InícioGraduaçãoEngenhariaÁreas com carência de profissionais da Engenharia Civil

Áreas com carência de profissionais da Engenharia Civil

Se você pretende cursar Engenharia Civil ou é formado na área, já deve saber que a profissão é uma das mais procuradas do país. Ademais, se está iniciando na carreira, essa publicação servirá para te mostrar quais áreas estão com carência de profissionais de Engenharia Civil.

Neste contexto, o mercado brasileiro já é consolidado e oferece diversas oportunidades para os trabalhadores. Também, é uma área com diversos nichos de atuação e salários elevados. 

Dessa forma, vamos analisar o cenário atual da profissão no país, e traçar as tendências para o desenvolvimento do setor. Continue acompanhando.

Como está o mercado da Engenharia Civil?

A construção civil é um dos setores que menos sofre com a desvalorização do mercado e queda nas vendas. Isso acontece devido ao desenvolvimento constante das cidades e da infraestrutura urbana e social.

Dessa maneira, entende-se que, apesar das dificuldades econômicas enfrentadas atualmente, a profissão se mantém em alta. No mercado de trabalho, nota-se crescimento exponencial do setor e a busca por novos profissionais.

Assim, trataremos sobre as diversas oportunidades de atuação e discutiremos sobre quais as áreas que ainda possuem carência de profissionais especializados. Bem como, para facilitar o caminho consistente que você irá trilhar na profissão. 

Quanto ganha um engenheiro civil?

Segundo o site salario.com.br, um engenheiro civil formado tem um piso salarial de R$ 6.692,15. Estes valores dão-se com uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

No entanto, os valores podem variar diante da demanda do mercado e as áreas de atuação com carência de profissionais da Engenharia Civil.

Quais são as principais áreas de atuação?

Além da construção civil, há uma vasta gama de possibilidades para engenheiros civis. Estes, têm sido buscados em vários segmentos, inclusive na economia. 

Ainda, o profissional pode se inserir no setor público ou privado e atuar tanto com a parte prática da profissão, quanto com a contribuição de conhecimentos teóricos. Alguns exemplos dão-se na prestação de serviços de consultoria e desenvolvimento de novas tecnologias. 

Entre os diversos nichos de atuação para engenheiros, temos:

  • Cálculo estrutural;
  • Geotecnia;
  • Docência no ensino superior;
  • Segurança do trabalho;
  • Perícia;
  • Engenharia de saneamento;
  • Especialistas em materiais de construção;
  • Construção de rodovias e estradas.

Mas, afinal, quais são os setores que precisam de mais profissionais? 

Segmentos que exigem especializações técnicas e experiência profissional são os que mais enfrentam problemas com a busca de novos profissionais de Engenharia Civil. Haja visto, mesmo que grande parte dos deles possuam uma demanda elevada.

Por isso, nos próximos tópicos, iremos listar algumas dessas áreas da engenharia civil com carência de profissionais.

Conheça as áreas com carência de profissionais de Engenharia Civil

Se você busca áreas ainda não saturadas no mercado, é essencial que você esteja atento às diversas possibilidades de atuação para sua profissão.

Por isso, separamos a seguir, alguns nichos que enfrentam problemas na busca por novos profissionais de Engenharia Civil.

Atuação em Geotecnia

O nicho que aborda o comportamento do solo e das rochas é busca por novos profissionais de Engenharia Civil. Estes, devem ser capacitados para exercer a função de controle e manutenção da segurança relacionada à estrutura do terreno, de modo a evitar futuros danos ou acidentes na obra. 

Desse modo, para seguir essa carreira, o engenheiro civil deve ter pós-graduação em geotecnia. Ademais, o profissional deve atender às especificações de cada empresa.

Por fim, é válido pontuar que, essa atuação é essencial para qualquer tipo de construção, já que a análise do solo faz parte do processo da obra.

