InícioGraduaçãoTudo o sobre o curso em Jogos Digitais

Tudo o sobre o curso em Jogos Digitais

Se você se interessa pelo mundo dos games, saiba haver a opção de seguir a carreira nos Jogos Digitais. Os profissionais são responsáveis pela criação e aperfeiçoamento de diversos produtos na área como, por exemplo: jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets e videogames. E, para se preparar para essa profissão, você pode fazer um Curso Superior Tecnológico (CST) em Jogos Digitais que conta com um período mais curto de formação.

A graduação em Jogos Digitais conta com conteúdos de computação gráfica, edição de vídeo, inteligência artificial e programação. Além disso, há disciplinas de gestão, história, desenho e roteiros para jogos. 

Após formado, o profissional pode atuar em diversos segmentos da área: no mercado de jogos educativos, entretenimento e empresas médicas, por exemplo. Além disso, empresas de tecnologia são os maiores empregadores do ramo. 

Os estudantes interessados na graduação podem optar por cursar a faculdade tanto na modalidade de ensino presencial ou a distância (EAD). Dessa forma, cabe ao aluno escolher o modelo que melhor se adequar ao seu cotidiano e expectativas para o ensino superior.

Então, se você gosta da área de programação e de vídeo games, continue lendo este artigo. Aqui, você entenderá mais sobre a graduação em Jogos Digitais, o tempo necessário para completar a formação e o mercado de trabalho na área. Para isso, vamos esclarecer as dúvidas sobre a faculdade e as oportunidades na área.  

Sobre o curso em Jogos Digitais 

A graduação em Jogos Digitais pode ser encontrada tanto como Curso Superior de Tecnologia quanto como um bacharelado. Contudo, a principal diferença entre os dois é o tempo necessário para conclusão da faculdade. 

Ainda vale ressaltar que o Ministério da Educação (MEC) classifica os cursos de tecnologia como uma graduação e o aluno obtém o diploma de tecnólogo.

Conforme as diretrizes do MEC, o diploma é válido em todo o território nacional. Sendo assim, é válido para disputas de empregos e concursos públicos que tem como exigência a formação superior. Além de garantir o ingresso em cursos de pós-graduação, como, por exemplo, mestrado e doutorado. 

Contudo, o tecnólogo tem como foco preparar o profissional para atender às demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, as grades curriculares dos cursos contam com disciplinas voltadas para as práticas da profissão. 

Sendo assim, o Curso Superior de Tecnologia ensina o estudante a aprender as habilidades necessárias para criar, projetar, implementar, testar, elaborar e desenvolver roteiros.  Além de produzir cenários, personagens e mecânicas, implantar e manter jogos digitais de gêneros diversos em plataformas computacionais. 

Assim, com a graduação, o estudante se prepara para entender o que são as áreas de design de games, desenvolvimento de engines para jogos, criação de roteiros, personagens, cenários e outros elementos estruturantes para jogos eletrônicos.  

Qual é o tempo de duração do curso?

Certamente, mais um ponto importante para elucidar sobre a formação e o período necessário para concluir a faculdade. Se você escolher ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, serão necessários cerca de quatro semestres para completar a formação e conseguir o diploma. Dessa forma, geralmente, são necessários dois anos para o estudante se formar.  

Vale ressaltar que durante a graduação o aluno tem contato com materiais mais gerais, como, por exemplo, Fundamentos Do Movimento Humano e  História do Design. Contudo, também são ministradas disciplinas específicas. Como, por exemplo,  interação humano-computador, roteirização para jogos digitais e desenvolvimento de jogos mobile.

 Além dos conceitos teóricos é importante que o aluno tenha domínio de outros idiomas e trabalhe bem em equipe. 

A grade curricular do Curso de Jogos Digitais 

Durante a graduação o aluno é preparado para lidar com gerenciamento de projetos de jogos digitais, com equipes multidisciplinares. Além de avaliar, selecionar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento de jogos digitais, como, por exemplo: animação De Jogos,  áudio em jogos, desenvolvimento de jogos Mobile, interação humano-computador, design narrativo. 

