Faltam profissionais qualificados para trabalhar na Produção Cervejeira. Com o crescimento das cervejarias artesanais, a demanda por especialistas vem crescendo. Ele é o responsável pelo gerenciamento do processo produtivo, compra de insumos, equipamentos e acompanhamento da linha de produção.
Há nem tanto tempo, o mercado cervejeiro era dominado por algumas grandes fábricas. Hoje, as microcervejarias e as cervejarias artesanais estão tomando corpo e ganhando mercado. Muitas pessoas preferem estas versões às produzidas em escala industrial.
Isso mostra uma mudança no perfil do consumidor. Além de quem gosta de beber cerveja por hábito, outros preferem uma experiência diferente. Eles encaram a cerveja artesanal como algo a ser degustado e apreciado. Assim, eles vão em busca de novos sabores, conceitos e formas de produzir.
Para chega ao ponto de um produto de qualidade exemplar, a empresa precisa de um profissional que conheça bem o ramo e o assunto. Um deles é o especialista em Produção Cervejeira. Veremos como é o curso.
O que você verá neste artigo:
O curso de Produção Cervejeira
Ele é oferecido na modalidade superior tecnológico, e tem duração de um ano e meio. Nesse tempo, o graduando terá contato com o mundo da produção da cerveja. Conhecerá como essa bebida é fabricada, os ingredientes, o processo produtivo e como fica a bebida ao final.
Para chegar nisso, ele também precisa ter conhecimentos importantes, por exemplo, a respeito de como é a fermentação da bebida. Há todo um processo envolvido na Produção Cervejeira, com métodos e tempos que devem ser respeitados. Caso aconteça algo fora dos padrões, a qualidade da bebida fica comprometida.
Por isso, o aluno tem aulas de microbiologia, envase, higiene dos alimentos, química cervejeira e gestão dos resíduos. Além disso, ele terá contato com conteúdos que o ensinem a gerenciar a produção, divulgar seu produto e organizar eventos.
A cerveja faz parte da História
É uma das bebidas mais antigas que se tem notícia. E tudo aconteceu por um acidente, segundo historiadores. Os povos que moravam nas regiões do Oriente Médio armazenavam cevada e trigo. Um dia, alguém esqueceu de cuidar desse estoque. Fungos se instalaram na produção e fermentaram o amido, abundante nesses alimentos. O amido é uma categoria de açúcar que, ao ser fermentado, gera álcool e gás carbônico. Assim surgiu o começo da Produção Cervejeira.
O líquido resultante desse acidente se tornou um produto com alta procura desde então. Com o cuidado de replicar esse incidente, esses povos descobriram a cerveja, que foi bastante consumida. Ela é tão comum quanto o café e o vinho, com a diferença que o café não tem teor alcoólico, e o vinho é resultado da fermentação do suco de uva.
Os processos se sofisticaram desde então. Cervejas com colorações diferentes, graduações alcoólicas variadas, cores, cheiros e sabores distintos fazem a alegria de quem gosta de degustar a bebida.
Os tipos de cerveja
A mais conhecida no Brasil é a lager, amarela clara, com baixo teor alcoólico e gosto suave. Conhecida também como pilsen (que é um tipo de lager), é a que encontramos no supermercado e produzidas por grandes cervejarias.
Uma que é mais consumida no inverno é a bock, avermelhada, com um sabor mais intenso e maior concentração de álcool. E quem já viu as stout, escuras, com gosto muito encorpado e com um leve sabor de café? Outra variação é a Weiss que, para ter esse nome, deve levar pelo menos 50% de trigo na composição. Ela é mais turva e com sabor específico.
Mas, um tipo tem caído nas graças do brasileiro. São as IPAs (India Pale Ale). Elas são mais amargas que as lagers, tem um teor alcoólico maior e são mais encorpadas. Esse tipo de cerveja se tornou mais conhecida porque é possível fazer dezenas de variações com a mesma receita.
A evolução da Produção Cervejeira no Brasil
Embora os primeiros registros de fabricação artesanal de cerveja datem de 1830, foi apenas no final do século XX que esse setor se desenvolveu de maneira mais intensa. Antes disso, as bebidas eram importadas da Inglaterra ou Alemanha, e uns poucos a produziam em casa, para consumo doméstico.
Como a importação dessas bebidas começou a pesar no bolso, grandes cervejarias se instalaram aqui e produziram em larga escala. Assim, isso deixou o preço da cerveja mais em conta. Esse processo foi o responsável por tornar a cerveja lager a mais conhecida no Brasil, visto que foi a que melhor se adaptou ao paladar brasileiro.
Somente com o ressurgimento das cervejarias artesanais, o Brasil olhou a produção cervejeira com mais atenção. Empresários procuraram cursos para conhecer melhor esse processo, para poder fazer a sua em casa. E, isso se tornou uma profissão, a ponto de hoje termos cursos superiores especializados no assunto.
Mercado de trabalho para Produção Cervejeira
Os profissionais de Produção Cervejeira podem atuar em grandes cervejarias ou nas produtoras artesanais. Ele pode trabalhar na concepção da bebida, ou no processo produtivo. Por exemplo, ele acompanha a chegada dos produtos à empresa, e verifica se as etapas de produção estão correndo nos padrões.
Ele pode também realizar a compra dos insumos diretamente dos produtores. Isso traz a garantia que ele sabe de onde vem a matéria-prima e da sua qualidade. Outra área é trabalhar no envase, com o cuidado de escolher as melhores embalagens, e se o procedimento corre bem.
Há um campo de trabalho nas distribuidoras de cerveja, lojas especializadas e associações de produtores de cerveja. Como ele conhece todo o processo produtivo, ele tem capacidade de orientar produtores e consumidores.
Um detalhe chama a atenção para quem quer entrar nessa área. O mercado de cervejarias artesanais cresce a cada ano, e aqui falamos não só da procura por estas bebidas. Afinal, as microcervejarias precisam de profissionais para garantir a qualidade dos seus produtos, seguindo as normas e legislações sanitárias. Assim, a empresa pode manter seu ar de artesanal, mas com a certeza de que seu produto segue os padrões de produção. E é aqui que entra o profissional de Produção Cervejeira. É uma área que contribui para a evolução da indústria e na sofisticação do consumo!
Gostou desse conteúdo? Então fique conosco e leia também sobre Tudo o que você precisa saber sobre o CST em Produção Cervejeira.