InícioDicasFormação acadêmicaConheça as diferenças entre Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Conheça as diferenças entre Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

É muito comum o Departamento Pessoal, a Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas serem considerados a mesma coisa dentro de uma empresa, mesmo tendo funções e características distintas. É importante compreender essas variedades para desenvolver um trabalho qualificado na organização. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

Com os constantes avanços sociais e tecnológicos, as empresas precisaram buscar novas formas de gestão para melhorar o desempenho, atingir resultados e alcançar o pleno atendimento das necessidades de seus clientes. Foi assim que passaram a investir mais nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

O objetivo desses investimentos é oferecer ferramentas para os colaboradores atingirem suas metas. E, também, contribuir para a comunicação, interação, reconhecimento e bem-estar dos colaboradores.

O impacto nas empresas

Tudo isso impacta no desenvolvimento da empresa, pois influi na motivação e produtividade. Além disso, também é necessário dar atenção a fatores como a remuneração, que fica a cargo do Departamento Pessoal. Neste texto, você vai entender melhor como funcionam esses setores e como eles agem dentro das companhias.

Para quem não tem muita prática na área, trata-se de uma mesma atividade com um único objetivo. Porém, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos têm características específicas, cada uma com suas funções, mas ambas essenciais para o sucesso de uma empresa.

Gestão de Recursos Humanos

O foco principal da Gestão de Recursos Humanos está no gerenciamento dos colaboradores da empresa. Essa área é responsável pela seleção das pessoas que atuam na organização. E isso inclui a contratação e o processo de planejamento necessário para o preenchimento de uma determinada posição.

A área de recursos humanos é uma evolução do antigo departamento pessoal das empresas. Com origem nos anos 1930, a área era responsável por tudo que se relacionava aos colaboradores. Como contratação, registro, pagamento e afastamento.

O foco do departamento é nas atividades burocráticas que envolvem a contratação de funcionários. Era comum se acreditar que sua atuação não gerava muita influência nas estratégias e resultados da empresa. Mas, nos anos 1990 isso mudou. Foi quando as empresas perceberam que questões como a retenção e a valorização de talentos era um importante diferencial competitivo. Então, a área de recursos humanos se fortaleceu.

Para além da identificação das demandas da empresa em relação à contratação de pessoas, a área também passou a envolver os parâmetros e critérios de recrutamento e seleção, elaboração de planos de carreira e a retenção de talentos.

Desde então, a área de recursos humanos ganhou um status mais alto nas empresas. Mais relevante até do que o Departamento Pessoal, que tinha um papel mais burocrático. O chamado RH é estratégico e se tornou essencial para que uma organização concretize os seus objetivos.

Gestão de Pessoas

Por sua vez, a Gestão de Pessoas está relacionada ao desenvolvimento e desempenho dos colaboradores. É uma atividade que está restrita a uma área ou departamento específico da empresa. Todas as lideranças exercem essa função junto às suas equipes.

Portanto, a primeira diferença entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos é essa: a primeira não se resume a uma área ou departamento, além de não ser uma atribuição exclusiva dos Recursos Humanos.

Na Gestão de Pessoas, um líder identifica potenciais e oportunidades de melhoria no desempenho dos colaboradores. Com isso, ele pode incentivá-los a desenvolver novas competências, garantindo mais autonomia e responsabilidade.

Alinhamento das áreas

Mesmo sendo atividades diferentes dentro de uma empresa, a gestão de pessoas e os Recursos Humanos devem estar alinhados para melhorar seus resultados e garantir valor à organização.

Por meio da Gestão de Pessoas é possível identificar os pontos de melhoria de um colaborador. Daí, a elaboração de uma estratégia para o seu desenvolvimento é uma função do Recursos Humanos. Por isso, o alinhamento entre as duas áreas é essencial para que as empresas tenham um desempenho superior.

Benefícios para a empresa

Como você pôde ver, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos envolvem atividades diferentes dentro de uma empresa. Cada uma delas pode trazer um resultado específico para a organização. Veja a seguir alguns benefícios que se pode esperar de ambos, quando executados corretamente.

Gestão de Pessoas

Novas lideranças

Uma das vantagens de se acompanhar o desempenho de um colaborador é a identificação de novas competências e potencialidades. Por exemplo, a capacidade de liderança pode ir se mostrando no dia a dia.

Motivação e engajamento

Perceber que é valorizado e tem suporte para desenvolver habilidades têm um efeito positivo nos colaboradores. Um dos resultados disso é o crescimento da motivação e engajamento por mais desempenho e resultados.

Clima organizacional

É essencial para a garantia de um bom desempenho e um ambiente saudável. A Gestão de Pessoas é uma ótima ferramenta de integração, aumentando a sensação de pertencimento e espírito de equipe.

Recursos Humanos

Menos turnover

O turnover, ou seja, a rotatividade dos funcionários, pode ser um indicador de que algo não vai bem. Isso pode ocorrer por diversos motivos: falta de fit do profissional ou dificuldade de adaptação à equipe. O diagnóstico e correção disso são benefícios de um bom trabalho de Recursos Humanos.

Melhorias de desempenho

Ao atuar de forma estratégica, os Recursos Humanos podem garantir a formação de equipes com condições de entregar resultados melhores. E isso pode ser alcançado através da eficiência no processo de seleção e no trabalho de aprimoramento e desenvolvimento dos profissionais.

Cultura organizacional

O departamento de Recursos Humanos é responsável por formar equipes bem alinhadas à cultura organizacional e às diretrizes de uma organização. Dessa forma, é possível obter uma atuação mais eficiente e focada nos resultados.

Conclusão

Estas são as principais diferenças entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Como você viu, são atividades independentes. Cada uma com suas características e objetivos, mas, que atuam de maneira alinhada para garantir os melhores resultados para as empresas.

E agora que você já conhece melhor as diferenças entre Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos, pode fazer a melhor escolha para o seu futuro profissional. Você sabia que pode realizar cursos tecnológicos nessas áreas? Conheça o curso de Gestão de Recursos Humanos e o curso de Gestão de Pessoas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.