De antemão, se você gosta de programação, o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é para você. Essa profissão tem ganhado espaço no mercado de trabalho e as empresas estão em busca de profissionais qualificados.
À primeira vista, esse curso tem por objetivo preparar o aluno para o mercado de trabalho, tornando-o um profissional desejado. Quando formado, o analista tem o papel de auxiliar nas análises preditivas. Bem como colaborar para que a empresa tenha melhor entendimento sobre os seus negócios.
E, aí, está se identificando com a área? Neste post você encontrará todas as informações sobre o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Descubra quais faculdades oferecem esse curso, grade curricular, entre outras informações.
O que você verá neste artigo:
O que você vai aprender no curso?
Primeiro, saiba que esse curso tem total relação com as áreas de tecnologia e inovação. E, como esses dois fatores estão presentes cada vez mais nas empresas, é preciso contar com um profissional qualificado.
Também, este profissional que vai ajudar a identificar tendências, estratégias e outras informações importantes.
Para isso, durante o curso o aluno irá se deparar com alguns temas para prepará-lo para o mercado. Como, por exemplo, as matérias abordadas irão ensinar o aluno a fazer análise de informações e interpretação de insights.
Ademais, para fazer esses tipos de análise, o aluno precisa saber ler e interpretar dados. Então, para isso será necessário aprender a criar, consultar e alterar banco de dados.
Dessa forma, ao longo dos estudos o aluno terá contato com programação e engenharia de dados, pois assim, ele saberá como trabalhar. Portanto, este é um curso voltado para quem gosta de tecnologia, além de ter facilidade em linguagens Phyton e SQL.
Veja quais faculdades oferecem o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados
Antecipadamente, o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é oferecido por algumas das melhores faculdades do país. Você pode encontrar esse curso de graduação, tecnólogo ou pós-graduação.
Veja abaixo a lista com algumas faculdades particulares que oferecem esse curso:
Faculdade Unopar
Primeiro, deve-se mencionar que essa faculdade é pioneira, pois foi a primeira a oferecer o curso de graduação nessa área. O curso conta com 5 semestres, ou seja, 2 anos e meio.
Ainda, o curso é totalmente em EAD, com aulas gravadas e você pode criar o seu cronograma de estudos. E, a mensalidade do curso é a partir de R$159,00 e o aluno pode verificar as possibilidades de bolsa de estudo.
SENAC
A princípio, o curso de Inteligência de Mercado oferecido pelo SENAC é uma pós-graduação. Aqui o aluno vai aprender conceitos sobre estratégia empresarial, métodos estatísticos, entre outros. As aulas 40% não são realizadas presencialmente, então o aluno tem uma certa flexibilidade.
Por outro lado, como algumas das aulas são presenciais, o aluno precisará escolher a unidade de seu interesse. Por ser um curso de pós-graduação, somente alunos que possuem diploma de graduação podem fazer o curso.
Faculdade Pitágoras
Desde já, a faculdade Pitágoras oferece o curso na modalidade 100% EAD (Ensino à distância). O curso tem duração de dois anos e meio, e o grau do diploma é de tecnólogo.
As mensalidades do curso são a partir de R$169,90. Além disso, a faculdade Pitágoras também oferece programa de bolsas de estudo.
Grade Curricular do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados
De antemão, conhecer a grade curricular do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é ótimo. Ao observar as matérias que serão abordadas durante o curso, o aluno tem uma ideia melhor do que o espera. Além disso, pode identificar matérias que são do seu interesse.
A seguir, vamos apresentar a grade curricular de suas faculdades, confira:
Grade curricular faculdade Unopar
- Administração e Negócios;
- Arquitetura de Dados;
- Algoritmos e Programação Estruturada;
- Bancos de Dados em Nuvem;
- Análise exploratória de dados;
- Desenvolvimento e Monitoramento de Dashboards;
- Engenharia de Dados;
- Estrutura de Dados;
- Linguagem de Programação;
- Matemática básica;
- Modelagem de Dados;
- Fundamentos de Machine Learning;
- Lógica Computacional;
- Web Analytics;
- Visualização de Dados e Storytelling;
- Programação e Desenvolvimento de banco de dados;
Grade curricular SENAC
- Estratégia de Mercado em ambientes competitivos;
- Empreendedorismo e plano de negócios;
- Marketing 4.0, novo comportamento e perfil do consumidor;
- Pesquisa de mercado: métodos qualitativo e quantitativo;
- Conexão com mercado I;
- Projeto de relatório técnico: planejamento e análise da situação problema;
- Análise de dados para inteligência de mercado;
- Construção de indicadores de desempenho e dashboards para inteligência de mercado;
- Big Data e mineração de dados para inteligência de mercado;
- Inteligência de mercado;
- Conexão com mercado II;
- Projeto de relatório técnico: coleta e análise de dados dos resultados.
Lembrando que o curso do SENAC é uma pós-graduação. Se você ainda não possui diploma de graduação, realize-a na Unopar ou na faculdade Pitágoras.
As áreas de atuação para quem cursa Inteligência de Mercado e Análise de Dados
Frequentemente, quem se forma como analista de inteligência de mercado e banco de dados pode trabalhar em diversos lugares.
Neste contexto, cada vez mais as empresas tomam decisões com base nos dados. Dessa forma, é preciso contar com um profissional capacitado.
Este profissional pode atuar em diversos setores, como:
- Marketing;
- Empresas de pesquisa de mercado;
- Empresas de TI;
- Empresas do ramo da beleza;
- Farmacêuticas;
- Entre outras.
Sendo assim, oportunidades não faltam nessa área, contudo, ainda faltam profissionais capacitados.
Além da graduação, é importante que o aluno tenha conhecimento na língua inglesa. Visto que durante os estudos e carreira, você irá se deparar com termos estrangeiros.
Ainda, essa é uma profissão que veio para ficar e que será cada vez mais presente nas empresas. E, como a área está ligada diretamente com a tecnologia, o aluno precisa buscar se aprofundar cada vez mais.
Portanto, é imprescindível que o aluno seja curioso, busque qualificações para se destacar no mercado. Pois, novas tecnologias e metodologias estão surgindo e é preciso conhecer essas tendências.
Perfil do estudante
Como vimos, a grade curricular do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados já mostra uma ideia do perfil necessário. Por exemplo, o aluno precisa gostar de tecnologia e programação. Além disso, precisa ter uma certa habilidade com matemática.
Veja alguns pontos importantes do perfil do estudante dessa área:
Olhar técnico: É preciso ter esse olhar para saber organizar e mensurar dados. Dessa forma, o aluno saberá extrair informações que são relevantes.
Capacidade estratégica: É fundamental para analisar a situação do mercado. Para que assim, seja possível tomar decisões mais assertivas para a empresa em que trabalhar.
Boa comunicação: Não adianta saber extrair dados importantes se você não sabe passar a informação. Será preciso ter boa comunicação para falar com os gestores e apresentar de forma clara o que foi diagnosticado.
Curiosidade: Quando se fala em análises é interessante sempre ter um olhar curioso. Um bom aluno e profissional dessa área busca ter um olhar diferente durante a análise. Assim, acontecem insights interessantes para a empresa.
Por fim, estes são alguns pontos importantes no perfil do estudante e profissional dessa área. Se você se interessou pelo curso, busque informações sobre o vestibular e faça a inscrição. Não perca essa oportunidade!
Continue descobrindo mais sobre esse mercado e venha descobrir como Ganhar dinheiro com Inteligência de Mercado e Análise de Dados.