Gestão de equipes e projetos

A gestão vem como uma grande oportunidade na Engenharia Civil. Por isso, por mais que a demanda de profissionais especializados seja alta, a quantidade de trabalhadores capacitados para a função ainda não supre as necessidades do mercado de trabalho.

Portanto, optar por uma pós-graduação focada no gerenciamento de projetos é um excelente caminho para engenheiros que buscam crescimento profissional e oportunidades mais específicas no setor.

Engenharia voltada para sustentabilidade

Tendo em vista os cuidados com a preservação do meio ambiente, a construção civil tende, cada vez mais, a se adaptar a soluções sustentáveis para novas obras e projetos. Sendo assim, a demanda por engenheiros civis especializados em sustentabilidade vêm crescendo, apesar de o mercado ainda não estar tão aquecido quanto as demais áreas da Engenharia Civil.

Com isso, se você se identifica com esse segmento, não deixe de procurar cursos e especializações focadas no desenvolvimento consciente. Essas, podem ser aplicadas tanto no planejamento urbano, como também em empresas privadas, ou na revitalização de imóveis e prestação de diversos outros serviços. 

Docência em Engenharia Civil

Essa área da engenharia civil ainda sofre com carência de profissionais, devido às falsas impressões relacionadas a rentabilidade e as funções exercidas pela profissão. Porém, se você é apaixonado pela área e gosta de levar o conhecimento adiante, a docência pode ser uma alternativa para você seguir sua carreira tão sonhada.

Ainda, mesmo que diversas instituições ofereçam o curso de Engenharia Civil, a procura por professores ainda enfrenta dificuldades na busca por novos profissionais. Mas, não se engane, seguir a carreira de docência pode ser uma excelente maneira de se especializar no setor.

Desenvolvimento de tecnologias para a profissão

Haja visto as tendências de avanços tecnológicos, os profissionais de Engenharia civil incluem-se neste setor. A atuação contemplam o desenvolvimento de novas plataformas, ferramentas e equipamentos que auxiliem nos processos no segmento.

Assim, se você se interessa pelo desenvolvimento tecnológico e pretende aplicar seus conhecimentos em prol da criação de novos mecanismos, saiba que esse setor está em constante expansão.

Especialistas em Auditoria 

Tendo em vista o desenvolvimento eficiente da obra, necessita-se de profissionais responsáveis por estas. A segurança e a verificação dos projetos e obras são responsabilidades da Engenharia Civil.

Esse nicho é definido pela função de auditoria e exige especialização por parte do engenheiro civil. Além disso, é indispensável que o profissional siga rigorosamente questões éticas do trabalho.

Como direcionar minha carreira na Engenharia Civil?

Antes de pensar em qual nicho da engenharia civil você melhor se encaixa, pense nas suas características pessoais e em quais pontos gostaria de desenvolver durante o exercício da profissão.

Mas como posso fazer isso? Pesquisando diferentes segmentos e as atividades atribuídas a cada uma dessas funções. Sem contar que, a experiência prática é a melhor maneira de entender com qual setor você tem mais familiaridade.

E, não se esqueça, a especialização profissional é essencial para você conseguir se destacar na engenharia civil, pois, além de agregar conhecimento às diversas funções, é um diferencial para garantir sua competitividade no mercado de trabalho.

Portanto, mantenha sempre o contato com outros profissionais da área, a fim de aumentar sua rede de contatos e desenvolver o networking. Isso te ajudará a adquirir mais conhecimento e na procura de novas oportunidades. Dessa forma você estará sempre atualizado em relação às transformações do mercado e poderá se adaptar com mais facilidade ao cenário.

Se você gostou do conteúdo, fique por dentro de novas publicações e comente suas sugestões abaixo!

https://horadafacul.vestibulares.com.br/faculdades/quanto-tempo-dura-a-faculdade-de-engenharia-civil/

https://horadafacul.vestibulares.com.br/mercado-de-trabalho/quanto-ganha-um-engenheiro-civil-nas-grandes-cidades/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.