InícioDicasMercado de trabalhoFugindo do escritório: conheça 9 opções de profissões

Fugindo do escritório: conheça 9 opções de profissões

Para muitas pessoas, trabalho é sinônimo de rotina previsível e trajes mais formais. Há quem se dê muito bem nesse tipo de ambiente, eu até prefira uma rotina mais regrada. Mas há também um grupo de pessoas que se dá muito melhor longe dos escritórios e ambientes fechados. Se você é uma dessas pessoas, afrouxe a gravata, desça do salto e venha conhecer algumas profissões que são uma opção ao escritório.

Novas tecnologias – é o fim dos escritórios?

Com o avanço das tecnologias é cada vez mais comum ver as pessoas trabalhando de todos os lugares. Agora, é possível fazer à distância muito do que antes só era possível fazer presencialmente. Mas essa não é a questão que vamos levantar nesse artigo. Isso porque é possível sim, estar preso à rotina de um escritório sem estar fisicamente nele.

O home office tem sido adotado por muitas empresas – e a maioria delas disse que ele veio para ficar. Por isso, muitos profissionais tiveram que adaptar suas rotinas trazendo o escritório para dentro de casa. E parece que a mudança veio para ficar. Segundo pesquisa da Workana, 84,2% dos líderes entrevistados diz que pretende continuar com esse sistema de trabalho.

Mesmo assim, temos que admitir que as tecnologias têm sim, ajudado a sair dos escritórios. Com um bom planejamento de tempo, é possível organizar a rotina para torná-la menos chata. Mas se, mesmo assim, o que você deseja mesmo é uma quebra total com esses parâmetros, vamos começar a falar de fato sobre as profissões que fogem dos escritórios.

Fotógrafo

Quando pensamos em um fotógrafo imaginamos uma pessoa livre, que vive do registro de momentos. A grande variedade de clientes diferentes dá ao fotógrafo uma rotina completamente sem regras. Em um dia ele pode estar fotografando uma gestante em um parque. No outro, está em uma grande empresa fazendo fotos corporativas de grandes executivos.

Mais do que um estilo, essa flexibilidade é necessária na vida de um fotógrafo. Mesmo que os lugares sejam os mesmos, as pessoas fotografadas mudam. É preciso se adaptar a cada situação para gerar um resultado diferente. Assim, para cada objetivo o fotógrafo deve procurar um local e estilo de foto que atendam às necessidades do cliente.

Existem tanto cursos de graduação quanto técnicos para formar fotógrafos. Para a segunda opção a média de tempo é de 2 anos e pode ser completamente online, como o curso oferecido pela Faculdade Anhanguera.

Arquiteto

Apesar de possuir parte da sua rotina no escritório, o arquiteto é um profissional que sai muito desse ambiente. Antes de se debruçar sobre plantas e planilhas de custo, ele precisa atuar in loco. Por isso, é comum receber arquitetos nas áreas onde eles atuam, para ver pessoalmente como estão seus projetos. Faz parte do seu trabalho fiscalizar se está tudo certo e solucionar possíveis problemas.

Além disso, para ele cada novo trabalho é um novo local, com novas possibilidades de ser criativo e inovador.

Turismólogo

Imagine poder trabalhar conhecendo vários lugares e suas culturas? Muitas pessoas não conhecem esse nome, mas o turismólogo é o profissional graduado em Turismo. Pode parecer um sonho, mas não se engane: o turismólogo é um profissional que estuda muito! Estar sempre atualizado em novos roteiros, estudar línguas e culturas faz parte da sua rotina.

Ao longo desse curso o aluno terá contato com disciplinas nos campos da história, economia, idiomas, sociologia e arte. É a profissão ideal para quem ama viajar e conhecer novas pessoas.

Biólogo

Se tem um profissional que vive em contato com a natureza, é o biólogo! Seu principal trabalho é estudar animais em seus ambientes nativos. Por isso, ele precisa estar em campo para estudar a relação desses animais com o meio ambiente. Apesar de dedicar muitas horas de estudo com catalogação e laboratórios, ele precisa coletar esses materiais ao ar livre.

O ecossistema de atuação do biólogo vai depender muito da sua área de especialização. E elas podem ser muitas: bioinformática, organismos aquáticos, biologia forense, bioquímica, controle de pragas e vetores, genética e biotecnologia, gerenciamento costeiro, ecologia, microbiologia e zoologia.

Ator / Atriz

O profissional graduado em Artes Cênicas é um verdadeiro camaleão. A cada novo trabalho ou personagem, ele se adapta a uma nova rotina. São novas possibilidades, uma nova equipe de trabalho, um novo “escritório”.

Além dos palcos e sets de gravação, muitos atores ainda fazem trabalhos de publicidade e fotografia. Tudo isso só ajuda ainda mais a quebrar a rotina.

Apesar de existirem cursos de graduação de artes cênicas, o mais comum é que esse profissional busque sua formação em cursos livres. Existem tanto cursos mais especializados, como focados em musicais, quanto os mais generalistas.

Organizador de Eventos

Para organizar um evento é preciso estudar muitos fatores, como loca, público-alvo, fornecedores… Esse profissional está sempre em locais diferentes, conhecendo novas pessoas e lidando com novos problemas. Definitivamente, é um profissional que não tem rotina e está sempre atualizado com as principais novidades do seu mercado.

Agrônomo

O profissional graduado em agronomia é responsável por melhorar a qualidade de vida de plantações e rebanhos. Para isso, seu trabalho precisa ser feito ao ar livre, diretamente em contato com esse ambiente. Ele pode trabalhar, ainda, na indústria de alimentos ou com manejo ambiental.

Gastrônomo / Chef de cozinha

Esse profissional substituiu o escritório pela cozinha, que será seu principal local de trabalho. Mesmo assim, nada o impede de cozinhar em cozinhas diferentes. Além disso, seu trabalho não se restringe somente a esse ambiente. Um bom chefe de cozinha é um curioso por novas tendências e formas de preparar os alimentos. Investigar novas culturas e visitar fornecedores para descobrir novos sabores faz parte da rotina do gastrônomo.

Esse curso vem se popularizando ao longo dos anos, com mais ofertas em instituições de todo o país. Além do preparo de alimentos, o aluno vai lidar com história, cultura de vários países e ciência dos ingredientes. A parte mais técnica, como elaboração de cardápios, segurança alimentar e gerenciamento de cozinhas também é abordada.

Gestor ambiental

Esse profissional é responsável pelo bem-estar ambiental de toda uma região. Algumas de suas funções são:

– diagnóstico ambiental;

– propor medidas mitigadoras e de recuperação de áreas degradadas;

– coordenar equipes de licenciamento ambiental;

– lidar com políticas e programas de educação;

– gestão e monitoramento da qualidade ambiental;

– ainda, vistoriar, avaliar e periciar para emitir pareceres técnicos.

Por isso, para exercer todas essas funções, ele precisa ir a campo e estar nos locais pessoalmente.

Existem, claro, muitas outras opções além dessas. Você também pode ver opções de profissões que trabalham diretamente com o meio ambiente clicando aqui. Pesquise novas possibilidades, fale com profissionais da área para saber mais e boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.