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Tipos de atendimento online que formados podem fazer

O atendimento online é a principal maneira que os recém-formados encontram de prestar seus serviços. Portanto, entenda mais sobre esse tipo de interação e como ele pode ser feito de modo a alavancar sua carreira profissional.

Entenda mais sobre o atendimento online

Essa é uma forma de oferecer uma interação entre um cliente e um profissional. Aliás, o legal é que esse recurso funciona para diversas profissões como nutricionista, psicólogo e muitas outras.

Com o cenário atual de pandemia, a comunicação virtual se tornou cada vez mais necessária. Além disso, ficou muito mais inviável marcar encontros presenciais. Isso acabou unindo o profissional à tecnologia.

Uma oportunidade que abrange todo mundo

O atendimento online é uma ferramenta que ajuda todos envolvidos no processo. Então, imagine um paciente que precisa de um acompanhamento psicológico. Logo, com os meios digitais, ele não abre mão disso ao mesmo tempo, em que o profissional consegue trabalhar.

Para os recém-formados, atender por veios virtuais é a chave para não estagnar na profissão. No entanto, é necessário saber prestar um bom serviço nessas condições.

As principais formas de se atender online

É comum muitos profissionais pensarem que só existe uma maneira de atender seu público ou pacientes. Mas, isso está longe de ser verdade. Afinal, você tem várias opções disponíveis para escolher a que mais se adequa às suas necessidades.

A seguir, você vai ficar por dentro de algumas maneiras de atendimento online. Em seguida, escolha a que mais lhe chama atenção de acordo com seu trabalho atual.

Telefone

Essa é a maneira mais tradicional e usada por muitos profissionais recém-formados. Além disso, atender por telefone te dá duas outras possibilidades: a mensagem ou ligação.

Na primeira opção tem-se uma comunicação mais direta, em que você tem um contato mais próximo com a outra pessoa. Mesmo assim, a mensagem, mais especificamente o WhatsApp, costuma ser a opção preferida de muitos.

De fato, ela te dá mais liberdade e te permite acessar outros recursos. No caso de um nutricionista, por exemplo, o profissional pode mandar fotos de cardápios e receitas. Além disso, o aplicativo tem outros recursos como a chamada de vídeo e o envio de áudios.

Sem dúvidas esse é um tipo de atendimento online que você não deve deixar de lado. Ele pode trazer muitos benefícios para você e seu cliente ou paciente.

E-mail

Uma maneira de interagir não tão rápida e menos direta, o e-mail é mais usado por certo tipos de profissionais. Imagine um engenheiro recém-formado que criou um site para divulgar seus trabalhos.

No caso de um possível cliente que visita à página, é interessante ter informações de contato nela. Assim, neste cenário, o e-mail costuma ser a primeira escolha de muitos interessados em contratar um serviço.

Chat

O chat também aparece em muitos sites de profissionais. O legal dessa forma de atendimento online é que você recorre a chatbots. Assim, ele reconhece algumas dúvidas comuns de quem acessa sua página, por exemplo.

É um recurso bem interessante e você poder usar sempre. Também, no caso dos recém-formados, o chat é sim, eficiente, ainda que seja mais ao ter uma sobrecarga de contatos maior.

Redes sociais

Elas costumam ser as preferidas para entrar em contato com algum profissional pela primeira vez. Então, imagine um publicitário que divulga seus trabalhos pelo Instagram.

Com isso, um possível cliente achou sua página e mandou um direct querendo saber mais sobre o que ele faz. Assim, é muito possível que o Instagram seja apenas essa ponte e que o atendimento online aconteça em outra rede como o WhatsApp.

De toda forma, as redes sociais são opções que você nunca pode descartar. Ainda mais se estiver começando na sua profissão e deseja conquistar novos clientes.

Atendimento online: dicas para oferecer um bom serviço

Pronto, essas foram as maneiras que você deve escolher para atender seu público. Agora, é hora de ficar por dentro de algumas dicas para prestar sempre um serviço de qualidade.

As orientações dadas aqui valem para qualquer profissão, portanto veja só:

  • Cuidado com o tempo de espera;
  • Ofereça boa experiência em todos os canais;
  • Os feedbacks são essenciais;
  • Use a tecnologia a seu favor.

A seguir, entenda como colocar cada uma em prática. Bem como, a diferença que fazem em sua atuação como profissional.

1 – Cuidado com o tempo de espera

Isso vale, em especial, caso você esteja usando um chatbot. Assim, se as mensagens automáticas prometem um contato rápido seu com o cliente, cumpra isso. Não deixe seu público esperando de forma alguma.

O tempo de espera também deve ser motivo de cuidado nas redes sociais, por exemplo. Então, caso você demore muito para fazer o atendimento online, a chance de perder uma oportunidade é enorme.

2 – Ofereça boa experiência em todos os canais de atendimento online

Atenda sempre da melhor forma possível, não importa qual seja a sua área de trabalho. Seja um engenheiro ou um assistente social, seu público espera que você lhe dê atenção.

Isso não deve permanecer apenas no primeiro contato. Logo, no caso de atendimentos contínuos, se preocupe em oferecer a melhor experiência para seu público.

3 – Os feedbacks são essenciais

Escute o que as pessoas têm a dizer sobre a sua forma de atendimento. Ainda, caso escolha mais de uma opção citada acima, é importante prestar mais atenção. Assim, imagine que você atende alguém pelo Instagram e outra pessoa pelo WhatsApp.

É essencial ouvir o feedback dos dois indivíduos. Tenha em mente que você pode não enxergar em algo que é importante para seus clientes e pacientes. A ajuda deles é uma ótima maneira de melhorar seu atendimento online.

4 – Atendimento online: use a tecnologia a seu favor

Hoje, tem-se inúmeros recursos tecnológicos que você deve usar para tornar seu atendimento mais profissional e eficaz. Portanto, é essencial estar sempre atualizado com relação a isso de modo a oferecer a melhor experiência.

Ofereça um bom serviço e alavanque sua carreira

Com tudo o que foi dito até aqui você já sabe o que fazer para seguir com sua carreira. Seja recém-formado ou não, avançar no ramo profissional é sempre uma grande oportunidade que nunca se deve recusar.

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