Você sabia que a inteligência emocional pode contribuir para você se tornar um profissional de sucesso? Então, essa qualidade é tão importante no mercado de trabalho quanto se manter atualizado na sua área.
Sendo assim, aprender a lidar bem com as suas emoções é um requisito básico para conseguir ocupar aquela vaga tão sonhada na sua empresa preferida. Além disso, a inteligência emocional contribui para você saber como agir em circunstâncias críticas, quando é mais difícil se controlar perante as adversidades.
Por isso, o Voomp preparou este artigo para você entender tudo sobre a inteligência emocional. Além disso, para você aprender como essa característica pode transformar a sua carreira profissional. Vem com a gente!
O que você verá neste artigo:
O que é inteligência emocional?
O conceito de inteligência emocional é o conjunto de competências relacionadas a lidar com emoções. Dessa forma, representa como se percebe, processa e compreende as sensações. Além de contar com a habilidade para gerenciá-las da melhor maneira.
Sendo assim, o conceito foi difundido mundialmente após a publicação do livro Inteligência Emocional, do autor norte-americano Daniel Goleman, em 1995. Na obra, o escritor apresenta as habilidades necessárias para perceber, compreender, administrar e alterar seu estado emocional ou de outra pessoa.
Assim, a pessoa que conta com a inteligência emocional apurada conta com melhores habilidades para pensar, sentir e agir de forma consciente. Dessa forma, consegue controlar as emoções e suas atitudes para agir com mais racionalidade nas situações.
Além disso, a inteligência emocional permite que a pessoa construa relações mais saudáveis, compreenda melhor as emoções das outras pessoas. Dessa forma, há a oportunidade de adquirir mais qualidade de vida.
Por isso, um bom exemplo para demonstrar como a inteligência emocional pode contribuir para a rotina de trabalho é pensar em uma pessoa que acabou de terminar um namoro de anos. Logo, a pessoa se encontra arrasada. Entretanto, chegado no trabalho, consegue separar a vida pessoal e entrega todas as demandas com qualidade. Assim, o profissional conseguiu controlar suas emoções no período do trabalho para agir profissionalmente.
Quais são os pilares da técnica?
A inteligência emocional conta com pilares importantes para a sua prática. Dessa forma, o presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie) e da Associação Brasileira de Inteligência Emocional (ASbie), Rodrigo Fonseca, classifica cada um desses fundamentos.
Por isso, entre esses pilares da inteligência emocional estão:
Percepção das emoções – É necessário conhecer as emoções humanas para agir adequadamente. Sendo assim, é necessário reconhecer tanto as suas emoções quanto as das pessoas ao redor. Dessa forma, é possível identificar a mensagem e os significados;
Autorresponsabilidade – Outra ação importante para a inteligência emocional é assumir a responsabilidade por todas as ações que acontecem na vida. Dessa forma, é preciso reconhecer ser responsável pelo sucesso, fracasso, erros e acertos;
Foco – Se manter sempre focado em todas as atividades executadas é imprescindível para ter sucesso nas ações. Por isso, atenção aos aspectos positivos das pessoas e situações é essencial;
Gerenciamento das Emoções – Para colocar em prática a inteligência emocional, é preciso conhecer suas reações a cada emoção. Além disso, é importante se policiar para responder aos desafios emocionais da maneira mais adequada possível;
Ação – Para poder enfrentar o medo, tristeza e raiva é preciso agir e se desafiar. Somente dessa forma é possível encontrar o amor e alegria. Além de você conseguir os resultados esperados em todos os setores da vida.
Como a inteligência emocional pode contribuir no trabalho?
Como você pôde perceber, a inteligência emocional pode contribuir para identificar com mais precisão suas emoções e as razões para cada uma delas. Dessa forma, você pode utilizar essas informações para moldar seus comportamentos e as reações perante as adversidades.
Por isso, através de ações comportamentais, se torna possível aumentar a capacidade de resiliência e a de se adaptar muito mais rápido à situações adversas. Desta forma, você não desperdiça energia ou tem desgaste emocional com coisas irrelevantes.
Então, os benefícios ofertados pela inteligência emocional trazem ganhos para os setores pessoais e profissionais da vida. Sendo assim, no ambiente de trabalho é possível diminuir o estresse do dia a dia e aumentar a produtividade durante a rotina. Além disso, melhora o autogerenciamento e a relação com as outras pessoas.
Ainda é uma importante característica alcançada através da inteligência emocional poder se focar na atividade profissional – apesar das situações difíceis ou inesperadas.
Quais os benefícios?
Aprimorar a inteligência emocional traz diversos benefícios para sua carreira. Além de auxiliar a chegada ao tão desejado sucesso profissional. Por isso, entre os benéficos da técnica estão:
- Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança;
- Comprometimento com metas pessoais e profissionais;
- Melhora do relacionamento interpessoal;
- Diminuição de conflitos em relacionamentos interpessoais;
- Melhor senso de responsabilidade e visão de futuro;
- Equilíbrio emocional;
- Melhora da comunicação e poder de influência;
- Compreensão do sentimento das outras pessoas;
- Melhora do senso de responsabilidade;
- Otimização do tempo e aumento da produtividade;
- Realização pessoal, familiar e profissional;
- Aumento da qualidade de vida, disposição, vitalidade e bem-estar;
- Melhor direcionamento das emoções;
- Menor nível de estresse;
- Melhora na capacidade de tomar decisões;
- Clareza nas ações;
- Controle das emoções durante adversidades;
Como utilizar a inteligência emocional no trabalho?
Para você aprimorar a inteligência emocional durante a rotina profissional, é possível seguir algumas dicas. Por isso, confira abaixo algumas ações que podem contribuir para você conseguir controlar as emoções e melhorar a sua carreira.
Preste atenção aos sentimentos – Parece algo básico, mas é importante estar atento aos seus sentimentos e ao que desperta cada um deles durante a sua rotina. Além disso, é importante se atentar a como você responde a cada emoção no seu ambiente de trabalho. Dessa forma, você pode refletir sobre as questões que o atrapalham durante o trabalho. Então, percebendo seus gatilhos emocionais, pode trabalhar para adaptá-los e melhorar seu desempenho profissional.
Entenda seus pontos positivos e negativos – Como toda pessoa, você conta tanto com pontos positivos quanto negativos. Por isso, é necessário conhecer cada um deles para utilizar essas características da melhor forma durante o trabalho.
Pense antes de agir – Essa é até um clichê das dicas, mas é a que mais funciona. Então, parar um momento para respirar e refletir antes de agir faz toda diferença em como você vai se comportar profissionalmente.