InícioDicasEstudosDicas para melhorar a memória e render mais nos estudos

Dicas para melhorar a memória e render mais nos estudos

Pessoas que estudam sempre buscam formas de melhorar a memória. Afinal, ninguém gosta de ler e reler sobre um tema e não conseguir lembrar das informações pouco tempo depois. Por isso, veja algumas dicas para te ajudar nisso e se sair bem melhor nos estudos.

Uma definição para memória

Antes de mais nada, é fundamental entender o que é e como funciona esta capacidade. Então, você vai saber como melhorar a memória por meio de técnicas simples, fáceis e eficazes.

O ser humano está em constante contato com informações graças aos cinco sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar), porém não memoriza todas.

Após ouvir uma música pela primeira vez, por exemplo, você consegue lembrar de alguns trechos da mesma, frases inteiras talvez, mas não da música toda.

Essa lembrança ainda corre o risco de ser esquecida por ser uma memória recente. Logo, precisará de algum tempo para passar para um estado estável e, só então, ser gravada como de longo prazo.

Caso você venha a ouvir a música uma segunda vez, a quantidade de dados absorvida será maior, ou seja, você conseguirá lembrar de trechos maiores ou, quem sabe, do refrão inteiro.

Veja como a memória é formada

É importante mencionar que as memórias não são itens isolados. Assim, você não se lembra de cada palavra que compõe a música, mas sim, de trechos, partes da melodia, ou seja, detalhes.

Perceba que há quatro aspectos fundamentais para a formação das memórias:

  • Seleção: você ouve uma música pela primeira vez e não lembra dela toda;
  • Consolidação: a informação passa de um estado transitório para um estável;
  • Adição de dados: ao ouvir mais vezes, você consegue lembrar de trechos maiores;
  • Registro da memória: você lembrará da música sempre que quiser.

Alimentos para melhorar a memória

Quem quer melhorar a memória precisa observar a alimentação. Afinal, há uma forte ligação que  une a hábitos alimentares saudáveis. Portanto, não deixe faltar no seu cardápio alimentos que estimulem a memória.

Peixe

Carnes como salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha são indicadas para aparecer pelo menos duas vezes por semana no seu cardápio.

São fontes de ômega-3, uma substância que o organismo não produz sozinho, e que ajuda o cérebro a gravar mais informações.

Ovo

Excelente fonte de proteínas, estudos comprovaram várias evidências de sua ação preventiva contra o declínio intelectual.

O alimento é rico em vitamina B12, o que o torna um forte aliado para um bom funcionamento do cérebro e da memória. Além disso, também ajuda na atenção.

Nozes e castanhas

Além de serem fontes de selênio, nutriente que previne problemas cognitivos durante o envelhecimento, são ricas em vitamina e em ômega-3.

Vegetais de cor verde escura

Brócolis, couve e rúcula atuam na melhoria do DNA das células cerebrais e ajudam na redução considerável da perda de memória.

Suco de uva

Uma opção saborosa e que, em sua forma integral, melhora a função cognitiva. Além disso, tais compostos podem não só melhorar a memória, mas também estimular novas conexões entre os neurônios.

Azeite de oliva

No azeite de oliva existe uma substância que reduz os riscos de desenvolver Alzheimer. E mais: ele é rico em gordura monoinsaturada e diversos antioxidantes. Assim, faz por merecer o título de “defensor da memória”.

Dicas para melhorar a memória

A falta ou dificuldade para memorizar informações é um problema bastante comum entre jovens e adultos. Logo, é um erro culpar doenças como, por exemplo, o Alzheimer.

Na verdade, é uma questão de treino, ou seja, você pode melhorar a memória por meio de exercícios mentais que aumentem o número de conexões feitas pelo cérebro.

Como resultado, será mais fácil aprender as matérias da faculdade, e isso aumentará seu rendimento, tanto escolar quanto profissional.

1 – Aprender coisas novas

Quando você tenta aprender algo, está, na verdade, estimulando a conexão entre neurônios, a fim de descobrir formas diferentes de pensar.

Por isso, o ideal é tentar algo que você não sabe. Assim, seu cérebro será estimulado de formas diferentes.

Aprender algo a longo prazo, como novos idiomas, é uma boa ideia. Afinal, você pode iniciar em um nível fácil e, à medida que progride, o cérebro vai desenvolvendo novas habilidades.

2 – Fazer anotações ajuda a melhorar a memória

Escrever algo que você leu ou ouviu ajuda a fixar a informação na mente. Logo, auxilia a melhorar a memória.

Quando você ouve algo, escreve e relê, promove um aumento no número de vezes que o cérebro recebe a informação, tornando os processos de memorização e aprendizagem mais fáceis e eficientes.

3 – Desafie o seu cérebro a relembrar

Um dos exercícios mais importantes para estimular e melhorar a memória, já que ajuda a ativar o cérebro a buscar por informações que já lhe foram apresentadas.

Assim, quando você ler ou estudar algo que deseja fixar, desvie o olhar de onde está o dado e tente relembrar aquilo que viu.

Depois de algumas horas, repita o exercício e continue fazendo isso ao longo dos dias. Dessa forma, você vai perceber que vai ficando mais fácil lembrar da informação, inclusive de detalhes.

4 – Pratique atividade física a fim de melhorar a memória

Praticar atividades físicas com frequência, em especial a aeróbica, ajuda na oxigenação do cérebro. Dessa maneira, ajuda na prevenção de doenças do sistema nervoso.

Além disso, essa prática contribui para melhorar a memória e diminuir o estresse. Por fim, estimula a produção de novas conexões entre os neurônios.

5 – Para melhorar a memória, durma

Um ser humano adulto precisa diariamente de 7 a 9 horas de sono. Assim, todas as funções do sistema nervoso ficam recuperadas.

Então, se você dorme pouco, além de diminuir sua capacidade de concentração, saiba que sua habilidade de solucionar problemas e sua criatividade estão sendo afetadas.

6 – Cuide da sua vida social

Ter uma vida social ativa diminui o estresse, estimula a aprendizagem, além de aumentar as habilidades de raciocínio e argumentação. Além disso, ter um animal de estimação também contribui para ativar o cérebro. Como resultado, ajuda a melhorar a memória.

Melhorar a memória é um desafio possível

Enfim, você pôde perceber que existem fatores ligados à memória e que esta precisa ser treinada.

Utilize as dicas, ative seu cérebro e busque por mais formas de melhorar a memória. Afinal, com isso, o seu desempenho nos estudos vai aumentar e te auxiliar a atingir o sucesso.

Veja nesse outro conteúdo quanto ganha um fisioterapeuta neurofuncional. Tem tudo a ver com o post que você acabou de ler.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.