InícioGraduaçãoAgronomiaDescubra as principais áreas em Agronomia

Descubra as principais áreas em Agronomia

Quer saber quais são as áreas de atuação em agronomia que você pode atuar?

Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o setor de agronegócio tem papel fundamental no crescimento econômico brasileiro. Em 2019, a soma de bens e serviços chegou a R $1,55 trilhão ou 21,4% do PIB brasileiro. 

Muito se fala em agronomia ser uma carreira promissora devido aos números do agronegócio brasileiro. Tem afinidade com o campo? Gosta de trabalhar com animais e agricultura então talvez essa seja uma carreira para você. 

Mas afinal, quais são essas áreas? Como funciona o mercado de trabalho e graduação em agronomia? Tire suas dúvidas nesse conteúdo. 

Quais são as áreas mais comuns na Agronomia?

A cada ano o Brasil vem se consolidando como um grande fornecedor de alimentação mundial. Conforme os com investimentos no agro o país conseguiu potencializar a agricultura, melhorando a saúde e qualidade da população urbana e rural. 

O curso de agronomia surgiu da necessidade de controlar o setor agrícola. Com os avanços tecnológicos passaram a aprimorar cada vez mais técnicas ao cuidado do campo. Dessa forma a graduação mescla grade curricular generalista e especialista. 

São diversas áreas onde profissional agrônomo pode atuar. Para te ajudar listamos as áreas mais promissoras desse campo de atuação:

Indústria de alimentos

Essa área da agronomia é uma das mais promissoras e dinâmicas, pois o agrônomo atuará de ponta a ponto no processo. De forma geral trabalha desenhando e administrando a estratégia de produção e preço de alimentos de origem vegetal e animal.

A atuação do agrônomo nessa posição não se refere apenas à fabricação do alimento. Mas sim a manejar comercialização e transporte. 

Defesa Sanitária

A Defesa Sanitária ou também conhecida como vigilância sanitária é uma das áreas mais rentáveis. Ela é amparada pela secretaria de saúde e governo federal. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o seu órgão regulador. 

O profissional de agronomia que opta por essa área vai trabalhar diretamente para prevenir e combater pragas e prevenir doenças e afastar qualquer risco à saúde da população. Além de participar do processo rigoroso de fiscalização, o alimento chega à mesa dos brasileiros. 

Administração rural 

O profissional responsável por essa área na agronomia é responsável por todo o planejamento estratégico rural. Desde o gerenciamento de pessoas, equipamentos, tecnologias pensando sempre nas melhores alternativas para trazer eficiência ao proprietário rural. 

O agrônomo vai ter funções que assemelham ao graduado de administração, ou seja, vai precisar atuar em todo processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Educação

Que tal atuar na formação de outros profissionais de agronomia? Se você tem aptidão em ensinar e gosta de transferir seu conhecimento a outras pessoas, talvez essa área possa ser do seu interesse. 

Portanto, a área do ensino é uma excelente opção. Podendo atuar em aulas em instituições superiores, ministrar cursos e palavras ou até menos na área de pesquisa acadêmica. 

Fitotecnia

Quer melhorar a produtividade das plantações? Essa área é para você! O profissional que optar por essa área vai necessitar conhecimento bem vasto desde técnicas de cultivos, preservação do solo, irrigação entre outros. 

Afinal, vai ser responsável por gerenciar todas as rotinas ligadas à produção na lavoura. Sua principal função será entender sobre como corroborar para melhorar as propriedades do reino vegetal para gerar resultados positivos de colheita e venda. 

Zootecnia 

Nessa área você será responsável por cuidar sobretudo da produção animal. Sendo assim, a sua principal função profissional é cuidar da produtividade dos animais, claro que sempre unido aspectos éticos e legais. 

Portanto, sua atuação está ligada ao todo o ciclo de agropecuária, seja de produção de leite, abate de animais para comercialização. 

Silvicultura

Essa área tem fundamental importância na sociedade. O profissional de Silvicultura será o responsável por desenhar estratégias de recuperação de matas, e cuidar do manejo e plantio de áreas de reflorestamento.

Esse profissional vai atuar em parcerias com outros profissionais de consultoria ambiental. Dessa forma será sempre focado em garantir a variedade sustentável do bioma.

Quais as principais atribuições do agrônomo?

A agronomia exige de seus especialistas certas competências para o bom exercício da atividade. Como vimos anteriormente, é uma profissão ligada à área de engenharia.

Em grande parte das áreas, o trabalho é realizado no campo. Outro fator importante que contribui para tornar essa profissão tão popular é que a base da economia brasileira é composta por matérias-primas agropecuárias. 

Existem diversas formas de atuação para o estudante de agronomia optar. Como podemos perceber é profissional bastante versátil. E também com possibilidade de atuação em especialista em diversas áreas. Listamos as principais atribuições para te ajudar. 

  • Capacidade de analisar e interpretar dados
  • Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica
  • Controle de qualidade
  • Habilidade de comunicação
  • Construções e instalações rurais
  • Nutrição animal
  • Melhoramento vegetal
  • Recuperação de vegetação
  • Economia rural
  • Planejamento de irrigação
  • Controle de pragas
  • Política de preços
  • Aplicação de medidas de defesa e de vigilância
  • Agrobusiness
  • Tecnologia e Mecanização na agricultura
  • Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas agrícolas

Como ingressar no mercado de trabalho de Agronomia?

O estudante pode começar a optar por uma boa faculdade e que tenha uma boa avaliação pelo Ministério da Educação (MEC). A popularização do curso fez com que surgissem diversas opções e modalidades de cursos presenciais quanto a distância.

O campo de atuação do Engenheiro Agrônomo tem um leque amplo de oportunidades como vimos ao longo do conteúdo. Para o exercício da profissão é necessário diploma de bacharel em um curso de Agronomia reconhecido pelo MEC e o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). 

Uma dúvida que é muitíssimo comum é sobre a nomenclatura correta do agrônomo ou engenheiro-agrônomo? Para sanar essa dúvida, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), determinou que Agronomia é o nome do curso de bacharelado que forma o Engenheiro Agrônomo.

Assim como todas outras áreas possuem disciplinas de estágio obrigatório, dessa forma o estudante pode colocar em prática as atividades ao longo do curso. Esses estágios podem ser remunerados ou não. Dessa forma o estudante não precisa esperar até a conclusão do curso para ingressar no mercado de trabalho.

Se interessou pelo curso de Agronomia? Veja as opções que selecionamos na plataforma Voomp e dê o próximo passo na sua formação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.