InícioDicasMercado de trabalhoDescubra as 6 características de um bom líder

Descubra as 6 características de um bom líder

O ambiente de trabalho pode ser bastante estressante, cheio de cobranças e processos. Por isso, o papel do líder de equipe é fundamental em todas as empresas. Ele é o coração do time, o agente que organiza as jogadas e preza pelo bem-estar dos colaboradores.

Muitas pessoas podem pensar que ser um bom líder é uma habilidade nata. Muito pelo contrário: é preciso unir suas características pessoais ao aprimoramento de algumas habilidades. O que faz um bom líder são suas experiências e como ele trabalha suas habilidades de liderança.

O papel de um líder

Para muitas pessoas, “líder” e “chefe” são sinônimos – e isso explica a grande quantidade de colaboradores mal preparados para o cargo. O líder é mais que uma pessoa em posição de poder: ele deve estar preparado para gerir uma equipe.

Uma das ideias mais importantes que precisamos agregar é que o papel do líder mudou ao longo dos anos. A figura do chefe rígido, sério e temido por sua equipe ficou no passado. O papel desse novo líder é comandar sua equipe com empatia e respeito, em conjunto para alcançar objetivos.

A principal vantagem dessa nova proximidade entre líderes e equipes é o reconhecimento de talentos e habilidades. Um líder que conhece sua equipe conhece também seus pontos fortes e fracos. Assim, pode ajudá-los a melhorar e aprimorar suas habilidades pessoais e, consequentemente, a empresa em que atuam.

Lembre-se: um bom líder é aquele que trabalha pelo seu time, não o contrário. Inclusive, você pode ter o comportamento de um líder sem estar na liderança da sua equipe. Desde que o líder seja respeitado em seu papel, são habilidades que apenas agrega à equipe.

A importância de uma boa liderança

Apesar de reconhecer a importância desse colaborador nas empresas, a realidade é que, infelizmente, a maioria das pessoas nessa posição não deveria ocupá-la. Uma pesquisa realizada pela Gallup com mais 2,5 milhões de gestores revelou dados assustadores. Nada mais, nada menos do que 70% dos líderes não têm preparação para assumir essa posição, gerando prejuízos de mais de 300 bilhões à economia global.

Esses números mostram o quanto um líder qualificado é importante para o resultado final de uma empresa. Ele pode ser a diferença entre uma equipe que produz e uma equipe que dá apenas prejuízos.

Existem cursos para aprimorar a liderança?

Atualmente não existe nenhuma graduação em formação de líderes, mas existem no mercado alguns cursos técnicos e de especialização. Esses vão desde cursos livres até pós-graduações e especializações em Gestão de Pessoas e Liderança Estratégica.

Se você é um apaixonado por essas áreas, pode apostar em um curso técnico. A duração costuma ser menor que a graduação ou as especializações e você pode ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho. Conheça mais acessando nosso artigo “O que é CST em Coaching e Desenvolvimento Humano?

Principais habilidades de um bom líder

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o papel de um líder de equipe, falaremos sobre as principais habilidades que ele deve ter.

Trabalho em equipe

Apesar de estar em um papel de destaque em relação à sua equipe, um líder precisa saber trabalhar em conjunto. Ele necessita do apoio da sua equipe para encontrar as melhores soluções. Um bom líder sabe reconhecer, acima de tudo, que não possui todo o conhecimento do mundo. Além disso, também faz parte das suas atribuições:

– atribuir e remanejar demandas conforme as habilidades de cada colaborador;

– cobrar entregas e resultados de forma respeitosa;

– reconhecer as conquistas de cada membro da sua equipe.

Para todas essas funções, o trabalho em equipe é um dos principais requisitos de um bom líder.

Empatia

Um dos principais trunfos de uma equipe é a diversidade. Uma equipe com pessoas diversas é uma equipe mais criativa, que traz sempre novas ideias. Entender essa variedade faz parte do trabalho de um bom líder.

Trabalhando bem o conceito de empatia, a liderança vai extrair as melhores qualidades de cada membro da equipe.

Empoderar sua equipe

A palavra fundamental aqui é confiança. Um bom líder confia na capacidade e nas habilidades de cada membro da sua equipe. Para isso, ele deve capacitar seus colaboradores a agir de forma autônoma, mas com responsabilidade.

Essa postura faz com que os funcionários se sintam mais empoderados. Assim, eles mantem uma alta taxa de motivação, o que gera um excelente rendimento. Quando uma liderança é forte e presente, a equipe é mais proativa em suas atividades.

Em outras palavras, um bom líder é aquele que consegue delegar tarefas enquanto mantem a autonomia do time. É sua missão assegurar que o grupo tenha a confiança para tomar decisões independentes e gerenciar suas tarefas.

Racionalidade nas decisões

Qualquer trabalho que envolva muitas pessoas pode se tornar confuso e ineficiente em certo ponto. Uma boa liderança precisa estar atenta para tomar as decisões da forma mais racional possível. Seu olhar sobre os processos precisa ser amplo, assim ele pode planejar melhor suas estratégias.

Para isso, o líder precisa estar sempre atualizado sobre o mercado de trabalho da sua área e as principais tendências. Com base em dados e fatos, suas decisões serão muito mais orgânicas, racionais e consistentes.

Dar feedbacks

Imagine se esforçar para cumprir uma determinada tarefa e depois não saber se você fez um bom trabalho. O feedback é o termômetro que o colaborador possui para melhorar seu trabalho e ajustar as possíveis pontas soltas.

Dar feedbacks constantes mantem a equipe motivada a melhorar seu trabalho e aprender com possíveis erros. É importante, no entanto, moderar a sua frequência para que não sejam nem muito, nem poucos. Além disso, o líder pode escolher entre dá-los de forma coletiva ou individual. A escolha deve ser feita de acordo com o perfil de cada colaborador que compõe a equipe.

Boa comunicação

Faz parte do papel de um líder a instrução, motivação e disciplina das pessoas pelas quais ele é responsável. Por isso, é necessário que o líder possua uma excelente comunicação pessoal. Uma comunicação ruim com os colaboradores pode gerar muitos mal-entendidos e resultados ainda piores. Além disso, ele precisa saber passar as demandas de forma clara e entendível para todos os membros da equipe.

Vale ressaltar também que, quando falamos em boa comunicação, isso inclui saber ouvir. Não saber escutar sua equipe é uma das principais falhas dos líderes mal preparados para o cargo.

Agora que você já sabe as principais características de um bom líder, está preparado para assumir uma liderança de sucesso?

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.