InícioGraduaçãoComo são calculadas as notas na faculdade

Como são calculadas as notas na faculdade

Calcular as notas na faculdade pode ser complexo, em especial para os calouros. Afinal, essa transição entre o Ensino Médio e o Superior é cheia de novidades. No entanto, esse cálculo pode ser mais simples do que você imagina.

Neste artigo, entenda como calcular suas notas sem segredos. Assim, saberá quais são as principais diferenças entre o Ensino Médio e a faculdade. Além disso, compreenderá melhor a mudança, e poderá aproveitar sua graduação da melhor forma.

Ensino superior

Você, que está prestes a sair do Ensino Médio e ingressar em uma faculdade, pode estar cheio de dúvidas sobre como funciona tudo no Ensino Superior. Por isso, saiba que muitas coisas mudam ao entrar para a faculdade.

Uma das maiores mudanças são as notas na faculdade. Portanto, veja a seguir como elas são calculadas e usadas.

Como funcionam as notas na faculdade?

Enquanto no Ensino Médio todos os tipos de trabalho valem nota, na faculdade não é bem assim. Ou seja: alguns dos trabalhos feitos no Ensino Superior visam apenas treinar as habilidades de cada curso.

Além disso, existem certas facilidades que somem quando se inicia a graduação. Por exemplo, trabalhos que servem para aumentar as notas não têm lugar no Ensino Superior. Ou seja, você dependerá do seu esforço e estudo para obter boas notas na faculdade.

Normalmente, as primeiras provas não são tão importantes. Logo, não influenciam muito em sua nota final no Ensino Médio. Mas, na faculdade, essa ideia não acontece. Afinal, cada avaliação tem muita influência em sua nota final.

Quais outras mudanças esperar?

Quem está entrando para uma faculdade descobrirá que a preocupação com as notas na faculdade será apenas uma de muitas que surgirão. Assim, fique preparado para mudanças gigantes em muitos pontos, como pode ver a seguir.

Frequência dos estudos

Enquanto no Ensino Médio o estudante costuma estudar cerca de 2 horas por semana fora da sala de aula, no Ensino Superior a média é de 2 a 3 horas de estudo. Isso para cada hora em sala de aula.

Notas na faculdade: turma

Este é o ponto que causa maior impacto. Afinal, no Ensino Médio o aluno permanece em uma turma de, em média, 35 alunos. Contudo, na graduação, serão várias turmas, divididas por matérias e, em alguns casos, podendo chegar a 100 alunos.

Gastos

Prepare não apenas a mente, mas também o bolso. Isso porque, no Ensino Médio, os livros são gratuitos, no caso das escolas públicas. Na faculdade, por outro lado, precisam ser comprados, e não são baratos.

Notas na faculdade: conteúdo

Esqueça conteúdos passados no quadro no Ensino Superior. Afinal, os professores falam o tempo todo, e você precisa fazer as anotações dos pontos que julgar importantes.

Professores

Os professores do Ensino Médio têm formação na área em que atuam, enquanto que, na faculdade, são mestres, doutores ou especialistas em suas áreas.

O que muda no cálculo da nota?

Existem diferentes tipos de cálculo para as notas na faculdade. Assim, torna-se necessário, antes de mais nada, saber qual o tipo de cálculo e média usados em cada uma.

Média Aritmética

Também conhecida como média simples, torna-se o mais simples de calcular. Afinal, basta você somar todas as notas que tirou durante o período e dividir o resultado pelo número de avaliações realizadas.

Notas na faculdade: ponderada

Cada avaliação tem um peso, isto é, um grau de importância. Assim, a média ponderada calcula-se por meio da soma das multiplicações entre valores e pesos divididos pelo somatório dos pesos.

Média por somatória

A nota máxima do semestre divide-se entre provas e trabalhos e, para saber qual sua nota, basta somar os resultados de cada avaliação. As notas na faculdade calculadas dessa forma são bastante comuns também no Ensino Médio.

Tipos de avaliações que geram notas na faculdade

Os professores podem definir com seus alunos, ou decidir por si próprios, quais as atividades que valem notas. Então, algumas das mais comuns são:

  • Redação;
  • Entrega de relatório ou trabalho;
  • Teste objetivo;
  • Prova dissertativa;
  • Avaliação oral;
  • Seminários.

O professor definirá uma nota e um peso a cada uma dessas avaliações. Aliás, se for o caso, com elas poderá calcular a média de cada aluno.

Calcular as notas na faculdade pelo sistema GPA

Para quem pretende estudar no exterior, o sistema de notas é diferente. Assim, vale a pena entender como funciona para saber como proceder o cálculo. Então, o usado em universidades estrangeiras é conhecido pela sigla GPA, “Grade Point Average”.

Nesse tipo de média, objetiva-se oferecer uma visão geral do desempenho do aluno ao longo de um período. Assim, as notas podem variar de 0 a 4, sendo que seu cálculo pode parecer complexo de início.

Isso se deve ao fato de que, no Ensino Superior, as matérias terem pesos diferentes, sendo determinados pelo número de créditos de cada uma. Ou seja, tirar um 10 em uma disciplina pode ajudar o GPA muito mais do que tirar 10 em outra.

Avaliação além das médias

Muitas Instituições de Ensino Superior vêm aderindo a uma ideia de avaliação que vai muito além de provas quantitativas. Ou seja, a avaliação não se resume a apenas atribuir notas, em especial no Ensino Superior.

Torna-se necessário ter em mente o objetivo de uma instituição de Ensino Superior. Ou seja, formar cidadãos e profissionais conscientes e preparados, cuja formação vai além de meros conhecimentos técnicos.

Consiste na aquisição de diversos outros tipos de saberes, como, por exemplo, cognitivos, afetivos e sociais. Assim, o sistema de avaliação deve promover e englobar esses aspectos.

Além disso, verificar se estão, de fato, sendo atingidos, e em qual grau. Então, tanto os professores quanto a gestão da faculdade passam a ajudar o acadêmico a progredir na aprendizagem e na construção do seu conhecimento.

Dessa forma, as notas também mudam seu enfoque, deixam de ser as únicas ferramentas de avaliação. Portanto, passam a ser apenas mais um instrumento a ser considerado no processo avaliativo.

As notas na faculdade podem ser calculadas por meio de matemática simples, por maiores que sejam as diferenças entre o Ensino Superior e o Ensino Médio. Assim, o calouro deve estar preparado para uma experiência nova e enriquecedora no campus.

Você sabe quando o gabarito do Enem é lançado? Não? Então confira nesse outro conteúdo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 37

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.