InícioGraduaçãoEducação FísicaO que faz o profissional de educação física?

O que faz o profissional de educação física?

Lembramos da Educação Física quando estávamos no ensino básico e médio, que era uma das disciplinas da grade escolar, mas a área de atuação do profissional vai além das aulas na escola

Exercício físico mantém a saúde em dia. Caminhadas, corridas, atividades direcionadas e esportes são alguns exemplos. Mas não se deve fazê-las sem supervisão de um profissional habilitado. É ele, formado em Educação Física, quem orienta as pessoas com os movimentos, frequências e intensidades adequadas para cada uma delas.

É isso o que o curso de Educação Física promove. Ele habilita o aluno a atuar na orientação das pessoas na hora de praticar atividade física. O campo de atuação engloba escolas do ensino básico e médio, instrutores de academias, preparadores físicos e personal trainers. Vamos ver como é o curso e onde o especialista pode atuar.

Como é o curso de Educação Física?

Ele é oferecido em duas modalidades: licenciatura e bacharelado. A licenciatura habilita o aluno a dar aulas na rede pública e privada de ensino, e tem duração de três a quatro anos. O bacharelado tem duração de quatro anos, e uma atuação mais voltada à preparação física, reabilitação e atendimento a públicos especiais.

Em ambos os casos, o aluno, ao se formar, deve solicitar seu registro ao Conselho Regional de Educação Física (CREF) do seu Estado, para se habilitar a exercer a profissão de educador físico. Com o registro, ele conseguirá se candidatar a vagas na iniciativa privada, ou dar aulas na rede pública de ensino.

Há disciplinas que são comuns para ambas as modalidades. Portanto, biomecânica do exercício, anatomia do corpo humano e do aparelho locomotor fazem parte. Tem também matérias voltadas para a cinesiologia, que analisa os movimentos – importantíssimo para quem vai orientar os alunos em atividades.

Medidas em avaliação física, fisiologia do exercício, práticas esportivas, esportes de forma geral e até primeiros socorros entram na grade. Como é um profissional da área da saúde, o educador físico precisa estar preparado.

A licenciatura e as aulas nas escolas

Há disciplinas específicas para quem decide fazer o curso na modalidade licenciatura. Como é voltado para a formação de professores, o curso traz disciplinas que lidam com o dia a dia do ensino. A didática é uma delas. Dessa maneira, o aluno vai aprender a ensinar, e esse aprendizado vai ser voltado para o dia a dia das aulas nas escolas.

Conhecer a realidade da instituição de ensino, dos alunos que frequentam, e o que eles sabem sobre educação física entram nessa disciplina. Afinal, na rotina de ensino, o professor vai lidar com realidades diferentes. Há alunos que apresentam dificuldade para fazer exercícios, outros com limitações físicas. O profissional deve lidar com elas para que as aulas corram bem e sejam agradáveis para os estudantes.

Estágios entram na grade curricular e são obrigatórios. Há uma carga horária para ser cumprida, e ela pode acontecer em várias instituições de ensino. O graduando pode auxiliar o professor, assistir às aulas ou orientar os alunos.

O bacharelado e o atendimento especializado

Se o graduando preferir seguir no bacharelado, ele terá outras atividades depois de formado. Há disciplinas voltadas para o atendimento a públicos especiais, como idosos e pessoas com deficiência. São pessoas que necessitam de atenção, visto que seu condicionamento físico deve ser diferenciado.

O bacharel pode trabalhar em clubes esportivos, na preparação de atletas. E em todos os esportes. Atletas de alta performance precisam estar sempre em forma para ter um bom desempenho. É aí que entra o trabalho do profissional de educação física: ele saberá prescrever os exercícios corretos para cada um. O bacharelado também tem estágios obrigatórios, para que o aluno conheça a rotina com a qual vai trabalhar no futuro.

Uma vez formado, o profissional pode continuar nos estudos e atuar na pesquisa dentro da educação física. Pode ingressar na carreira acadêmica nos níveis de mestrado e doutorado e dar aulas em faculdades. E pesquisar novas formas de exercícios, benefícios dos que já existem, e como eles podem ajudar populações específicas.

Perfil do aluno de Educação Física

Se você gosta de atividade, esportes, tem interesse na melhora da performance, por exemplo, essa é uma boa opção de curso. A vantagem de fazer o curso de educação física é conhecer os movimentos mais a fundo, os benefícios dos esportes e demais atividades.

Há atletas que decidem entrar na faculdade para trabalhar diretamente na preparação física. Como eles terão um conhecimento bem mais aprofundado, e já são da área, entendem bem o dia a dia do trabalho. Assim, fica mais fácil dar orientações aos colegas.

Mas não precisa ser atleta para entrar nessa área. Assim, o aluno acabará desenvolvendo atividades físicas que mais tenham a ver com o seu perfil. Dessa forma, aulas com alunos especiais, idosos e orientação individual são alguns exemplos.

Mercado de trabalho

Para quem está na licenciatura, é muito importante ficar de olho nos concursos públicos em nível municipal, estadual ou federal. Sempre há vagas para professores do ensino básico e médio e, para ingressar nelas, precisa ser aprovado em concurso.

Já na rede privada, fique de olho nas vagas que as escolas publicam. Os estágios obrigatórios já são uma porta de entrada. Ao ter contato com o dia a dia destas instituições, o aluno já pode se informar sobre o surgimento de oportunidades de trabalho assim que se formar.

No caso de quem faz bacharelado, o campo de trabalho também é vasto. Um deles é o atendimento a idosos. A população acima de 60 anos está se tornando mais numerosa, e os cuidados especiais também. Os mais experientes querem ter qualidade de vida, e procuram a orientação de um educador físico para realizar atividades corretas para manter a saúde.

Falando nisso, o trabalho de personal trainer para o bacharel é outro campo. E esse atendimento personalizado pode vir de pessoas de todas as idades. Quem não tem tempo de frequentar uma academia, ou quer uma atenção voltada às suas necessidades, procura um profissional habilitado.

As academias são outro bom campo de trabalho. O especialista orienta os alunos nas sequências de exercícios, e pode ministrar aulas em grupo. Assim, para quem gosta de se movimentar e de não ver ninguém parado, o curso de educação física é uma ótima oportunidade!

Antes da faculdade, porém, você precisa ficar de olho no Enem. Veja aqui alguns dos principais temas do exame obrigatório.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.