profissões. Saiba o que estará em alta no ramo da saúde nos próximos anos.

Você é o tipo de estudante apaixonado pelas disciplinas de biologia, química e bioquímica, mas ainda não sabe exatamente qual profissão irá escolher? Para além da importância social dos profissionais da saúde, a área também é muito visada por seus benefícios de carreira, tais como estabilidade financeira e abrangência. Contudo, é preciso saber identificar quais são as tendências deste ramo profissional.

Muitas coisas estão surgindo nesses últimos anos. Algumas profissões são novidade. Outras, nem tanto. Tudo depende da demanda e da necessidade. De antemão, é preciso saber considerar quais funções se adaptam melhor as suas habilidades. A matemática, por exemplo, tem influência gigantesca na profissão do engenheiro de bioprocessos, mas pouca na de um educador físico.

Para te ajudar com isso, comentaremos nesse artigo sobre as profissões que serão mais requisitadas no mercado de trabalho daqui pra frente. Acompanhe!

Por que escolher a área da saúde?

Antes de mais nada, é preciso saber identificar o porquê você está cogitando uma profissão da área da saúde. Sabemos que ter afinidade com as disciplinas cursadas no Ensino Médio são um bom indício de compatibilidade com esse ramo específico. No entanto, também é notório destacar que o dia a dia das profissões é marcado pela execução de atividades práticas. Em outras palavras, tudo que você aprende na teoria adquirirá uma nova forma ao ser aplicado empiricamente.

Embora seja amplamente reconhecido que os empregos nesta área requerem grandes responsabilidades e determinação, muitos são os motivos que te farão ter vontade de ingressar nesse campo. A rotina atarefada não será um grande impeditivo se você valoriza oportunidades de crescimento, boa remuneração e retornos gratificantes.

Entre os motivos que te farão querer estar em contato com essa área, destaca-se o fato de que os profissionais do campo da saúde fazem a diferença diariamente na vida de muitas pessoas. O contato diário e a dedicação são aspectos bastante positivos que reforçam o lado humano dessas profissões.

Juntamente com esses aspectos, também existem vantagens de interesse estritamente técnico. Isso porque o campo da saúde está sempre em atualização. Como vivemos um momento de aceleramento técnico, a profissão está constantemente sendo impactada pela modernização. Tendo em vista que existe uma demanda gigantesca, não somente no Brasil, mas sobretudo internacional, as profissões da área da saúde terão seu lugar ao sol no futuro!

Quais são as profissões  do futuro no campo da saúde?

Agora que você tem um panorama dos benefícios de seguir uma carreira ligada à saúde, vamos direto ao que interessa! Conheça quais são as profissões do futuro na área em questão.

Biomédico

O nome desta profissão já é bastante sugestivo: biologia + medicina. Porém, o profissional que atua nesta área não tem semelhanças tão grandes com o campo da medicina. A Biomedicina está fortemente relacionada às atividades de pesquisa e estudo de microrganismos. Por exemplo, na criação de vacinas, desenvolvimento de técnicas de diagnóstico/exames, e manipulação de produtos para a bioindústria, os biomédicos são essenciais. Essa profissão tem forte crescimento no futuro devido às necessidades geradas pelo próprio mundo moderno.

Cirurgião plástico

O cirurgião plástico é um profissional formado em medicina e especializado em procedimentos estéticos que necessitam de intervenção cirúrgica. O fato desta profissão estar em alta diz respeito à demanda constante por melhorias estéticas. Especialmente no Brasil, esse mercado é bastante requisitado, já que o país está em segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas. Nesse sentido, as demandas sociais tornam esse ramo especialmente interessante para os estudantes de medicina.

Hacker genético

Sim, é isso que você leu mesmo! O hacker genético será um dos profissionais essenciais no futuro, pois ele faz um aprimoramento técnico de sistemas celulares e microbiológicos. Na era dos alimentos geneticamente modificados, essa profissão ganha ainda mais demanda. Se você também é um amante das matérias de exatas, passe a cogitar essa função.

Nutricionista

Nunca se discutiu tanto sobre saúde e alimentação, certo? Pois bem, se antes as pessoas não davam tanta atenção para o bem-estar, hoje essa pauta está em todos os veículos das mídias. Com o boom dos alimentos industrializados, muitos problemas de saúde passaram a ser relacionados com a ingestão de calorias vazias e alimentos excessivamente processados quimicamente. Portanto, seja na área de nutrição esportiva, pesquisa ou industrial, o a área da nutrição certamente será muito requisitada no futuro.

Geomicrobiologistas

O nome pode soar nada familiar. Mas espere mais alguns anos e você verá que profissões como essa serão mais famosas. Isso porque esse campo de estudo é como se fosse um híbrido entre os campos da geologia e microbiologia. O tema do desenvolvimento sustentável e as discussões em torno da questão ambiental são indícios de que saúde e meio ambiente estão completamente relacionados. Embora essa profissão não seja completamente do campo da saúde, há uma forte possibilidade dessa profissão ser cada vez mais fundamental ao campo.

Neuropsicólogo

Este ramo da psicologia tem ganhado destaque nos últimos tempos. A razão é muito simples. Essa especialidade é responsável pela análise do comportamento humano. Os elementos que sustentam essas pesquisas são retirados de estudos do sistema nervoso. Nesse sentido, tais profissionais são úteis para a otimização de processos que ofereçam melhorias à memória, atenção, raciocínio e emoções. Este profissionais atuam clínicas, hospitais, no neuromarketing e até na área forense.

Lista de cursos que estão em alta na área da saúde

Acima, oferecemos um breve panorama de profissões que estarão em alta no Brasil e no mundo. Tais escolhas foram feitas levando em consideração as demandas atuais e as suas correlações com a área da saúde em geral. Com isso, também preparamos uma lista de cursos que podem servir como pontes para a especialização em alguma das profissões citadas acima. Confira a seguir:

Evidentemente, muitas portas podem se abrir no decorrer dos anos. Lembrando que a escolha de um curso não necessariamente te limitará à apenas uma função. Cada curso aqui mencionado oferece uma grade curricular bastante vasta. Cabe a você identificar quais especializações te chamam mais atenção durante a graduação. Por isso, é importante pesquisar e escolher as disciplinas que são mais compatíveis com os seus interesses especificamente.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil a você. Para ver outras notícias relacionadas aos cursos citados acima, acompanhe nossa área sobre Saúde.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.