Muitas pessoas que querem trabalhar com moda se perguntam se é necessário ter uma formação superior para atuar no mercado. Atualmente, há diversas possibilidades de caminho para essa área.
Portanto, se você procura atuar nesse segmento, saiba que existem muitas carreiras que podem te levar para o mercado de trabalho de moda. Algumas atuarão na área de desenvolvimento de produtos, outras em posições periféricas, ou seja, possuem relação com a moda, mas atuam com outros objetivos.
O que você verá neste artigo:
Áreas para trabalhar com moda
Se você é um futuro profissional da área de moda, precisa, inicialmente, pensar em qual segmento gostaria de atuar. Isso porque, como dissemos, trabalhar com moda pode significar uma grande variedade de oportunidades.
A moda não é só o desenvolvimento de roupas ou acessórios. É possível atuar, também, com planejamento de eventos de moda, especialização em fotografia de moda, marketing e administração. Como você pode perceber, existem inúmeros caminhos possíveis.
Aqui, abordaremos algumas opções de atuação do segmento de moda, e sua relação com a necessidade de uma graduação completa. Fique atento e siga com a gente.
CST em Design de Moda
De primeira, vamos abordar o curso mais propício para quem quer trabalhar com moda. O CST em Design de Moda é uma opção no formato tecnológico, com uma média de 2 anos de duração. O curso possui a mesma validade do curso superior.
Para aqueles que querem se especializar nos processos de criação e desenvolvimento de produtos, estampas, acessórios e outros itens de moda, essa é a opção ideal. Dentro desta formação, o estudante aprenderá, também, sobre preparação de vitrines, logística e administração.
Ou seja, caso você queira atuar diretamente com o mercado de moda, há a possibilidade de fazê-lo sem cursar uma graduação completa. Por meio de um CST em Design de Moda, o caminho pode ser seguido.
CST em Gestão de Produto
Trabalhar com moda, como dissemos, vai muito além do desenvolvimento de roupas ou estampas. É possível atuar em diversas etapas. Entre elas, a gestão de produtos pode ser ideal para quem quer lidar com o mercado da moda.
Isso porque, neste curso, o profissional será capaz de criar uma estratégia completa de criação, desenvolvimento e divulgação de um produto, ou mix de produtos, de acordo com a necessidade do mercado. Caso o atuante queira, ele poderá se especializar na área de produtos de moda. Permitindo assim, que atue no segmento desejado.
Portanto, caso você busque uma opção que permita seu trabalho na área de moda, mas que seja mais conectado à área de pesquisa, mercado, produto e marketing, o CST em Gestão de Produtos é o curso ideal.
CST em Fotografia
Caso o estudante queira trabalhar com moda, mas também tenha aptidão para a área da fotografia, saiba que esse é um casamento perfeito! Isso porque é impossível imaginar o mercado fashion sem pensar na divulgação visual.
Portanto, a fotografia de moda tem um importante papel no mercado de trabalho. E, se você gosta dessa área, saiba que pode cursar o CST em Fotografia e se especializar no segmento de moda.
Além de poder atuar com marcas diversas, como freelancer, pode trabalhar em veículos de comunicação que possuem foco nessa área. Ela inclui revistas, sites especializados e, até mesmo, produtora de desfiles e eventos.
CST em Design
Assim como há o Design de Moda que citamos anteriormente, há outros segmentos do Design que podem ser úteis no seu caminho para trabalhar com moda. Dentre tantas opções, destacamos a área de Design de Produto e Design Gráfico.
Os cursos de Design buscam unir artes visuais com necessidades do mercado. De forma superficial, esse é o objetivo da área. Portanto, é possível se especializar no segmento de moda, mesmo realizando outros cursos.
No caso do Design de Produto, por exemplo, é possível atuar juntamente com o profissional de Gestão de Produto para a criação de novos produtos que alcancem a necessidade do mercado. Claro, pensando no mercado de moda.
No caso do Design Gráfico, por exemplo, ele poderá estar alocado no setor de marketing de moda, trabalhando com divulgação em meio digital e offline. Além disso, é possível, ainda, se especializar na criação de estampas para marcas.
Ou seja, por meio de um CST de Design, o estudante terá a oportunidade de alinhar suas habilidades com o segmento de moda, atuando em diferentes frentes. E, seguimos sem precisar de uma graduação completa.
Inúmeras possibilidades para trabalhar com moda
Como você pode perceber, há diversas áreas de atuação para quem quer trabalhar no mercado de moda. Muitas delas podem ser atingidas por meio de cursos diferentes. Não é necessário se ater aos que possuem a moda como único tema.
Além disso, acredito que a apresentação dessas carreiras tenha respondido à pergunta inicial do texto. Afinal de contas, é possível trabalhar com moda sem uma faculdade? Sim! É possível! Invista em um Curso Superior Tecnológico (CST) e prepare-se para o mercado de trabalho.
E, caso você queira atuar nessa área, mas já possui uma formação completa, não tem problema! Lembramos sempre que é possível adequar seu caminho de trabalho de acordo com a sua vontade e seus sonhos.
Para isso, basta pesquisar cursos de especialização, pós-graduação, ou, até mesmo, investir em uma segunda graduação ou um CST para se adequar ao que procura o mercado. Dessa forma, seus conhecimentos teóricos e práticos poderão potencializar suas chances.
Não se sinta desmotivado por não realizar uma graduação nos formatos tradicionais. Atualmente, com as inúmeras possibilidades de cursos, e a enorme acessibilidade a materiais de outras disciplinas, é possível se preparar fora de uma instituição.
Reforçamos, porém, que possuir uma formação superior em seu currículo causa um positivo impacto nos recrutadores, assim como prepara o aluno para o futuro profissional. Dessa forma, você estará pronto para encarar os desafios de trabalhar com moda, assim como em outras diversas áreas.
Agora é a hora de decidir o caminho que mais combina com o que você quer fazer, decidir a instituição que mais lhe agrada e preparar o seu plano de carreira. Exatamente! Chegou a hora de pensar no futuro. E você deve começar agora mesmo.
Veja também esse outro conteúdo fundamental: 4 idiomas para aprender durante a vida.