O curso ainda conta com disciplinas fundamentais para desenvolvimento das competências e das habilidades essenciais para atuação profissional no mercado de trabalho. Então, durante a formação as principais materiais incluídas são, por exemplo:  

  • Algoritmos e programação estruturada
  • Análise orientada a objetos
  • Animação de jogos
  • Áudio em jogos
  • Desenho de expressão
  • Desenho de observação
  • Desenvolvimento de jogos mobile
  • Design narrativo
  • Fundamentos do movimento humano
  • História e acepções do design
  • Integração de jogos
  • Interação humano-computador
  • Introdução ao design de jogos e entretenimento digital
  • Lógica computacional
  • Modelagem de cenários e level design
  • Motores de jogos digitais
  •  Programação orientada a objetos
  •  Representação gráfica digital
  •  Roteirização para jogos digitais
  •  Storyboard 

Então, com o auxílio das disciplinas, o estudante tem contato tanto com os conhecimentos teóricos quanto com a prática. Os alunos ainda têm a oportunidade de realizar diversas atividades em laboratórios.

Ainda vale ressaltar que muitas instituições de ensino exigem que o estudante faça estágio obrigatório durante a graduação e apresente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  

Modelos de ensino 

Outro ponto importante para esclarecer sobre a graduação é que as instituições de ensino oferecem o Curso de Jogos Digitais tanto nos modelos de ensino presencial, semipresencial e a distância (EAD). Para você poder fazer uma escolha consciente, vamos esclarecer as diferenças entre as modalidades e as principais vantagens do EAD. 

Sem dúvida, é preciso ressaltar que todas as modalidades de ensino tem o mesmo objetivo final: sendo o aprendizado dos alunos e a preparação para exercer o melhor possível a profissão que escolheu. 

Contudo, a maior diferença entre o ensino EAD e o presencial é que no caso da modalidade a distância o estudante não possui um horário fixo para os seus estudos. Já no caso do presencial — sendo o mais conhecido — é preciso que o estudante compareça à faculdade no horário combinado. 

Além disso, outro grande diferencial é a metodologia de ensino nas modalidades que são diferentes. No ensino presencial, as aulas acontecem na sede da instituição de ensino e com a presença tanto dos estudantes como docentes explicando o conteúdo. No caso dos cursos a distância, as aulas são vídeos disponibilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem. 

Ainda tem a diferença são as avaliações durante a graduação. No presencial são realizadas de modo tradicional, em sala de aula, com um tempo determinado para a conclusão e com a supervisão do professor. Há também as atividades estabelecidas pelo professor de cada disciplina. 

Já no EAD, algumas instituições contam com um polo presencial para a realização de provas, onde o aluno precisa se deslocar na data da avaliação. Outras atividades ainda podem ser realizadas online. 

Outra modalidade de ensino é o Semi-presencial, neste modelo o aluno assiste às aulas nos ambientes virtuais de aprendizagem e vão à faculdade para as atividades e provas. 

Qual é o valor médio da mensalidade da graduação?

O preço da graduação e o quanto o valor vai pesar no orçamento mensal do estudante é um ponto muito importante para começar o curso. Somente a vontade de estudar uma área é suficiente para se matricular na faculdade. Por isso, vamos falar sobre os valores médios da graduação. 

 Contudo, é importante esclarecer que o valor nas mensalidades das faculdades não são iguais. O preço varia de instituição para instituição por muitos fatores. Como, por exemplo, a localização, suporte oferecido e modelo de estudo.  

A Faculdade Anhanguera oferece o curso voltado para área de Jogos Digitais em sua grade de graduação na instituição. Dessa forma, os estudantes podem se matricular para cursar a graduação com o valor a partir de R$149,90.

Ainda outra universidade que oferece o curso é a Unopar (Faculdades Integradas Norte do Paraná). Nessa instituição, o estudante encontra a mensalidade da graduação na área a partir de R159,90. 

Aliás, as duas instituições oferecem a modalidade de ensino é EAD. Ou seja, as disciplinas são ministradas a distância através de ferramentas na internet. Contudo, o principal para escolher uma universidade é a instituição contar com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), só assim o seu diploma terá validade após concluir a formação. 

Bolsas e financiamentos para a faculdade de Jogos Digitais 

Contudo, tem uma boa notícia aos estudantes com interesse em ingressar na graduação de Jogos Digitais! Grande parte das faculdades ainda oferecem modalidades de bolsas de estudo ou desconto, o que torna o sonho da graduação mais possível e atrativo. 

No caso da Anhanguera, por exemplo, o estudante deve se inscrever no vestibular. Na hora da inscrição, pode-se optar pela Bolsa Incentivo ou através da sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), concorrer à Bolsa Enem.

Ainda vale destacar que muitas instituições de ensino aceitam que os alunos ingressem através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou Programa Universidade para Todos (Prouni). Contudo, nessas alternativas os estudantes precisam prestar a prova do Enem para se inscrever no processo. 

