Respondendo à pergunta do título, “sim”, você deve criar um perfil no LinkedIn. Essa rede social profissional não é só voltada para quem já é formado e tem carreira estabelecida. O LinkedIn é voltado para profissionais de todos os níveis, do operacional à presidência.
Ele é muito interessante porque traz toda a sua trajetória profissional, de forma mais interativa que os currículos. Assim, você pode publicar seus trabalhos, fotos de eventos aos quais foi e compartilhar notícias relevantes, entre outros.
Mas, e se eu não tiver nada de relevante para publicar? Ou não tenho experiência profissional? Acabei de entrar na faculdade, o que posso postar? Vamos aos poucos ver como o LinkedIn pode te ajudar.
O que você verá neste artigo:
Como é o LinkedIn
É uma das redes sociais mais longevas. Reid Hoffman, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly e Konstantin Guericke estavam reunidos em dezembros de 2002 e pensaram em algo que reunisse profissionais na internet. Foi quando a ideia do LinkedIn surgiu. Mas a plataforma mesmo online só foi lançada em maio do ano seguinte. Logo no primeiro mês, mais de quatro mil pessoas se inscreveram.
Para se ter uma ideia, o Facebook surgiu dois anos depois, em 2004, e o Instagram, em 2010. A ideia inicial do LinkedIn era a de fazer uma rede social somente para profissionais. É como se fosse um Facebook, mas, em vez de ganhar curtidas em postagens aleatórias, o foco aqui era o desempenho no trabalho.
No lugar de amigos, o LinkedIn fala em conexões. O interessante é que ele indica o grau de conexão entre você e outra pessoa. Por exemplo, você convida alguém para fazer parte das suas conexões. Uma vez que ela aceite o convite, ela se torna sua conexão em primeiro grau. As demais são de 2º grau em diante.
Essa pessoa, por sua vez, conhece outras, que conhece ouras e por aí vai. Na versão gratuita, você pode mandar mensagens para as conexões de primeiro grau, para as de segundo grau em diante, precisa ter a versão paga.
Como fazer o LinkedIn?
Basicamente os dados que o LinkedIn pede são os mesmos das demais redes sociais. Assim, nome completo, e-mail, local de trabalho e cidade onde mora são alguns deles, os mais essenciais.
Mas o sucesso mora nos detalhes. Aqui é importante ver uma foto de perfil, mas uma foto mais séria, não as selfies despretensiosas que postamos de final de semana. Outra coisa que deve ser vista é o endereço de e-mail. Use um e-mail com seu nome e sobrenome, e não apelidos. Afinal, estamos falando de universo profissional, e é o que vamos mostrar para as outras pessoas.
Mesmo que você nunca tenha trabalhado, coloque onde estudou, ensino médio e o começo da faculdade. Se tiver feito cursos livres, que sejam relevantes para o trabalho, poste também. Há uma parte no perfil do LinkedIn na qual você publica os certificados dos cursos.
Por outro lado, de nada adianta ter o perfil no LinkedIn e não o manter ativo. Compartilhe notícias que tenham a ver com o mercado de trabalho, com o curso da faculdade, com a situação brasileira. Evite postar comentários políticos, visto que é uma rede social profissional, e os demais contatos evitam esse tipo de discussão.
É legal postar se você tiver ido a um congresso, feira, até exposições culturais, que tenham a ver com a sua área. Isso mostra que você está antenado e atualizado com o mundo e seu campo de formação.
Se puder, publique os trabalhos da faculdade. Para quem está estudando e começando a carreira profissional, é legal compartilhar quando entregar um trabalho. Se for em grupo, marque seus colegas que participaram, é de bom tom e mostra que sabe trabalhar em equipe.
Como fazer amigos?
No LinkedIn, é o famoso networking, a rede de contatos profissionais. Você pode adicionar seus amigos, colegas de sala e conhecidos. Eles podem conhecer outras pessoas que se tornarão bons contatos no futuro.
A rede social sugere amigos para você entrar em contato, baseado nas pessoas com quem você já se relaciona e com as suas preferências profissionais. Não há nada de mais em adicioná-las, especialmente se forem desconhecidas, mas é interessante enviar uma mensagem de apresentação.
Afinal, é uma pessoa que não te conhece. Imagine-se no lugar dela, ao receber convites de conexões de pessoas desconhecidas. Mas é muito bom fazer novas amizades e contatos profissionais.
Além de fazer amigos, é bom também mantê-los. Entre em contato periodicamente com eles para saber como estão e o que vêm fazendo. Mas cuidado: não demonstre interesse somente pelos cargos que ocupam. Mostre que você também está disposto a ajudar. Foi dessa forma que o LinkedIn cresceu e vem ajudando tanta gente.
Páginas de empresas, personalidades e organizações
Do mesmo jeito que no Facebook ou Instagram, muitas empresas têm páginas que mostram suas atividades. Mas, diferente de divulgar seus novos produtos, elas mostram aqui o dia a dia do trabalho. Elas publicam também histórias de colaboradores, ações em datas específicas, além de novos projetos.
O foco aqui é mostrar o que elas têm de melhor. Se é uma empresa que você admira, aproveite para ficar de olho nas novidades e nas vagas de trabalho que ela divulga. Se for da sua área de formação, tente participar dos processos seletivos. Assim já dá para conhecer como as coisas funcionam.
Personalidades no LinkedIn têm milhares de seguidores. Podem ser administradores, influenciadores, pessoas que fazem a diferença na sua área de atuação. Segui-las é uma boa ideia, até para ver o que está acontecendo de mais interessante no campo de trabalho. Pontualmente, elas compartilham experiências de vida, cursos, vídeos com tutoriais, sempre algo útil para a carreira.
A diferença do LinkedIn para as outras redes é bem grande. O visual não é tão festivo quanto o Instagram, vídeos e fotos não permitem tantos filtros. Mas a ideia nem é essa. É como se você pudesse compartilhar seu currículo de forma mais interativa e seu portfólio. Todos têm acesso e podem te procurar para oportunidades de trabalho. É uma boa vitrine.
Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também o post Faculdade e agora? Você protagonista do seu aprendizado.