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Intraempreendedorismo: inovação dentro das empresas

O intraempreendedorismo é um conceito nomeado pelo empresário Gifford Pinchot III, em 1985. Ele, inclusive, escreveu um livro sobre o assunto. Segundo o título do livro, não é preciso sair da empresa para empreender.

Mas afinal, o que é o intraempreendedorismo? Como ele funciona e quais as suas principais vantagens para o ambiente empresarial? É isso que vamos tratar nesse texto, além de mostrar a importância da aplicação desse método.

Por ser um conceito relativamente novo, muita gente ainda não o conhece, mas adiantamos que ela já tem um importante papel nas nossas vidas. Você sabia, por exemplo, que o botão curtir do Facebook é um produto do intraempreendedorismo?

Vamos conhecer mais sobre esse conceito e como ele pode melhorar o seu dia a dia na empresa. E se você quiser ser um empreendedor, esse texto te ajudará a perceber que, como acreditava Gifford, não é preciso sair do seu atual emprego.

O que é o intraempreendedorismo?

Como já adiantamos no início desse texto, o intraempreendedorismo é um conceito que pode ser entendido pela própria palavra. A partir do prefixo intra, conseguimos relacionar o sentido de empreender de forma interna.

Ou seja, o incentivo ao empreendedorismo dentro do âmbito empresarial é a base do conceito. Isso quer dizer, na prática, incentivar seus colaboradores e funcionários a agir como verdadeiros inovadores e criadores dentro da empresa.

Mas por que isso é tão importante? Bom, além de permitir que seus colaboradores façam parte do desenvolvimento da instituição, é possível descobrir novas formas de atingir o mercado sem precisar contar com consultorias externas. O verdadeiro talento está “dentro de casa”.

Porém, dentro do intraempreendedorismo é possível diversificar os focos, os objetivos e as equipes que irão atuar nesse setor. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre as diversas formas de empreender dentro da empresa.

Como incentivar o intraempreendedorismo?

Para aplicar esse conceito na sua empresa, é preciso, antes de tudo, estar de mente aberta para as novidades. É claro que esse tipo de pensamento é um pouco subjetivo, e está fortemente conectado ao custo financeiro.

Mas se você quer uma empresa que vê o empreendedorismo e a inovação como cultura base entre seus funcionários, é importante que essa postura comece nos cargos superiores. É ali que o exemplo precisa iniciar.

Porém, existem algumas atitudes que podem ajudar a equipe a embarcar nessa ideia.

Crie um hub de inovação

Uma das formas de incentivar sua equipe a empreender internamente é criar um hub de inovação. Ou seja, uma proposta de setor especializado em discutir novidades e inovações. Esse hub deve estar aberto para todos que quiserem participar.

Inicialmente, a proposta pode focar em resolver problemas internos da empresa. Por exemplo, se os funcionários estão descontentes com a forma como o pagamento é realizado, qual a proposição que eles trazem? Pode parecer bobo, mas é uma forma de incentivar os colaboradores a pensarem caminhos alternativos.

Além disso, é possível pensar em inovações que terão como objetivo melhorar, criar ou evoluir produtos e serviços da empresa. Dessa forma, a equipe pode pensar em como a empresa pode atuar de uma nova forma para seu mercado. O foco, neste caso, é externo.

Crie uma equipe de inovação

Similar ao hub de inovação, essa proposta incentiva que as empresas criem equipes especializadas em inovação. Ou seja, essas pessoas terão como única função avaliar, criar, pensar e prototipar novidades. Sejam internas ou externas.

Ao criar essa equipe internamente, ou seja, com pessoas que já fazem parte do quadro de funcionários, o intraempreendedorismo se torna conhecido por todos que ali trabalham. E, claro, essa equipe não é a única que deve ter essa função, pois todos podem seguir colaborando.

Ao criar essa equipe, faça uma apresentação a todos os outros funcionários. Fale, também, dos objetivos dessa equipe e como todos podem colaborar com essa ideia. Realize reuniões e apresentações dos resultados provenientes dessa iniciativa.

Ensine sobre intraempreendedorismo

Muitas pessoas não conhecem esse conceito, e acreditam que empreender é apenas para quem abre novas empresas. Por isso, se você pretende instituir o intraempreendedorismo dentro da sua corporação, conte a eles sobre essa possibilidade.

Talvez o nome seja um pouco grande e muitas pessoas acabem não entendendo o conceito. Então, faça eventos e chame pessoas que possam falar sobre o assunto com eles. Faça questão de deixar a porta aberta para que ideias sejam bem-vindas.

Benefícios do intraempreendedorismo

Você já entendeu um pouco mais sobre o conceito. Mas quais são os benefícios do intraempreendedorismo? Como ele pode ajudar as empresas a se tornarem melhores e mais inovadoras?

Retenção de talentos

Um profissional, ao ter uma nova ideia, tem como primeiro pensamento largar o emprego e colocar aquela ideia em prática. Certo? E se ele puder fazer isso dentro do próprio negócio? Os dois lados saem ganhando. O funcionário, que consegue empreender, e a empresa, que ganha um possível novo produto ou serviço.

Mesmo que o colaborador não tenha uma nova ideia, ao saber que pode atuar empreendendo dentro da empresa, poderá auxiliar no desenvolvimento do negócio. Muitas pessoas acabam deixando de lado pensamentos inovadores com medo de não dar certo.

Conhecimento do produto

Ninguém conhece melhor a sua empresa e os seus produtos do que os seus colaboradores. Já pensou se tivesse que contratar uma nova equipe toda vez que precisar inovar? Terá que fazer com que eles conheçam tudo que importa antes de começar a trabalhar.

Você já tem tudo isso! Aproveite o conhecimento que seus funcionários já têm e utilize para inovar. Assim como os pontos altos são conhecidos por todos, os pontos baixos também. E por já conhecerem todo o funcionamento do processo, seus funcionários podem ser mais ágeis em reconhecer formas de solucionar problemas.

Crie um ambiente favorável ao intraempreendedorismo

Além de atitudes como o hub de inovação e a equipe especializada, é essencial criar um ambiente que favoreça o intraempreendedorismo. Isso pode acontecer sem equipes especializadas ou grandes eventos.

Ao valorizar as ideias que chegam dos funcionários, incluí-los na discussão sobre novos produtos ou serviços e permitir que eles façam parte de todo o processo de desenvolvimento, você estimula o empreendedorismo.

Portanto, a mudança na rotina da equipe pode ser o primeiro passo para garantir um ambiente favorável para o desenvolvimento de novas ideias inovadoras. E, com o tempo, todos irão reconhecer um ambiente propício para o intraempreendedorismo.

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