Além de pesquisar se a faculdade desejada para cursar formação tem convênio com os projetos governamentais e quais os requisitos obrigatórios  para obter as bolsas de estudo na instituição de ensino. 

Veja a seguir os principais detalhes das modalidades de bolsa de estudos e dicas para você conquistar a sua!

Bolsas oferecidas pelo Governo Federal

Como dito anteriormente, o Governo Federal oferece duas modalidades de bolsas de estudo para os estudantes através do MEC. Então, vamos esclarecer todas as diferenças entre os programas governamentais e as características deles. Além disso, as formas para conseguir participar de um dos segmentos oferecidos pelo Governo. 

Prouni: A porta de entrada para concorrer ao ProUni é o Enem. O candidato tem que ter participado da última edição da prova, com média mínima 450 pontos nas notas e não pode ter zerado a redação. Além disso, para se tornar apto para as bolsas de estudo ainda é necessário preencher mais alguns requisitos. 

O estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo para financiamento integral. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Podem se inscrever na iniciativa governamental estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou tenha estudado em colégio particular com bolsa integral. 

Ainda podem concorrer alunos que tenham alguma deficiência, neste caso não é necessário ter cursado ensino médio na rede pública ou na condição de bolsista integral. O último grupo apto a concorrer às vagas são professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica. Somente nesse caso não é necessário comprar renda para participar do programa. 

Fies –  O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Para ter direito ao benefício é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e também se encaixar nos critérios socioeconômicos.  

Programas de descontos das Universidades 

Os estudantes podem contar com os programas de descontos concedidos pelas universidades particulares. Nas instituições privadas estão disponíveis muitos modelos de financiamento aos graduandos. Desse modo, o exemplo mais tradicional é a Bolsa por Mérito, que concede descontos – e até mesmo gratuidade – aos estudantes com melhores colocações no vestibular da instituição ou na prova do Enem. 

Existem também bolsas para avaliação socioeconômica, onde podem concorrer estudantes com determinadas fontes de renda mensal. Os estudantes de universidades privadas ainda podem concorrer para bolsa-trabalho, onde o estudante presta serviços a instituição e ganha em troca abatimento no valor pago. 

Contudo, para descobrir o programa que mais combina com a sua situação econômica é importante escolher as instituições de ensino preferidas. Além dos projetos disponibilizados por elas. 

Por isso, faça uma lista com suas escolhas, pesquise nos sites das universidades e conheça os critérios necessários para participar! Parcerias com empresas privadas Existem parcerias entre instituições que oferecem convênio com associações profissionais, órgãos públicos e empresas. 

Ainda há uma opção para aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho.  Muitas empresas privadas têm parcerias com faculdades e disponibilizam bolsas de estudos aos funcionários. Ainda existem convênios entre sindicatos e um setor de trabalhadores. Nesses modelos de auxílios financeiros aos estudos, o funcionário pode estender o benefício aos filhos ou cônjuges. Contudo, para saber se o local em que você trabalha se enquadra nesse critério é necessária uma visita ao setor de Recursos Humanos. Por isso, se informe e não perca as oportunidades! 

Bolsas de estudos municipais 

Além dos projetos do Governo Federal, diversas prefeituras oferecem bolsas de estudos para a capacitação dos estudantes. Os governos municipais concedem financiamentos de estudos integrais ou parciais aos alunos de cursos de graduação. 

Por exemplo, a Prefeitura Municipal de Taubaté, em São Paulo, conta com o Sistema Municipal de Bolsas de Estudo (SIMUBE). O projeto oferece bolsas de estudo — em até 100% do valor do curso — em instituições de ensino localizadas no Município e reconhecidas pelo Ministério da Educação. 

Então, para saber se a sua cidade também conta com um projeto semelhante de financiamento estudantil é necessário se informar com o Governo Municipal e ficar sempre de olho nas datas de inscrição dos projetos. 

Perfil do estudante do Curso de Jogos Digitais

Então, agora que você entende mais sobre o curso, as disciplinas e as formas de ensino que você pode optar. Por isso, está na hora de conhecer melhor as habilidades necessárias para se tornar um profissional de sucesso e obter sucesso na área. 

Em primeiro lugar, o estudante em Jogos Digitais precisa se interessar por linguagens de programação, conhecer técnicas de documentação de projetos de tecnologia. Além de conhecer códigos computacionais para o jogo digital, conhecer sobre comunicação de dados e tecnologias de informação. 

