Em meio a tantas mudanças e responsabilidades vindas junto das empresas e profissionais responsáveis pelo gerenciamento de forma geral, você já se perguntou o que um administrador precisa, além do curso de Administração?
Neste artigo, iremos analisar, a partir das obrigatoriedades da carreira administrativa, o que um administrador precisa para obter êxito em seus feitos. Este êxito envolve não só as ações cotidianas, como também, a edificação profissional e a recompensa ao nível pessoal.
Acompanhe a leitura a seguir.
O que você verá neste artigo:
O administrador
A Administração, não é feita somente pelas pessoas que a estudam. Sim, isso mesmo. Quando você anota em uma agenda as suas metas semanais, assim como tarefas diárias que devem ser cumpridas, você está administrando o seu tempo e criando uma noção de gerenciamento à sua própria vida.
Ademais, uma dona de casa, por exemplo, é uma excelente administradora. Ao cuidar dos filhos, preparar o almoço e a lancheira antes da criança entrar na escola, deixar a roupa lavada para a festinha do final de semana, organizar as contas da casa, ir ao banco, saber perfeitamente a data dos boletos e vencimento do cartão, são funções administrativas complexas e essenciais.
Ou seja, diante deste contexto, a função de administrador está inclusa dentro de nos e em nossas ações rotineiras. Mas, quem possui as técnicas específicas, para dinamizar, liderar e expandir negócios, empresas e até equipes, é o administrador profissional, aquele que cursou uma faculdade sobre essa temática.
Por fim, podemos dizer que as funções administrativas perpassam as civilizações desde os primórdios. Para construção de cidades, monumentos, acontecimentos relacionados às guerras, revoluções e outros momentos históricos, exigiram, no que lhe concerne, a administração vinda de povos e/ou instituições.
O curso de Administração
O curso de Administração em si, visa a formação de profissionais competentes que possam, após formados, atuar tanto em seus próprios negócios, como outras empresas e prestações de serviço.
As habilidades desenvolvidas ao longo do curso, vão desde aspectos sociais, até financeiros e lógicos. O profissional, portanto, tem de manter-se ativo nos estudos de uma matriz curricular extensa e complexa.
Algumas das disciplinas vistas, são:
- Contabilidade básica;
- Estatística;
- Comunicação Organizacional;
- Gestão de Marketing;
- Pesquisa operacional;
- Novos negócios e Empreendedorismo;
- Gestão de processos e serviços;
- Gestão Estratégica de pessoas;
- Redação técnica;
- Pesquisa de Mercado;
- Matemática para Negócios;
- Comunicação não-violenta;
- Psicologia das organizações;
- Panorama Econômico;
- Cenários Econômicos Sociais;
- Gestão Contábil e Financeira;
- Entre outras.
Bastante coisa, não é mesmo?
Diante do exposto, é possível perceber que as disciplinas obrigatórias abrangem inúmeros cenários e possibilidades de atuação. Sendo assim, uma profissão aquecida e com um mercado amplo.
Mas, é importante pontuar, que para o estudante e futuro profissional em Administração ser bem-sucedido, há de se ter um perfil específico. Isso mesmo, um bom administrador vai muito além das disciplinas obrigatoriamente estudadas, ou seja, muito além do curso.
O administrador para além do curso de Administração
Como visto anteriormente, a função administrativa é incorporada em nossas vidas e na execução de toda e qualquer tarefa, seja ela profissional ou pessoal. Mas, um estudante que deseja ingressar em um curso de Administração, deve, por sua vez, concentrar-se primeiro no autoconhecimento.
Além do curso de Administração, há de perceber um potencial para tornar-se um bom administrador. O potencial, no que lhe concerne, diz respeito a habilidade se competências intrínsecas ao indivíduo.
Ainda, deve-se dar nome aos bois diante dos seus pontos altos, criando assim, um comparativo com as necessidades de um administrador. Para administrar empresas, equipes e negócios, a liderança positiva é a válvula propulsora.
Liderança
Uma boa liderança, impulsiona a equipe, cria um ambiente harmônico e agradável, assim como a admiração. Mas, afinal, o que é uma boa liderança?
“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra” – John C. Maxwell.
A frase de Jhon C Maxwell, é fundamental para iniciarmos a nossa conversa sobre liderança, como uma das necessidades do administrador para além do curso.
Um bom líder, por sua vez, é aquele que com as técnicas adequadas, escuta ativa e empatia, estimula o melhor no outro. Dessa forma, em um ambiente empresarial, por exemplo, uma empresa com um administrador que é também um bom líder, tem mais oportunidade de êxito em todos os âmbitos, do que aquela que possui um líder autoritário e indisponível no quesito escuta.
Empatia
Ademais, a empatia, palavra muito usada atualmente, diz respeito a capacidade de compreender e colocar-se no lugar do outro, independente da situação.
Sendo assim, um bom administrador deve ser empático, para além de líder. Uma escuta atenta e a comunicação não-violenta faz com que a equipe de colaboradores se sinta confortável ao expor problemas e opinar diante de situações.
Ainda, há como tornar essa empatia cada vez mais complexa e sofisticada. Atualmente, notou-se o valor da empatia no ambiente de trabalho, o quanto ela pode ser transformadora no crescimento pessoal, profissional e empresarial.
Portanto, fez-se necessário o aprofundamento nos estudos sobre este comportamento empático. Assim, surgiu a formação em comunicação não-violenta, por exemplo. Ou seja, para além do curso de Administração, o profissional pode buscar atividades complementares que desenvolvam ainda mais o pilar empático da vida.
Raciocínio lógico e os pés no chão
Como visto tanto na grade curricular do curso, quanto nas funções cotidianas de uma dona de casa, por exemplo; ter os pés no chão e raciocinar diante das problemáticas e execuções, é fundamental para que estas ocorram com maestria.
No curso de Administração, estudam-se vários aspectos relacionados à gerenciamento, contabilidade e afins. Mas, antes de mais, esse tipo de estudo e competência tem de estar enraizado na personalidade do indivíduo, sendo a profissionalização, apenas mais um passo para a edificação destas habilidades.
No mais, ter raciocínio é uma forma de saber o timing exato de aplicar boas práticas administrativas em si e no outro. Ou seja, de nada adianta cursar anos de gerenciamento de projetos e orçamentários, se a sua própria natureza for “desapegada” em relação à gestão do próprio tempo e dinheiro.
Fica claro, portanto, que um bom administrador precisa de liderança, lógica e empatia, sendo essas características parte de traços de personalidade. Apesar de as mesmas terem potencial de crescimento e maximização diante dos estudos, o administrador eficiente tem em si esses traços, independente de sua formação.
Aqui, nos despedimos deste artigo. Mas, como você sabe, o papo nunca acaba assim. Portanto, fique atento as outras leituras do nosso site, certo? Inclusive, de prontidão, confira este artigo aqui.
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