InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Gestão de Recursos Humanos?

Como conseguir um estágio em Gestão de Recursos Humanos?

Atualmente, conseguir um estágio em Gestão de Recursos Humanos ou em qualquer outra área sem experiência não é realmente muito difícil. Por essa razão, é uma ótima oportunidade buscar um estágio no setor se você pretende começar uma futura carreira como gestor de recursos humanos.

Além disso, poucas esferas do trabalho são tão importantes para a economia quanto a área de Gestão de Recursos Humanos. Na verdade, quase todas as empresas necessitam de um departamento específico para gerir os funcionários. Sobretudo se estas organizações pretendem crescer de alguma maneira. Caso esse crescimento ocorra, essas empresas terão que contratar mais colaboradores em processos seletivos. E é nessa hora que o estagiário ou profissional em Gestão de Recursos Humanos é tão essencial.

Então, se você está procurando uma carreira em que possa trabalhar em estreita colaboração com as pessoas, e desenvolver um ambiente em que os funcionários possam prosperar, conseguir um estágio em Gestão de Recursos Humanos o deixará mais perto de seu objetivo.

Afinal, nesse cargo será possível com que você desenvolva excelentes habilidades de comunicação, além de possuir organização para apoiar o funcionamento básico de toda empresa ou organização.

De maneira geral, o estagiário em Gestão de Recursos Humanos atua prestando auxílio na área de Recursos Humanos. Assim, o profissional acaba conhecendo toda a rotina do meio, para que possa ter experiência prática e conhecimentos sobre a profissão. Hoje em dia, o estagiário deste setor acaba atuando na divulgação de vagas, triagem de currículos e recrutamento de candidatos.

Por outro lado, também são suas responsabilidades elaborar relatórios e apresentações, juntamente com a tarefa de realizar levantamentos e manutenções de informações. Dependendo do estágio em Gestão de Recursos Humanos, o profissional também desempenha a atualização de organograma da empresa e faz a busca de candidatos.

O que você pode esperar de um estágio em Gestão de Recursos Humanos?

Desde já, cada estágio em Gestão de Recursos Humanos é diferente. Especialmente no que diz respeito à cultura e tamanho da empresa em que se vai atuar. Mas, em geral, alguns conceitos-chave são envolvidos. É possível encontrar estágios de período integral e meio período. Tudo dependerá da empresa e da disponibilidade da vaga de estágio em questão.

Primordialmente, a maioria dos estágios de Recursos Humanos trabalha sob a orientação de um gestor de RH e as tarefas são organizadas em torno do apoio às funções essenciais do departamento de recursos humanos. Em certos programas de estágio de alta qualidade, os estagiários em Gestão de Recursos Humanos terão um papel fundamental em projetos especiais, e estarão envolvidos nos processos criativos que envolvem tomadas de decisão importantes.

De maneira geral, é esperado que você, no papel de estagiário, ajude nas funções e tarefas envolvidas na Gestão de Recursos Humanos. Algumas delas podem ser:

  • Atualizar bancos de dados internos com informações de novos funcionários, como detalhes de contato e formulários de emprego;
  • Coleta de dados da folha de pagamento, como horas de trabalho, licenças e contas bancárias
  • Triagem de currículos e formulários de inscrição;
  • Funções gerais de recursos humanos, como escrever e publicar descrições de cargos, compartilhar vagas em vários canais e agendar entrevistas.

Antes de mais nada, em um estágio em Gestão de Recursos Humanos o trabalho não será voltado apenas ao exterior. Afinal, você também participa de projetos internos, que ajudam a apoiar as relações existentes com os funcionários e a desenvolver protocolos da empresa para certos canais de comunicação e compartilhamento de preocupações.

Como estagiário dessa área, você também irá trabalhar em funções administrativas para os negócios. Entre estas atividades estão o rastreamento de dados e conferência das folhas de pagamento. Enfim, são tarefas de extrema relevância.

Benefícios de se conseguir um estágio nessa área

Além de você escolher uma vaga de estágio em tempo integral ou parcial, conseguir um cargo na área de RH pode ajudar você a estabelecer uma base para a carreira futura. Os empregos de estágio em Gestão de Recursos Humanos permitem que você desenvolva habilidades essenciais. Dentre elas estão envolvidas habilidades comunicativas e de organização. A última é muito importante para quem pretende subir na hierarquia.

Geralmente, os estágios e cargos ligados aos recursos humanos buscam oferecer a experiência prática e trabalho em um ambiente real de RH. Você pode construir sua rede profissional à medida que trabalha com gerentes de recursos humanos e superiores. Além disso, pode criar contatos com outros estagiários que estejam trabalhando em objetivos semelhantes aos seus.

Essas redes também podem ajudar a fornecer uma orientação ao longo de sua carreira e abrir novas oportunidades. Ou seja, você trabalhará em tempo real com pessoas da sua área, aprendendo novas habilidades, técnicas e processos para a construção de seu currículo e experiência.

Como conseguir um estágio em Gestão de Recursos Humanos?

Há diversos lugares em que você pode procurar um cargo de estagiário em Gestão de Recursos Humanos. Felizmente, você não precisa restringir sua busca apenas pela sua área de residência. Como os cargos a distância, existem inúmeras oportunidades de estágio no setor por todo o Brasil.

Antes de mais nada, comece por sites de emprego, busque os mais famosos e use os termos corretos. De maneira geral, a maioria desses sites costuma das oportunidades para se candidatar de forma gratuita, o que é muito bom para estudantes.

No entanto, por mais que esses sites possam ser bem úteis, por consequência, eles acabam atraindo uma grande quantidade de candidatos. Isso pode dificultar para conseguir o emprego para o qual se candidatou.

Sites de recrutamento

É aí que entram os sites especializados em recrutamento como o LinkedIn. Ele funciona como um portfólio para empresas e candidatos, e é muito útil quando se trata de se destacar na multidão. Neste caso, você poderá usar o LinkedIn para entrar em contato com o gerente de contratação ou departamento de recursos humanos de uma empresa na qual está interessado em estagiar. Isso pode ajudar a iniciar a conversa e dar a você a chance de explicar porque você é a melhor escolha para o estágio em Gestão de Recursos Humanos.

Portanto, buscar por empresas de seu interesse é sempre uma ótima escolha. Afinal, dessa forma será possível estar mais entusiasmado no momento da entrevista ou mesmo no contato inicial. Também procure as redes sociais das empresas que você tem interesse de estagiar.

Além disso, não deixe de buscar em sua rede de contatos por alguém que poderá te fornecer uma oportunidade. Caso você não deixe de buscar por um período de tempo, a oportunidade certa vai acabar aparecendo. Boa sorte em seu novo estágio!

Fique por aqui e veja as diferenças entre Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.