InícioDicasMercado de trabalhoSocial Media: o que estudar para seguir essa carreira?

Social Media: o que estudar para seguir essa carreira?

Qual curso devo escolher na graduação para atuar como social media? Se você já se fez essa pergunta, veio ao lugar certo! Preparamos um conteúdo exclusivo e inédito para te apresentar as possibilidades de formação para essa área,

A verdade é que, por ser uma carreira nova, social media não possui uma formação superior específica. Portanto, para trabalhar nessa área, é possível cursar outras graduações que irão preparar o profissional para esse mercado de trabalho.

O que veremos a seguir, são carreiras que possuem habilidades intercaladas com a carreira de social media e, portanto, deixarão o estudante pronto para se colocar no mercado com esse objetivo específico.

Cursos para um futuro social media

Para escolher qual curso de graduação fazer para trabalhar na área de social media, é preciso saber, também, qual das diversas possibilidades dentro de social media pretende seguir. Isso porque essa decisão poderá mudar o curso ideal de formação superior. De qualquer forma, apresentaremos opções para todas as subáreas possíveis.

Jornalismo

Carreira que tem como foco a transmissão de notícias, ela irá preparar o futuro profissional de social media para lidar com diferentes gêneros textuais. Apesar da grade curricular focar em aspectos da notícia e transmissão de informação neutra, é possível que o aluno desvie seu caminho para as redes sociais.

As aptidões bem vindas que serão adquiridas nessa formação são: 

  • Boa escrita
  • Domínio da língua portuguesa
  • Facilidade para transmitir informações por palavras

Design

Para aqueles que querem trabalhar com a parte imagética da social media, o curso de design é o ideal. Isso porque os conhecimentos técnicos necessários para trabalhar com imagens será adquirido ao longo dessa formação.

Além disso, o profissional será preparado para identificar tendências visuais, criar identidade visual e estudar a concorrência com foco nessa área. Tendo essa diversidade de conhecimento, o designer é um importante integrante da equipe de social media.

O designer terá diferenciais como:

  • Trabalho com manipulação de imagens
  • Edição de fotos com objetivo comercial
  • Desenvolvimento de identidade visual

Marketing Digital

Como já era de se esperar, a formação em marketing digital é ideal para quem quer atuar como social media. Neste caso, todo o curso será aproveitado por aqueles que querem atuar com as redes sociais. Porém, é bom relembrar que o curso de marketing digital vai além das redes sociais.

Quem possui essa formação poderá atuar em diferentes frentes. Inclusive, na área de redação, caso tenha facilidade com as palavras. Porém, ele poderá se dedicar ao planejamento estratégico para as redes sociais e análise dos resultados.

Alguns dos conhecimentos que veremos nesse estudante são:

  • Estratégia digital
  • Planejamento de redes sociais
  • Gestão de análise

Propaganda e publicidade

Assim com a carreira de marketing digital, essa trará diversas vantagens para quem quer trabalhar com social media. A verdade é que as redes sociais são apenas um novo meio de exercer a publicidade. Assim como, em algum momento do passado, a televisão era a grande novidade.

Portanto, todo publicitário precisa entender o funcionamento do processo de compra. Com esse conhecimento, será capaz de desenhar a melhor forma de comunicação para cada uma das etapas pelas quais o consumidor passa.

Ou seja, o profissional que tiver essa formação, terá:

  • Conhecimento da jornada de compra
  • Desenvolvimento de planejamento estratégico
  • Entendimento de pesquisa de mercado

Fotografia

Para deixar claro que os cursos de comunicação não são os únicos disponíveis para quem quer seguir na carreira de social media, trouxemos um inesperado. Para quem já possui vontade e aptidão para seguir na área da fotografia pode utilizar esse curso como base para sua carreira profissional.

Isso porque, atualmente, é possível se especializar em fotografia para as redes sociais. Assim como vimos em outras áreas, é essencial saber qual o formato mais adequado para esse meio. Além de entender como o público lida com as imagens nas redes sociais.

Portanto, aquele que cursar fotografia terá conhecimentos essenciais como:

  • Montagem de cenário
  • Edição de fotos
  • Fotografia de pessoas

Vendo tudo o que trouxemos, está bem claro que muitas carreiras podem servir de base para quem quer atuar na carreira de social media. É claro que isso não é definitivo e existem outros cursos que proporcionam conhecimentos importantes para esses profissionais.

Se você já é aluno de alguma outra graduação e pretende seguir na área de social media, não se preocupe. É possível se especializar no trabalho com redes sociais com outra formação superior.

Carreira de social media

Agora que você já sabe mais sobre os cursos que irão te preparar para atuar na carreira de social media, entenderemos melhor esse mercado. Afinal de contas, trabalhar com redes sociais é apenas para quem gosta de criar posts? Não! Vamos explicar melhor.

A criação de posts é apenas uma das várias etapas do trabalho de social media. Porém, é a parte que mais aparece, já que é ela que todo mundo vê. Por outro lado, para chegar até aquele post, foi preciso uma série de decisões e outras etapas.

Resumidamente, o trabalho de social media envolve uma análise do público alvo e seu comportamento nas redes sociais. Um desenho de estratégia para atingir tal público apresentando os benefícios do produto. Depois disso, há uma série de processos que buscam a melhor forma de transmitir tal conteúdo. Esse processo envolve desenvolvimento de uma identidade visual, assim como um texto com personalidade.

Após a aprovação das etapas anteriores, é que chegaremos aos posts. E, mesmo assim, eles são complementares a toda uma campanha. Essa, poderá envolver vídeos explicativos, fotos, posts patrocinados e outros formatos como sites e e-mail. Fica claro, dessa forma, que todas essas etapas precisam ser interligadas.

Portanto, a carreira de social media precisa estar conectada a todos os outros processos de marketing e propaganda. Se não for feito um planejamento conjunto, o consumidor irá receber diferentes mensagens em diferentes formatos. 

Se você quer se aprofundar na área de redes sociais, confira nosso material sobre qual faculdade cursar para ser um influenciador digital.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.