Definitivamente, a fotografia é uma atividade que une arte, conhecimento técnico, teórico e prática. Não basta possuir inúmeras lentes no seu smartphone para pensar que você já possui toda a sensibilidade do mundo para registrar momentos inesquecíveis e históricos. O mesmo também não irá garantir que você tenha a sua foto estampada em portais, sites, jornais e revistas.
Em suma, segundo a tradição e o que chamamos de lendas urbanas, especificamente dentro do mundo da fotografia, é preciso duas coisas vitais para se conseguir uma boa foto. A primeira, sem dúvida, é a luz, a base de tudo. E a segunda, não menos importante, é o que está atrás da câmera, smartphone ou outro dispositivo: a pessoa.
Definitivamente, sem luz nada teríamos em questão de fotografia, seria algo contra as leis básicas da profissão. Entretanto, a pessoa por trás da câmera influencia a qualidade e o resultado do trabalho, definitivamente. Porém, se o fotógrafo por detrás do dispositivo fotográfico é um dos elementos mais importantes, ele precisa estudar para isso?
O que você verá neste artigo:
Mestres da fotografia
Pensando nisso, algumas instituições de ensino superior têm apresentado ao mercado cursos como o de Tecnologia em Fotografia, entre outros. Antes de mais nada, uma quantidade de pessoas e profissionais da área foram aprendendo o ofício, testando e aprimorando suas técnicas por meio de cursos rápidos, oficinas e tutoriais na internet.
Além desses caminhos de aprendizado, existem aqueles fotógrafos que aprenderam em meio às necessidades do dia a dia. A custo de muito suor, tentativas e erros, além do investimento próprio. Verdadeiros mestres da profissão.
Mudanças constantes
Entretanto, o mundo da fotografia nos últimos 20 anos sofreu transformações que causaram algumas rupturas em relação à forma como a mesma é praticada nos dias de hoje – o que ainda está bastante latente.
A tecnologia e a inovação tiveram e ainda possuem uma influência imensa nas diversas áreas de atuação do ofício de fotógrafo. Seja na parte de comunicação e artes visuais, criação e produção fotográficas, assim como em grandes projetos de direção.
Com todas essas mudanças, o conhecimento teórico e a absorção das inovações dentro do fazer fotográfico obriga as pessoas ligadas ao dia a dia da fotografia a terem um olhar sempre dinâmico. Assim, o aperfeiçoamento de técnicas, o estudo constante e o exercício do olhar fotográfico precisam ser constantes.
O diferencial de um curso em Fotografia
Pensando nisso, se faz necessário que estudantes e profissionais da fotografia busquem os diversos diferenciais que um curso tem a oferecer para suas atuais ou futuras carreiras. É inegável que um bom curso congrega diferentes saberes e técnicas que podem auxiliar muitos talentos a se desenvolverem no ramo da fotografia.
Logo, podemos destacar não somente um diferencial do curso em Fotografia. Mas, sim, uma série deles. Conheça alguns:
-
Atualização teórica e dos novos conceitos de mercado;
-
Apresentação junto às novas tecnologias;
-
Aprimoramento de habilidades dentro de um local focado no ensino e aprimoramento da teoria e práticas fotográficas;
-
Foco na criação de novos conceitos e formas de passar mensagens por meio da Fotografia;
-
Estudos e aplicações práticas para segmentos como o Fotojornalismo, Audiovisual, Estúdio fotográfico, Eventos Sociais e Corporativos, entre outros;
-
Novas plataformas de ensino em Nuvem e com uma vasta quantidade de conteúdos;
-
Possibilidade de aumentar e atualizar sua rede de contatos e network;
-
Metodologia 100% online, o que permite aos estudantes e profissionais obterem um diploma independente da sua localização geográfica;
-
Utilização de ferramentas inovadoras, simuladores e experimentos demonstrativos devidamente gravados e com suporte da Instituição de Ensino Superior, seus professores e profissionais do mercado de Fotografia;
-
Disciplinas e aulas práticas com embasamento teórico e prático para posições específicas do mercado;
-
Conhecimentos de Editorial de Moda, Empreendedorismo Digital Fotografia Autoral e Retrato, Fotografia da Natureza, Arquitetura e Interiores, Fotografia Publicitária e Cinematográfica, Fotojornalismo e Fotografia Documental e dezenas de outros conteúdos;
-
Contato, aprimoramento e aulas práticas visando absorção dos novos softwares, aplicações e outros sistemas ligados à prática fotográfica.
Logo, as disciplinas em um curso de Fotografia abordarão temas inovadores e conteúdos atualizados, que compõem a matriz curricular do curso trazendo a melhor experiência ao aluno. Sem falar que as mesmas incluem práticas analógicas, laboratórios e trazem as boas práticas atuais adotadas no mercado de trabalho.
Sobre o curso de Fotografia
Os cursos de Tecnologia em Fotografia oferecidos pelas universidades Anhanguera, Pitágoras e Unopar, possuem o objetivo principal de:
“formar um Tecnólogo em Fotografia apto a agir eticamente, capaz de desenvolver produção fotográfica em empresas de diversos segmentos, como propaganda e marketing, jornalística, cinematográficas e laboratórios especializados”.
E tudo isso através de práticas nas quais o estudante estará:
(…) capturando imagens, utilizando sensibilidade e densidade críticas, com critérios sócio éticos, culturais e ambientais no trato das imagens, tratando imagens (…).
Enfim, a graduação mescla os conhecimentos históricos e artísticos do mundo da Fotografia. Da mesma forma, promove a aplicação dos seus conhecimentos no segmento técnico científico, proporcionado ainda mais através das novas tecnologias. Essas, por sua vez, disponibilizadas em grande quantidade e em franco processo de inovação.
Por fim, não podemos esquecer dos estudos de fotografia documental, mercado editorial impresso e digital, varejo de moda, decoração e arquitetura. E, também, a parte de comércio de equipamentos fotográficos – o que não pode faltar.
Para quem é destinado o Curso de Tecnologia em Fotografia?
Primeiramente, o aprimoramento e aprendizado da Fotografia é destinado tanto para estudantes quanto para profissionais da área. Com adaptação da rotina de estudos, flexibilizada pela modalidade a distância, qualquer um poderá cursar Fotografia e se aprimorar nessa arte.
Definitivamente, a fotografia pode ser considerada uma arte, uma profissão e uma forma de contar histórias. Neste caso, o curso é indicado para quem apresenta essas e outras motivações. Logo, a criatividade, a sensibilidade, ilustram um pouco o perfil de quem se encaixa nesse curso superior.
Se você deseja conhecer ainda mais as técnicas de fotografia e as novas tecnologias do segmento, então aqui é o seu lugar. Caso tenha interesse no curso de Fotografia, sempre recomendamos que leia outros artigos sobre o tema.