InícioDicasMercado de trabalhoO que a flexibilidade cognitiva tem a ver com a sua carreira?

O que a flexibilidade cognitiva tem a ver com a sua carreira?

O mercado de trabalho está passando por transformações profundas e rápidas. Uma delas foi a adesão do trabalho remoto na pandemia. Ninguém imaginou que em 2020 teríamos que nos adaptar a uma nova maneira de viver e trabalhar.

Mesmo não querendo, tivemos que exercer esse novo modo de vida. Ainda, ver que ele trouxe mudanças que vão permanecer e alterar o modo como trabalhamos. Portanto, durante esse tempo você tem usado sua flexibilidade cognitiva na sua carreira e vida.

Para muitos essas transformações não foram fáceis e trouxeram uma série de dificuldades e desafios. Entretanto, usar com mais eficiência a flexibilidade cognitiva no trabalho vai amenizar esse impacto que, muitas vezes, parece negativo.

Por isso, neste artigo vamos explicar o que a flexibilidade cognitiva pode trazer de positivo para a sua carreira. Vem com a gente!

O que é flexibilidade cognitiva?

A flexibilidade cognitiva é a nossa capacidade de resolução de problemas e adaptação a diferentes contextos e situações. Essa habilidade não está somente ligada ao mundo do trabalho, mas também ao nosso cotidiano.

Por exemplo, você começa a passar mal na rua, então está com um problema. Logo, percebe que precisa pedir ajuda para alguém na rua, pensa em ligar para um amigo ou familiar, para a ambulância ou ir de Uber ao pronto socorro mais próximo.

Nesses casos, você usou sua flexibilidade cognitiva para resolver seu problema. Assim, enxergou várias perspectivas e maneiras de solução. Além disso, se adaptou ao que estava passando e pensou como conseguiria sair dali.

Agora vamos focar na sua carreira. Você já pensou em quantas situações de trabalho exigem essa habilidade? O projeto em equipe, mudanças repentinas no negócio, novo gerente ou líder. Nesse momentos, ter uma versatilidade de pensamentos, estender a maneira como lidar com o novo, traz maturidade profissional.

Não adianta ficar reclamando de algo que traz desconforto. É necessário pensar em maneiras diferentes de encontrar soluções e enfrentar esse desafio. Então, aqui, entramos no campo de sair da sua zona de conforto.

O ato de reclamar está situado dentro do conforto, já que é uma posição passiva. Contudo, encontrar a solução, pensar sobre o que está acontecendo e colocar em ação a melhor prática para ultrapassar esse desafio, é uma posição ativa.

Flexibilidade cognitiva no trabalho: como desenvolver?

Sabemos que nada acontece de um dia para o outro. Mas, se você chegou até aqui, é porque sabe que precisa desenvolver a flexibilidade cognitiva no trabalho. Lembrando que você já nasceu com essa habilidade, então só precisa exercitá-la.

É parecido com ir à academia. Afinal, vamos para exercitar nosso músculos, ter uma nova qualidade de vida. No entanto, precisamos ter uma posição ativa e fazer exercícios. O mesmo deve ser aplicado para conquistar uma habilidade, fazê-la todos os dias.

Confira a seguir algumas dicas práticas!

Modifique a disposição dos objetos da sua mesa de trabalho

Pode parecer que não é nada. Mas, nosso cérebro fica habituado ao mesmo contexto e reproduz comportamentos automáticos. E desfazer isso não é algo tão simples. Então, mudar a disposição de alguns objetos ou trocá-los ajuda sua mente a entender que as “coisas mudam” e que para você está tudo bem.

Novos itinerários

Parecido com o item anterior. Mais uma vez o foco é trazer mudanças para aprender a se adaptar. Então, mude o caminho que você faz para ir trabalhar, se for possível. Se não, ir em outra padaria ou supermercado, fazer algo no final de semana diferente do habitual etc.

Tolerância com os erros

Ter flexibilidade cognitiva na carreira é saber lidar com seus erros e os de outras pessoas. Geralmente, quando somos muitos críticos com nossos erros, não somos tolerantes com os de outras pessoas.

Errar é humano e você deve aprender com o erro, sempre. Contudo, não é cometer o erro mil vezes. Mas, pensar como se pode fazer melhor a partir do erro.

Busque a diversidade

Para saber se reinventar diante de situações adversas, precisamos estar acostumados a ideias com perspectivas variadas. Assim, conversar com pessoas diferentes e saber a opinião delas sobre os assuntos e suas histórias de vida abre caminhos para aprendermos a olhar sobre outro ponto de vista.

Tenha um hobby

Além do seu trabalho, aprenda algo somente por hobby. Não se preocupe em ser o maioral nisso. Adotar um passatempo reduz o estresse e desenvolve a flexibilidade cognitiva.

Escute o que o outro tem a dizer

Às vezes, no local de trabalho, temos dificuldade em lidar com uma ou algumas pessoas. Contudo, precisamos nos comunicar pois elas fazem parte da nossa equipe. A atitude de ignorar alguém demonstra ignorância e falta de tolerância.

Quando essa pessoa precisar expor e dar a opinião dela, escute com atenção o que ela tem a dizer. Nesse momento, preste atenção ao conteúdo, até porque o que ela tem a dizer poderá ser a solução e ajuda para algo.

Temos tendência a não escutar quem não gostamos, mas adotar uma atitude flexível é deixar o outro se expressar e ouvi-lo.

Escove os dentes com a mão esquerda

Se você for canhoto, use a mão direita. Usar a mão não dominante para fazer algumas coisas exercita o cérebro e aumenta a concentração.

Benefícios da flexibilidade cognitiva na carreira

Ao desenvolver a flexibilidade cognitiva na carreira, você estará mais preparado para lidar com situações adversas. Além disso, a falta de inteligência emocional das outras pessoas não te afetará com facilidade.

Ainda, quando precisar mudar de rota porque o que está fazendo não te deixa feliz, conseguirá enxergar outros caminhos para fazer algo novo. Também, quando estiver em um cargo de liderança, fará a gestão de pessoas respeitando seus colaboradores. Além disso, dará oportunidade deles mostrarem suas qualidades.

Não só o mercado de trabalho, mas o mundo todo está em constante mudança. As empresas começaram a adotar a metodologia ágil para executar a produtividade de uma maneira dinâmica, criativa com o objetivo de acompanhar essas transformações.

Então, aprender sobre a flexibilidade cognitiva é estar na jornada do crescimento profissional. Dessa forma, estar preparado sempre a aprender e reaprender. E se você está procurando qualificação profissional, confira aqui todos os cursos para dar de vez uma guinada na sua carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.