InícioGraduaçãoEngenharia de Controle e AutomaçãoO que faz o profissional de Engenharia de Controle e Automação?

O que faz o profissional de Engenharia de Controle e Automação?

Lidar com a criação de novos equipamentos para a produção industrial é uma das várias atribuições do profissional de Engenharia de Controle e Automação

A tecnologia proporcionou o desenvolvimento de novas técnicas e maquinário para a indústria de forma geral. E não falamos somente dos robôs das fábricas de veículos. Tudo o que envolve processos automáticos com equipamentos tem a ver com o profissional da Engenharia de Controle e Automação.

Afinal, o processo precisa ser sincronizado para que a matéria-prima seja transformada em produto final nos conformes. Assim, o maquinário envolvido deve ser ajustado, calibrado e posicionado de forma correta.

Essa é uma das responsabilidades do profissional de Engenharia de Controle e Automação, mas o trabalho dele vai bem além disso. Antes, vamos conhecer o trabalho e o que é a Engenharia de Controle e Automação.

As máquinas e robôs no processo produtivo

Grandes equipamentos não são algo necessariamente muito recente. Foi com a Revolução Industrial, no século XIX, que as máquinas passaram a fazer o trabalho que era dos humanos. E elas foram se desenvolvendo ao longo dos anos, até os dias de hoje. Mas esse trabalho não era todo sincronizado.

Assim, não havia um controle de tempo, processos e procedimentos nas fábricas de outrora. Sem contar que o ambiente de trabalho era bastante insalubre, não havia equipamentos de proteção nem segurança.

Mas isso foi, felizmente, mudando ao longo do tempo. Tanto a proteção dos trabalhadores quanto as técnicas e equipamentos industriais. Porém, somente a partir da década de 1960 que o termo Engenharia de Controle e Automação começou a aparecer.

Afinal, as tecnologias de apoio à produção passaram a ser uma constante nas fábricas, e todo o processo precisou de um acompanhamento mais intenso. Foi quando a presença do engenheiro especializado começou a fazer a diferença no chão de fábrica. Antes disso, os cursos de engenharia traziam disciplinas voltadas à automação na grade curricular.

Computadores e equipamentos na Engenharia de Controle e Automação

Sem eles, não haveria sequer esse ramo da engenharia. O maquinário passou a ser administrado por softwares ainda na segunda metade do século XX. Foi com o desenvolvimento dos primeiros computadores que surgiu uma de suas muitas funcionalidades. O uso no controle dos processos produtivos.

Assim, as máquinas passaram a ser programadas para realizar uma determinada tarefa de uma forma e tempo específicos. Mas são bem específicos mesmo: elas usam uma quantidade de matéria-prima milimetricamente calculada. Nada a mais nem a menos. E o tempo também é cronometrado.

Isso faz uma grande diferença. O profissional de Engenharia de Controle e Automação, bem como os demais dos ramos das engenharias, conseguem planejar a quantidade de matéria-prima necessária para produzir determinado produto. Também dá para cronometrar com exatidão quanto tempo o processo dura.

Com isso em mãos, o profissional consegue saber quanto a fábrica pode produzir em um dia, semana ou mês. Caso a demanda por aquele produto aumente, ele saberá ajustar o trabalho dos equipamentos.

O curso de Engenharia de Controle e Automação

O curso de Engenharia de Controle e Automação é oferecido em sistema de bacharelado, e tem duração média de cinco anos. Nesse tempo, o aluno tem aulas de Matemática Aplicada e Cálculo. Afinal, eles são uma das ferramentas mais importantes para o bom trabalho do engenheiro.

Mas nem só de contas vive o profissional de Engenharia de Controle e Automação. A grade curricular conta com outras várias disciplinas, como materiais de construção civil e concreto armado. Sim, é fundamental que ele tenha esse conhecimento, até para projetar uma linha de produção. Os equipamentos ocupam um belo espaço, bem como têm um peso considerável. Assim, ele precisa conhecer a estrutura do local onde o maquinário será instalado.

Aulas de Química, Física e Geologia entram na lista pelo mesmo motivo. O profissional de Engenharia de Controle e Automação precisa de um embasamento sólido para elaborar a linha de produção da fábrica.

Linguagem de programação e Administração

O profissional de Engenharia de Controle e Automação precisa conhecer outra ferramenta fundamental: os algoritmos. Eles são como uma receita de bolo, que traz as instruções para os softwares funcionarem. Como as máquinas precisam trabalhar em sincronia, elas dependem de uma programação adequada. É onde entra a expertise do especialista.

Da mesma forma, o engenheiro tem a responsabilidade de administrar a série de maquinários e funcionários que lidam com elas. Aulas de Administração e Gerenciamento de Controle de Qualidade estão na lista. Não basta apenas produzir: o produto deve seguir padrões e legislações para que seja aceito no mercado.

Entra na grade curricular a Gestão de Resíduos Sólidos, Legislação e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Essas normas garantem a segurança dos trabalhadores, para evitar acidentes no processo produtivo. Além disso, em muitas fábricas, o material que não é utilizado precisa ser dispensado de maneira correta. Os rejeitos têm que passar por um tratamento especial para não prejudicar o meio ambiente.

Mercado de trabalho

A modernização do processo produtivo vem acontecendo de maneira acelerada. Dessa forma, a demanda pelo profissional de Engenharia de Controle e Automação está crescendo. Os processos produtivos estão cada vez mais automatizados, e é aqui que entra esse especialista.

Assim, o engenheiro pode trabalhar no desenvolvimento de novos equipamentos, e também aprimorar os que já existem. Mas não é só criar a máquina: manutenção constante faz parte do investimento. Assim, o profissional de Engenharia de Controle e Automação pode ser um consultor que, de tempos em tempos, verifica se está tudo bem com o processo produtivo.

Os ramos de petróleo, mineração, metalurgia e manufatura, de forma geral, são alguns dos que mais contratam esses profissionais. O setor portuário brasileiro está adquirindo equipamentos especializados, que precisam de um engenheiro de controle e automação.

O crescimento das empresas que produzem sistemas automatizados é outro fator interessante. Elas criam equipamentos que fazem tudo sozinhos: um exemplo são as vending machines, que disponibilizam produtos variados sem a presença humana. Este é um ramo bastante promissor para o profissional de Engenharia de Controle e Automação. Enfim, para quem gosta do mundo dos robôs, máquinas e equipamentos de produção, é a formação ideal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.