InícioDicasMercado de trabalhoO que faz um historiador?

O que faz um historiador?

Você já ouviu falar que “quem vive de passado é museu”? Essa frase é muito dita por pessoas que não sabem a real importância do profissional formado em História. Nesse artigo, vamos descobrir o que um historiador faz e a importância dessa profissão para que possamos conhecer um pouco mais sobre a nossa sociedade.

Pequena história sobre o estudo da História

A História como a conhecemos não nasceu uma ciência completa. O aprimoramento do seu objetivo foi acontecendo ao longo de muitas eras, junto com o avanço dos registros escritos. O conhecimento, antes transmitido por via oral, começou a ser registrado por meio da escrita. Ou seja, começou a se tornar mais fácil pesquisar sobre acontecimentos mais distantes da atualidade do pesquisador.

Heródoto é a figura considerada como pai da História. Foi ele que, em meados do século V antes de Cristo, começou a fazer anotações sobre a invasão dos persas à Grécia. Ele acreditava que era preciso que esses acontecimentos ficassem de alguma forma eternizados. Assim, eles poderiam ajudar gerações futuras a entender como chegaram até o ponto onde estavam.

Mais do que apenas relatos, a História pode nos mostrar aspectos importantes do comportamento e da sociedade humana. Todos os fatos e acontecimentos são reflexos das pessoas que participam deles. Sendo assim, podemos conhecer um pouco mais sobre nós mesmos, e sobre como chegamos aqui por meio do estudo do nosso passado.

Como funciona a rotina de trabalho desse profissional?

Todo historiador é, em suma, um pesquisador. Engana-se, porém, quem acha que esse profissional se apoia somente em documentos. O historiador precisa estar envolvido com toda forma de produção humana que tem a ver com o fato que ele estuda. Tudo pode se tornar um importante elemento em sua pesquisa: fotografias, textos, selos, impressos, gravações, áudios e vídeos.

O primeiro passo, então, é coletar essas informações. Elas podem estar em locais como museus, mas não é raro que estejam em outros pontos, como acervos pessoais, por exemplo. Entretanto, outra forma importante de coleta de informações são as próprias pessoas. Por mais que possam não ter presenciado um fato, a comunicação oral ainda é muito importante em várias culturas. Nesse caso, a informação foi passada de geração em geração.

Em posse de todo esse material, chega o momento de organizar e filtrar todas as informações. Nessa etapa, o historiador vai selecionar o que realmente é relevante para o tema da sua pesquisa. Apesar disso, nenhum material será “descartado”, pois pode ser usado em outras pesquisas ou por outros pesquisadores. Por isso, o intercâmbio de informações entre historiadores também é de suma importância.

Agora que tem todos os elementos que precisa em suas mãos, é hora de colocá-los em ordem. A hierarquia dos fatos e a organização pela sua ordem de acontecimento são fatores mais importantes da sua pesquisa. Em outras palavras, não é possível entender um acontecimento ou suas consequências sem a ordem correta dos fatos. A partir daqui, o historiador já tem sua base de estudo sólida para fazer sua análise crítica.

O que é preciso para ser um historiador?

Com base em toda essa rotina de trabalho que acabamos de acompanhar, temos uma ideia das habilidades que um historiador precisa ter e desenvolver para fazer bem seu trabalho. Destacamos abaixo algumas delas:

– interpretação sob viés crítico;

– visão ampla de vários aspectos;

– pesquisa;

– organização;

– curiosidade;

– paciência;

– gostar de ler;

– imparcialidade;

– postura de questionamento.

Em que áreas pode atuar um historiador?

A primeira área de atuação quando se pensa em um historiador é a licenciatura. Apesar de muitos profissionais optarem pelas salas de aula, existe um campo de atuação muito amplo para o historiador.

Muitos profissionais podem ser encontrados em museus e arquivos de projetos e organizações culturais. Juntamente com profissionais como arquivistas e biblioteconomistas, podem trabalhar na organização e catalogação de acervos dos mais variados materiais. Podem ajudar também entrevistando e fazendo registros em áudio e vídeo de relatos que ajudam nas pesquisas.

Frequentemente, muitas empresas contratam historiadores para consultoria de projetos específicos, como aniversários por exemplo. Outra boa área para atuação como consultor são projetos como novelas, peças, filmes e outras produções artísticas.

Eventualmente, um campo de atuação diferenciado, como o turismo histórico, também pode se apresentar como uma boa opção. Aqui o historiador pode ou não exercer a função de guia, mas seus estudos servem como base para a criação dos roteiros de passeios.

Para além das salas de aula, mas ainda na área de educação, o historiador pode atuar como consultor ou escritor de materiais de apoio para docentes e escolas.

O que eu preciso para me formar nessa área?

A maioria das faculdades de História oferece as duas opções de formação: bacharelado e licenciatura. O primeiro é mais indicado para quem deseja se focar na área de pesquisa acadêmica, de mercado ou na área de consultoria. Já a licenciatura é indicada para quem deseja atuar nas salas de aula e na produção de materiais didáticos e paradidáticos.

O curso de História vai te oferecer um grande leque de conhecimento em diversas fases do curso da humanidade. Você vai estudar os grandes períodos históricos nas disciplinas de História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Além disso, também há o foco por região nas matérias como História das Américas e da África. E, claro, não poderia deixar de haver disciplinas focadas no local onde vivemos, então você estudará a História do Brasil em duas diferentes fases (Colônia, Império e República), além de estudos específicos como História e Cultura dos Povos Indígenas, História Regional e Libras – Linguagem Brasileira de Sinais.

Há também várias disciplinas voltadas exclusivamente para quem optar pela licenciatura, como Inovação Educacional, Metodologia Do Ensino De História, Pensamento Científico e Práticas Educativas Em Espaços Não Escolares.

Os cursos têm em média 4 anos de duração e para a licenciatura é preciso ainda fazer um estágio supervisionado. Conheça algumas das instituições que oferecem o curso de História e sua grade curricular completa:

Anhanguera

Unopar

Pitágoras

Universidade Federal Fluminense

Você também pode conhecer mais sobre o curso de História clicando aqui e visitando nosso artigo específico sobre o curso.

A compreensão do passado é de extrema importância para que, como sociedade, possamos não cometer os mesmos erros. Agora que você entende a importância desse profissional, está preparado para embarcar nessa faculdade?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.