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Como se destacar no empreendedorismo digital?

De início, se você quer se destacar no empreendedorismo digital, será preciso seguir algumas dinâmicas e fundamentos importantes para o segmento. Dessa forma, você conseguirá fazer um bom uso da internet a favor do seu negócio online.

De maneira geral, a internet foi uma das melhores coisas que aconteceram nos últimos 100 anos. Afinal, ela é um recurso que proporciona conhecimento e comunicação gratuitos para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

Para os pequenos empreendedores, a web é uma ótima ferramenta para expandir os seus negócios por meio do empreendedorismo digital. Por um lado, ela permitiu com que pequenos negócios pudessem competir com grandes empreendimentos. No entanto, com tanto barulho online, realmente não é uma tarefa fácil se destacar no empreendedorismo digital.

Apesar de não ser fácil, isso é definitivamente possível. Simplesmente porque a transformação digital mudou para sempre a forma como as pessoas interagem umas com as outras. Além de atuar para alterar a forma como os grupos de afinidade são formados e como histórias são compartilhadas diariamente.

Isso ocasionou no aumento das expectativas do cliente e reduziu o período de atenção. Ou seja, o verdadeiro desafio aqui é conquistar a atenção de seus velhos e novos clientes em um mundo em que a atenção é muito valiosa.

Agora, a dinâmica é assim porque, com milhares de mensagens chegando às pessoas todos os dias, o seu período de atenção foi drasticamente reduzido. Isso acabou mudando a dinâmica do empreendedorismo digital. Assim, seu público precisa avaliar rapidamente se a mensagem ou notificação é realmente relevante para suas vidas.

Então, a capacidade de contar uma boa história para o público certo e saber como escrever conteúdo atraente para uma variedade de públicos é essencial no ambiente digital da atualidade. Se sua meta é aumentar o envolvimento, ou engajamento com seu público-alvo e conseguir mais vendas ou serviços, continue lendo.

Destaque no empreendedorismo digital começa com o básico

De certo modo, todos pretendem se destacar no empreendedorismo digital como um todo. Mas, nem todas as pessoas estão dispostas a fazer o básico. Ou seja, fazer o essencial ainda é o que gera consistência e resultados quando nosso negócio está no digital.

Claro que inovar e fazer algo diferente e bem produzido é muito bom. Porém, o que realmente torna muito mais fácil a vida do empreendedor digital é a sua consistência de postagens. Além de ter sempre o mesmo nível de qualidade, que tende a ser mantido ou melhorado.

Isso quer dizer que você poderá começar com pequenas ações diárias nas redes sociais de sua empresa ou na sua própria. Lembre-se de que quem não é visto não é lembrado, então, mesmo que sem resultados iniciais, manter uma quantidade regular de postagens e histórias mostrará para o algoritmo das redes sociais de que você está interessado em engajar.

Outro fator importante que muitos empresários esquecem é de deixar bem claro todos os dados de contato com frequência. Dessa forma, quando algum cliente em potencial estiver interessado, poderá entrar em contato com você ou com a empresa rapidamente. E fará isso sem que precise pedir algum número de contato ou e-mail, por exemplo.

Além disso, uma outra forma interessante não tão cara é criar sua própria página ou site, pois isso permitirá que você tenha um portfólio ou vitrine digital que poderá ser vista até mesmo enquanto você dorme. A melhor parte disso é que com um site, seu empreendedorismo digital terá bem mais relevância, consistência e credibilidade em tudo que fizer.

Defina o tom da sua marca para se destacar no empreendedorismo digital

Desde já, cada organização deve identificar e esclarecer o tom de sua marca para se destacar no empreendedorismo digital. Tons diferentes atraem públicos diferentes. Dito isso, recomendamos que você busque analisar a melhor forma de se comunicar com os clientes atuais e traduza esse tom em sua cópia digital.

Além disso, considere a cultura de sua empresa ao tomar sua decisão. Se você ainda não tiver criado uma, essa é uma ótima forma de começar a construir a sua. Faça algumas perguntas para si mesmo, como “que tipo de tom você espera expressar para os seus clientes?”. Fazer perguntas como essa fornecerá um melhor entendimento de como você deverá se comunicar digitalmente com os clientes em geral.

Também recomendamos que você dê uma olhada em como os seus concorrentes estão se comunicando no mundo digital com públicos semelhantes. Isso vai te oferecer uma melhor compreensão de como a sua marca deve avançar com as interações online. O segredo é se comunicar de maneira parecida, mas encontrar uma forma de tornar o seu tom de fala diferente.

Use estratégias de marketing em vídeos

Você já deve saber que o marketing de vídeo atualmente é obrigatório para qualquer tipo de rede social. Afinal, vivemos em uma era digital em que as pessoas têm curtos períodos de tempo e atenção, de maneira a desejar a transmissão de informações da forma mais rápida o possível. Então, o marketing de vídeo é feito para essas pessoas. Aliás, certifique-se de manter algumas métricas em mente no momento de criar um vídeo. Veja algumas delas:

  • Visitantes únicos em seus site
  • Conversões de formulários
  • Menções e sentimentos sociais
  • Tráfego de referência da cobertura de notícias online

Ao seguir essas métricas será possível postar aquilo que está em alta e organicamente conseguir um alto número de visualizações, além de proporcionar a chance de promover seu negócio por meio de um assunto em comum para muitas pessoas.

Usar as “trends” em sua criação de vídeos é uma ferramenta altamente efetiva no empreendedorismo digital. Afinal, seu tom descontraído acaba aproximando as marcas ainda mais de seus clientes.

Portanto, tenha em mente que o cérebro humano adora uma boa história. E os vídeos são a melhor forma de contá-la. Os telespectadores em todo o mundo assistem bilhões de horas de conteúdo no YouTube todos os dias. Enquanto usuários do Facebook fazem a mesma coisa em suas diferentes ferramentas, que são muito mais dinâmicas. Assim, as empresas têm a oportunidade de se comunicar usando vídeos ao vivo, ou reproduzindo vídeos em seus sites ou portais de vídeo em geral.

Para você se destacar no empreendedorismo digital é necessário saber como as novas dinâmicas tecnológicas alteraram as relações de consumo. Enfim, conhecer as formas de lidar com isso proporcionará a chance de alcançar uma posição de destaque em torno de sua empresa e perfil online.

Dessa forma, será possível até mesmo criar uma comunidade em torno de seu negócio e quem sabe até criar parcerias e conseguir ajuda de influencers digitais. Mas, não se esqueça: fazer o básico já é o bastante, caso você não tenha muito tempo para cuidar do digital de sua empresa.

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