Sendo assim, ainda é importante trabalhar bem em equipe para se tornar um bom profissional na área. Tendo em vista que  a criação de um jogo envolve vários profissionais. Além disso, é  preciso  colaborar com vários grupos de trabalho.  

Dessa mesma forma, é essencial que o profissional tenha uma boa comunicação para trabalhar em conjunto com a equipe de tecnologia. Entretanto, o que não é um requisito para o profissional formado em Jogos Digitais é ser aficionado por videogame. Por isso, é essencial ser um bom gestor de projetos de tecnologia.

Por fim, é essencial que o profissional sempre se mantenha atualizado sobre as novas tecnologias. Além das  tendências do mercado da área de Jogos Digitais. Isso é importante para se manter relevante no mercado de trabalho e em crescimento na área de atuação. 

Contudo, se você sente que não tem alguma dessas habilidades não se preocupe. Durante a graduação e com a experiência no mercado de trabalho terá a oportunidade de desenvolver todas as características necessárias para exercer a função. 

Mercado de trabalho para formados em Jogos Digitais 

O mercado de jogos digitais no Brasil é gigante e cresce cada vez mais no país. Somente em 2020 o setor arrecadou mais de  US $1,5 bilhão, cerca de R$5,6 bilhões. A  informação é do levantamento de dados da consultoria Newzoo. 

Então, com esses valores tão altos você pode imaginar que as oportunidades na área são vastas e com um mercado de trabalho aquecido para profissionais especializados em Jogos Digitais.  

Dessa forma, o profissional pode tanto se especializar em um segmento da área ou gerenciar todo o projeto de tecnologia. Estão, entre os trabalhos que os especialistas em Jogos Digitais são responsáveis, por exemplo: simulação de negócios, jogos educacionais, simulações médicas e jogos feitos para empresas. Além dos jogos para o tradicional mercado de entretenimento. 

Os profissionais da área de Jogos Digitais ainda podem produzir produtos para  diversas plataformas. Como, por exemplo, aparelhos de videogame, celulares, aparelhos de videogame, tablets e redes sociais. Após se formar no curso de Jogos Digitais o profissional pode escolher atuar em diversas áreas do mercado de trabalho.  Como, por exemplo: 

  • Programador;
  • Character Designer;
  • Game Designer;
  • Roteirista;
  • Artista 2D/3D;
  • Animador;
  • Engenheiro de som;
  • Testador de Games (Quality Assurance – QA);
  • Gerente de projetos.

Ainda é importante ressaltar que o profissional pode atuar para uma empresa nacional que exporta para o mercado internacional ou em uma empresa estrangeira. Por isso, é essencial que tenha domínio de outros idiomas – principalmente o inglês. 

Salário para profissional da área de Jogos Digitais 

Como dito anteriormente, o mercado de jogos digitais está em pleno crescimento no país. Por isso, os profissionais especializados na área de Jogos Digitais estão cada vez mais necessários.  

Então, com o crescimento do mercado de trabalho da área, se torna possível que os 

especialistas em Jogos Digitais encontram melhores oportunidades de emprego e até mesmo maiores oportunidades para ocupar as melhores funções. 

De acordo com um levantamento realizado pelo site Love Mondays, o salário para Game Designer varia entre R$ 1.200,00 e R$ 4.000,00. Ainda um programador pode receber de R$ 2.000,00 a R$ 5.000,00. 

Os artistas 2D/3D e Character Designers podem receber valores aproximados de R$ 1.500,00 a R$ 4.000,00. Um testador de games pode chegar até R$ 2.000,00. E o gestor, como é responsável por todo o projeto, acaba sendo o que possui um dos melhores salários, podendo chegar até R$ 10.000,00. 

Contudo, para escolher a melhor área para você se especializar não pode somente considerar o valor do salário – não que o dinheiro não seja importante para a tomada de decisão. Por isso, é preciso considerar as habilidades, preferências e gostos pessoais.  

Sucesso na área de Jogos Virtuais 

Então, como você pode conhecer melhor nesse artigo a área de Jogos Virtuais está em crescimento e conta com diversas opções de faculdade. Além disso, você pode escolher cursar a graduação com bolsa de estudo e ainda pode escolher a melhorar modalidade de ensino para sua realidade. 

 Contudo, é preciso ficar sempre atento a todas as atualizações na área para exercer a função da melhor maneira possível. Enfim, agora você conhece os detalhes da profissão e tudo sobre o curso de Jogos Virtuais. Espero que esteja preparado para dar o pontapé inicial no seu futuro e invista na sua nova graduação. 

Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos do Voomp e saia na frente na profissão. 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.